sábado, 16 de abril de 2011

Claudia Rodrigues fala sobre a volta à Globo e a doença esclerose múltipla, da qual é portadora

A atriz descreve o drama da esclerose múltipla e fala de sua expectativa de voltar à TV

Humberto Maia Junior

O sorriso com que a atriz e humorista Claudia Rodrigues recebeu a reportagem de ÉPOCA sumiu quando ela notou a presença do fotógrafo. “Vai ter fotografia? Não gosto de foto, prefiro vídeo”, disse, na sala de seu apartamento na Gávea, no Rio de Janeiro, uma cobertura com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o mar e o Cristo Redentor. Claudia estava vestida à vontade e sem maquiagem. Para ficar arrumada, limitou-se a pôr brincos e um vestido. “Nem um batonzinho?”, disse Lucia Colucci, sua agente. Não. Após a foto, desfez a produção. “Voltei a ser eu”, afirma, satisfeita. Em vários sentidos, Claudia quer voltar a ser ela mesma.


Claudia é portadora de esclerose múltipla, doença que atinge cerca de 35 mil brasileiros e provoca sintomas como perda de memória, dificuldades motoras e na fala. A doença foi diagnosticada há cerca de dez anos. Os sintomas se agravaram em 2009, levando ao cancelamento das gravações da série A diarista, em que interpretava a protagonista Marinete. Ela se afastou para fazer tratamento. Quase dois anos depois, melhor, ensaia a volta ao trabalho. Na semana passada, aguardava resposta sobre a volta da personagem Ofélia em Zorra total. Acompanhada de sua agente (“ela sou eu”, diz sobre a proximidade das duas), Claudia falou do período em que a doença atingiu seu estágio mais severo e de sua recuperação.


ÉPOCA – Como você descobriu que sofria de esclerose múltipla?
Claudia Rodrigues – Estava na peça Monólogos da vagina, em São Paulo, quando senti uma dormência no braço esquerdo. Achei que fosse cansaço ou algum problema de coluna. O pessoal da produção disse que eu poderia estar infartando, então fui ao hospital. Segunda-feira eu vim a uma clínica no Rio. Fiz exames, não deu nada. A médica pediu ressonância do cérebro. Eu respondi: “Minha cabeça é vazia, mas se você quiser ver...”. Uma médica entrou e disse: “Chamei outro médico para falar com você”. Perguntei o que eu tinha. Ela disse: “Ah, o neurologista vai te explicar”. Ele entrou e foi bem direto: “Esclerose múltipla”. O nome não me dizia muita coisa, mas assustou. O médico disse que eu poderia ter uma vida normal e mais para frente poderia sentir alguma coisa. Saí do quarto e me acabei de chorar. Voltei e perguntei: “Doutor, tenho uma pergunta só: vou poder ser mãe?”. Ele disse que sim. Fiquei um pouco mais tranquila.


ÉPOCA – Quando a doença passou a incomodar?
Claudia – Foi por volta de junho de 2009. Passei a sofrer problemas de memória durante as gravações de A diarista. Eu nunca tinha problemas para decorar textos. Me passavam em cima da hora, eu ia lá e fazia. Nunca tinha pedido texto no meio da gravação. O esquecimento me abateu. As gravações foram interrompidas. Fiquei chateada.


ÉPOCA – Como a doença a afetava?
Claudia – Não conseguia nem falar, né? Eu falava era um “blã, blã, blã”. Eu tinha dificuldades para andar. Agora estou andando melhor. E a memória, né?


ÉPOCA – Como foi interromper a carreira?
Claudia – Foi muito complicado. Eu sou formada em educação física, dei aulas por três anos. Não sinto muitas saudades. Me descobri atriz. Não sei fazer outra coisa. Minha mãe até perguntava se eu iria ficar parada em casa. “Mãe, eu só quero atuar.” (Silêncio.) Fico chateada. Não tinha costume de ficar em casa. Agora fico muito tempo aqui.


ÉPOCA – Como era sua rotina nos primeiros meses?
Claudia – Não era nada. Ficava o tempo todo em casa, montando quebra-cabeça e cuidando da minha filha (Iza, de 8 anos).


ÉPOCA – O que mais você fazia?
Claudia – Quando era criança, eu tinha mania de passar trotes. E voltei a passar. Eu digo que hoje é dia do Mc Lanche Feliz e pergunto à pessoa qual a loja mais próxima. Aí eu falo, falo, falo, falo... Liguei para algumas amigas que diziam com um “não posso” ou eram grosseiras. Eu chamava de sem coração. Alguns desligavam na minha cara. Era minha onda passar trote. Eu esculachava geral quem não comprava.


"Eu vejo televisão e penso: ‘Por que não estou lá?’.
Não quero tomar o papel de ninguém. Só quero atuar"


ÉPOCA – Você não sentia vontade de sair de casa?
Claudia – Não. As pessoas me chamavam, mas eu não saía. Minha mãe me mandava para a rua. Eu dizia “não quero, para quê?”. Todo mundo vira para você e pergunta “quando você volta?”. “Já, já”, eu respondia. “Mas quando?” “Meu amor, não sei quando, mas já já, eu estou em tratamento e...” “Ah, minha tia também sofre desse problema, sabia?” “Ah, manda um beijo para sua tia.” É chato. Como eu não quero ser grossa, prefiro não sair.


Sempre tem alguém para te botar para baixo. Eu entrei no Facebook, mas quero sair. Vem alguém e escreve “conheço uma igreja, queria muito que você fosse...”. Outro me pergunta se eu conheço Jesus... sim, conheço Jesus. Minha mãe é católica e eu estudei em colégio batista.


ÉPOCA – Como é ficar sem atuar?
Claudia – Eu vejo televisão e penso: “Por que eu não estou lá?”. Não quero tomar o papel de ninguém. Só quero atuar. Depois que você sai do foco, as pessoas te esquecem.


ÉPOCA – E o tratamento?
Claudia – Eu fiz em São Paulo. Logo eu, que sempre fiz piada de São Paulo, uma cidade com muita gente, prédio pra caramba, com pessoas que falam mal de carioca... (a agente, paulistana, faz cara feia). Não adianta fazer essa cara, não (risos). Me consultei com o doutor Charles Tibery, do (Hospital Albert) Einstein. Eu falei: “Meu cérebro não está bom, né?”. Ele disse que não. “Então tchau”, respondi. Ele disse: “Tchau, não. Você vai ficar aqui uns dias”. Comecei a tomar o natalizumabe (medicamento) e melhorei muito.


ÉPOCA – E hoje, você acha que está boa?
Claudia – Minha memória está bacana. Coisas de que eu não lembrava, como números de telefone, agora eu me lembro. Outro dia lembrei da minha matrícula da faculdade. Eu me sinto bem.


ÉPOCA – O que pretende fazer agora?
Claudia – Se Deus quiser, sexta-feira vou ao Projac e gravo uma Ofélia. Tomara que seja a primeira de muitas.


ÉPOCA – Ansiosa?
Claudia – Mais ou menos. Quero voltar a interpretar e fazer bem o papel.


ÉPOCA – Alguma insegurança?
Claudia – Não.


ÉPOCA – Você ensaia em casa?
Claudia – Não.


ÉPOCA – Alguma personagem que você viveu lhe serve de inspiração?
Claudia – A Thalía (da Escolinha do Professor Raimundo, que tinha o bordão “vou beijar muuitoo”). Ela é uma mulher que eu queria ser. É péssima, mas se acha “a” mulher. Ela tem uma autoestima muito forte. A Marinete (protagonista de A diarista) é muito correta, muito honesta. Não que eu não seja honesta! (Risos.)

Fonte:Época

58 comentários:

  1. Olha Cláudia Você é uma das muitas pessoas a quem DEUS escolheu a dedo para fazer parte do seu povo.
    Saiba que essa recuperação espantosa que voce teve, não foi devida somente a tratamentos, na verdade voce foi curada pelo médico dos médicos, ou seja, DEUS, o criador do universo. Você está ótima e na minha concepção totalmente curada, estou muito orgulhoso pois te admiro como pessoa mesmo sem te conhecer e como atriz não precisa nem falar.
    parabéns e siga em frente!

    Paulo Guedes Jogas

    ResponderExcluir
  2. COM CERTEZA TD VAI DAR CERTO VC MERECE É UMA EXCELENTE ATRIZ E UMA PESSOA DE UM CARACTER INCRIVEL E COM UMA FORÇA DE VONTADE IMENSA!!!
    SORTE MUITA SORTE PARA VC QUERIDA

    ResponderExcluir
  3. Claudia tenho um carinho enorme por vc,confia no PAPAI DO CÉU e bola pra frente!!!
    Alex Lobo/Rio Grande/RS.

    ResponderExcluir
  4. Oi Claudia!!!!!! me chamo Aparecida tenho 35 anos,sou mãe de um menino de 8 anos e sou sua fã,fiquei muito feliz quando te vi na tv novamente,desejo toda sorte do mundo para vc e com o talento q vc tem,vou te ver muuuuuito rsrsrsr um grande beijo e feliz páscoa.

    ResponderExcluir
  5. Claudia que Deus te cubra com o seu manto sagrado e continue abençoando vc e sua família FORÇA, FÉ, PAZ, SAÚDE, muito AMOR. Milhões de bjs te adoro e SUCESSO.
    DI P.F. GRAVATAÍ/RS.

    ResponderExcluir
  6. TODOS AKI EM CASA ESTÃO TORCENDO POR VC A MINHA IRMÃ DE ADORO E EU TBM FIQUE COM DEUS E SAIBE QUE VC MTA GENTE FELIZZZZZZZZZZ

    ResponderExcluir
  7. ♥ Claudia vai dar tudo certo, tenha fé em Deus, pois uma etapa voce já consegui vou fazer o programa de sábado, voce estava ótima a Ofélia é demais. Todos te amam!!!!!!♥♣

    ResponderExcluir
  8. Claudia, também sou portadora de EM e gostaria muito de conversar com você. Não sei se irá ver esse post mas não custa tentar....
    Vou ser breve pois não dá pra explicar por aqui, mas estou curada....eu e mais um monte de gente que se consulta com o Dr. Cicero Galli Coimbra de SP. O tratamento dele é fantástico e minhas lesões de cérebro e coluna desapareceram. Se quiser mais informações, temos um grupo de emails no yahoo chamado "bemditas vitaminas". Adoraríamos te explicar melhor sobre o tratamento. No orkut vc pode encontrar como Esclerose múltipla tem solução.
    Somos muito pacientes curados hoje.
    Tenha fé!!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi paloma n sei c vc vai ver isso mais me chamo cleiton meu pai tem essa doença ou pelo manos acho q é..mais os medicos falaram q a cigla é ELA pelo amor d deus c for a mesma entre em contato comigo tenho q conhecer esse medico meu pai esta morrendo obrigado meu email é...cleiton1024@hotmail.com

      Excluir
  9. ESTOU ASSISTINDO A VOLTA DA CLAUDIA NO ZORRA E ACHEI HORRIVEL!!! É MELHOR FICAR EM CASA

    ResponderExcluir
  10. Mesmo com essa doença tão grave vc não aprende, é sempre assim não tem humildade nenhuma.
    Te desejo tudo de bom que vc melhore dessa doença e melhore INTERIORMENTE também, as vezes esse tipo de coisa vem para nos mostrar que somos imortal e que a vida é breve.

    Thiana

    ResponderExcluir
  11. Cláudia Rodrigues,
    Além de ser xará de minha esposa, em nome e sobrenome, te admiro muito pelo seu trabalho. Acabei de assistir seu retorno como Ofélia. EStava óoooooooooooootimooooooooooo, bem parecido com o seu muuuuuuuuuuito, do qual sinto enormes saudades. Continue tentando, pois está dando certo e, muito em breve, somente lembrará da doença como um incentivo para dar mais valor à saúde que gozará plenamente, daqui a muito pouco tempo. bjs

    ResponderExcluir
  12. Ao comentário da Thiana criticando uma suposta falta de humildade de Cláudia...
    Cara Thiana, quem parece estar esquecida de que é imortal e que a vida é breve é você! Afinal, todos somos seres humanos, falhos por natureza, e quando nos encontramos em situação como a da querida Cláudia, precisamos muito de solidariedade, justamente porque a vida é breve e temos muito pouco tempo nesta planeta para aprender a amar. Demonstrar solidariedade é o mínimo que se espera de alguém que deseja partir do mundo certo de que aprendeu algo que contribuirá para sua própria evolução espiritual e, por conseguinte, evolução do universo, do próprio criador. Comentários que não agreguem valores ou sejam expostos sem o fim de ajudar Claudinha deveriam ser suprimidos, ou seus autores poderiam se valer de bom senso em não publicá-los.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com a crítica a Thiana (não tinha necessidade), e complemento tb ao desagradável comentário feito acima do da Thiana. Tenho certeza que comentários como estes poderiam não serem publicados!!!! E Claudinha, manda ver nos tratamentos! Isso é uma passagem de dificuldades que todos temos, mas de maneiras diferentes. Te ACHO O MÁXIMO!!! bjsssss e saúde. Carol Rio

    ResponderExcluir
  14. Acho que so pq aclaudia esta passando por um problema ela não podera receber criticas pq? as péssoa falam o que querem ela n fala? inclusive tive a oportunidade de ver um dia a claudia e simplesmente ela foi super arrogante mas muito mesmo mas tudo bem tambem vejo como a thiana ela tem que ser humilde coisa que ela n e mesmo
    . A vida mostra. E é minha opiniao
    bel

    ResponderExcluir
  15. VC vai voltar tenho certeza eu acredito em vc e torço por sua felicidade.

    ResponderExcluir
  16. nos n somos nada diante de Deus e é por causa da misericordia de Deus q estamos aqui então n vamos criticar ninguem eu so peço q deus de a saude dela e tenha misericordia dela

    ResponderExcluir
  17. De coração e irmandade espiritual no campo da verdadeira e concreta emoção .Tenha a certeza que você vai ficar boa procure o medico Cicero Galçli do Estado de São Paulo, Você é uma das maiores humorista deste NAÇÃO isto você tem conciencia. Que os iluminados estejam junto com voce. Com um grande emoção. Beijos e um abraço fraterno de irmãos. ANGELA FELIX Recife Pernambuco

    ResponderExcluir
  18. vai em frente cláudia,força, tenha fé naquele que é todo poderoso, só ele sabe o momento certo de nos dar o devido conforto.Gosto muito de vc, já estava sentindo falta dessa pessoa bem humorada, fique com Deus.
    Ass:

    ResponderExcluir
  19. NÃO SABEMOS O QUE O FUTURO NOS RESERVA, NEM AO MENOS SABEMOS O QUE IRÁ ACONTECER AO CERTO EM CINCO MINUTOS...POR ISSO "QUE SEJA ETERNO EM QUANTO DURE"...APROVEITE AO MÁXIMO E DESFRUTE MUITO O TEU RETORNO À TELINHA CLAÚDINHA...VIVA E DEIXE VIVER O PRESENTE E PRINCIPALMENTE SEJA FELIZ...LEMBRE-SE QUE NÃO ADIANTA NADA FICAR SE LAMENTANDO E CHORANDO, SE A VIDA LHE PARECE DIFÍCIL, PARA MUITOS JÁ NÃO HÁ O QUE SE FAZER...FAÇA A SUA PARTE E SEJA A PARTE DA HISTORIA DAQUELES QUE A AMAM...BJSSSSS MIL !!!!!

    ResponderExcluir
  20. Cláudia, estava com muitas saudades dos teus personagens. Seja bem vinda de volta à minha TV novamente. Desejo toda felicidade do mundo, pois tu merece, porque tu alegra muitos com as tuas atuações.

    ResponderExcluir
  21. Que Deus a ilumine claudia^^
    e que voce possa voltar firme e forte..
    te desejo tudo de bom...

    ResponderExcluir
  22. Estou muito feliz por conta de sua volta.
    Nada melhor que o trabalho para nos curar de todo mal.
    Estou torcendo muito por ti.
    Grande beijo em seu coração e força, muita força.
    Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  23. SOMENTE HOJE, DEPOIS DE TEMPO QUE NÃO ASSISTIA O ZORRA TOTAL, É QUE PERCEBI QUE HAVIA ALGO DIFERENTE NA SUA APRESENTAÇÃO, ENTÃO ENTREI NO SITE E SOUBE DO SEU PROBLEMA. CONFESSO QUE FIQUEI TRISTE!!! DESEJO À VOCÊ UMA EXCELENTE RECUPERAÇÃO, QUE DEUS ILUMINE SUA VIDA E SUA SAÚDE!!!!
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  24. O importante é que você está se recuperando, é isso aí, desisitir jamais...

    ResponderExcluir
  25. Para todos os leitores:
    Aos que passaram incentivo e forças os meus parabéns pelo sentimento nobre de cada um.
    Aos que entraram para marretar e postar arrogâncias só lamento...
    Por isso que o mundo está dessa forma...Ninguém quer se juntar pra reclamar dos péssimos hospitais,da violência,das coisas ruins com crianças e idosos...Mas querem criticar um ser humano... só por que é artista!!!

    Força AÊ !!!CLAUDINHA!!!

    JO

    ResponderExcluir
  26. PARABENS CLAUDINHA, VOCE É ESPECIAL, JESUS TE AMA, E EU TAMBEM, MUITO SICESSO

    ResponderExcluir
  27. sorte....acabei de assistir a zorra e gostei SEJA BEM VINDA!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pela sua perseverança! Estou muito feliz com a sua volta, melhoras e sucesso sempre Bjs.

    ResponderExcluir
  29. pARABENS PARA VOCE TER FEITO TUDO O QUE VOCE FEZ COM A CABEÇA ENGUIDA!!!NÃO É TODO ARTISTA QUE FAZ ISSO!!

    ResponderExcluir
  30. SEJA BEM VINDA!!! AS VEZES PASSAMOS POR DIFICULDADES, MAS ISSO É PARA NOSSO AMADURECIMENTO COMO SERES HUMANOS, VOCÊ É OTIMA ADOREI SUA VOLTA AO ZORRA FELICIDADES E SUCESSO SEMPRE!!!! BJ BJ
    MICHELE BAGÉ- RS

    ResponderExcluir
  31. Deus esta contigo nessa busque sua força nele,acredite e le tudo fara.Te admiro muito por sua força bjs Ju

    ResponderExcluir
  32. Logo menos ela estará detonando de novo... a diarista era a melhor e se Deus kiser vai voltar... pq talento não lhe falta... Boa sorte

    ResponderExcluir
  33. Oi Cláudia, você já é um vencedora, saiba que Deus não permite que aconteça nada que não possamos superar, e a resposta de sua vitória está na TV com a Ofélia que voltou com muita alegria... Beijos!!!

    ResponderExcluir
  34. Amada Claudinha te amo de paixão moro em Salvador e nunca perdi uma atuação tua e sei que DEUS existe e te ajudará muito na tua recuperação pois vc alegra e alegou muitos baianos com tua irreverencia e teu sorriso eu li teu depoimento e aprendi que devo ser menos estressada pois tudo me estressa e descansar mais pois as vezes fico com a palpebra tremendo e vc falou que sentia este sintoma fiquei um tanto preocupada comogo sabe mais vou me cuidar e te desejo tudo de maravilhindo neste dia e sempre beijo,beijo,beeeeeejo te amo linda.

    ResponderExcluir
  35. Também sou portadora dessa doença e sei que é muito difícil quando vem as crises. Mas levo uma vida normal, trabalho, tenho filho e marido, com fé tudo é possivel.

    ResponderExcluir
  36. Claudinha vc e pequenina,´porém tem um talento de uma Gigante, vc e guerreira e passa para o telespectador o espirito de vencedora e tb uma imagem de mulher determinada, vc vai superar tudo isso com os pés na costa.
    Bjs de Dri e Cadu

    ResponderExcluir
  37. vc é uma pessoa muito talentoza e vai sair dessa,deixe tudo nas mãos da pessoa certa:deus.
    e seja muito bem vinda!!!
    beijossss

    ResponderExcluir
  38. claudia vc e uma pessoa de talento, sempre sorrindo pr vida, que Deus te abençõe sempre e confie em Deus. como sinto sua falta na tv vc e muito emgrçada.beijo melhora Deus te iluminhe que sua estrela brilhe de novo. beijo claudia belem dom Pará

    ResponderExcluir
  39. Cláudia eu adoro-te muito, sinto me mal porque só sobre da noticia da doença no ano de 2011 no mês de Agosto, sinto mal não ter apoiado mais cedo... Sou a tua fã, estou em portugal a 10 anos mas ou brasileira tenho 16, não sabes o quanto eu gosto de ti, tu és daquela que merece o carinho de todos, és o exemplo para o mundo. Eu adoro te mesmo imenso <3 Para mim és a melhor, nunca gostei tanto duma celebridade como gosto de ti ;) ex linda adoro te mesmo muito

    ResponderExcluir
  40. Claudia t adoro muito,td vai ficar bem,parabens pela atuaçao,continue sempreeeeeeeeeeeee atuando.tenha fé.bjao

    ResponderExcluir
  41. Boa sorte ...vc eh uma vencedora !!!

    ResponderExcluir
  42. Cláudia, ficamos muito felizes quando vimos você de volta à Zorra Total. Um pouco mais lenta. Mas, linda como sempre!! Você vai continuar com tudo. Estamos torcendo.

    Fiquei arrasada quando A Diarista acabou. Era um dos poucos programas da época que nos fazia rir muito...

    Bjus
    Saúde sempre

    Fabíola Souto Maior
    Recife/PE

    ResponderExcluir
  43. vais estar sempre aqui <3
    sou tua fã nº 1 acredita ;)

    ResponderExcluir
  44. Claudia muitas pessoas querem a volta da Diarista,por favor volta aí!!!!!!
    Sentimos muitas saudades........

    Saúde........

    ResponderExcluir
  45. to torcendo por vc , querro te ver de volta fazendo a gente feliz com seus personagens. bjs

    ResponderExcluir
  46. catia jan/2012 10:00
    claudia rodrigues voce fez a sua parte,que foi o tratamento, mas a cura mesmo veio do nosso deus que e ma-
    ravilhoso .nunca perca a sua fe,deus e tudo na nossa vida.
    parabens pela sua fe.continue sendo esta pessoa sorridente.
    volta a atuar voce merece ser feliz. bjs.

    catia dumont.

    ResponderExcluir
  47. Estamos todos torcendo para que a Claudinha melhores e volte a grava "A Diarista"...

    ResponderExcluir
  48. Desejo que essa doença seja somente uma fase da sua vida e que logo você fará piada dela!!!!
    Te desejo tudo de bom...
    Volta logo...To com saudades de você como Marinete....
    Você ja fez muitas pessoas sorrir,agora a vida vai te fazer sorrir...

    Bjos e melhoras!!!

    ResponderExcluir
  49. Oi Cláudia, sabe eu adorava a diarista meus parabéns e te digo também sou portador de Esclerose descobri a dois anos, mas não sei o que fazer tomo uma medicação muito forte uma injessão chamada REBIF 44 ainda não consigo caminhar só com apoio, graças a DEUS não sinto nenhuma dor só não caminho, adorei saber da sua melhora bjos!!!

    ResponderExcluir
  50. Claudia,graças a deus vc esta melhor,torci o tempo inteiro por vc,que deus sempre te de forças e continue te iluminando em todos os momentos de sua vida!!sua sua maior fã e a numero 1 de a diarista!se nao fosse por vc eu nao teria vontade de ser atriz.rezo mt e torço para sua volta em a diarista em 2012!!Te adoro,estou sempre com vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  51. Claudinha, vc é muito especial eu adoro vc., e com certeza Nossa Senhora vai interferir junto a Deus Pai, pra vc trabalhar muito ainda e ter muita saúde. Um bjo

    ResponderExcluir
  52. voce se parece mt c/ minha mãe sou sua fã e...cada dia será como deus quiser e .

    ResponderExcluir