O Atlético de Minas Gerais vai anunciar que fechou acordo com a Globo para a transmissão de seus jogos até 2014. O time e a emissora já estão discutindo detalhes finais do contrato. Os valores não foram revelados, mas Ooops! apurou que o Atlético-MG deve receber por volta de R$ 60 ou R$ 65 milhões/ano.
Com isso, o Atlético-MG é o 18º e último dos times "grandes" a negociar seus direitos diretamente com a Globo, e não por intermédio do C13. A Globo deve fechar nos próximos dias também com Portuguesa e Guarani, times da série B.
Sport, Vitória, Palmeiras, Corinthians, Internacional , São Paulo, Santos, Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Atlético-PR, Bahia, Internacional, Goiás, Cruzeiro e Grêmio já haviam assinado com a Globo.
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, torna-se assim o último remanescente do C13 que tentou desafiar o poderio da Globo. O mesmo ocorreu com o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, que chegou a desmentir com "veemência" o acerto entre seu clube e a Globo, divulgado com exclusividade por Ooops! em 5 de abril último. Dias depois, no entanto, anunciou o contrato.
A Globo decidiu não comentar a possível ofensiva econômico-judicial da RedeTV!, que se declara vencedora da licitação original pelos direitos de transmissão do futebol até 2014. Ela acusa a Globo de "abuso de poder econômico" no Cade, e deve ir à Justiça comum também. Suas chances de vitória e/ou indenização, no entanto, aparentemente são remotas.
Entenda o caso
Em 11 de março último, a RedeTV! foi a única a fazer um lance na licitação organizada pelo C13. A licitação foi uma exigência do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que considerou que a Globo não podia ser favorecida e ter vantagens sobre as demais TVs na negociação dos direitos do futebol brasileiro. O Cade determinou que todos os canais pudessem disputar os direitos por igual.
No dia do leilão, a RedeTV! acabou sendo a única a dar lance: R$ 1,54 bilhão. Horas antes da abertura dos envelopes, a Record, então vista como a virtual vencedora, mudou de estratégia. A emissora foi surpreendida possivelmente pelo valor do superlance que a RedeTV! daria, acima do seu, e então a Record retirou sua proposta.
Com isso, vários times, como o São Paulo, Atlético-MG e Grêmio-RS, entre outros, que já estavam em negociações com a virtual vencedora, a "barbada" TV Record, viram-se abandonados e ao léu. Foi quando a Globo saltou sobre todos, e sem nenhuma mágoa.
A "vitória" da RedeTV! acabou implodindo o que restava de união entre clubes. Decidida a minar a licitação desde o princípio, e com apoio implícito da CBF, a Globo já vinha investindo pesado (leia-se "gastando muito dinheiro") nos dois times que mais lhe trazem ibope: Corinthians e Flamengo. A rapidez com que o Corinthians se acertou com a Globo certamente influenciou outros times e dirigentes. Além disso, o dinheiro era considerado excelente.
O fim do Clube dos 13, portanto, foi promovido direta e indiretamente pela Globo, com apoio da CBF. A emissora usou todo seu arsenal de táticas, além de dinheiro, pois se recusou a perder para a Record um ativo tão ou mais valioso que as novelas: o futebol.
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