terça-feira, 26 de abril de 2011

Polêmica entre Roberto Requião e repórter da Rádio Bandeirantes


Após intervenção da Secretaria de Comunicação do Senado, o cartão de memória do gravador do repórter Victor Boyadjin, da Bandeirantes, foi devolvido pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), mesmo assim com a entrevista apagada. O senador arrancou o gravador do jornalista que o questionou sobre a aposentadoria de R$ 24.117,00 que recebe desde que deixou o governo do Paraná no ano passado.




Acompanhado pelo presidente do Comitê de Imprensa do Senado, Fábio Marçal, o repórter da Rádio Bandeirantes tentou registrar, sem sucesso, uma ocorrência junto à Polícia Legislativa. Como o episódio envolvia um parlamentar, os policiais legislativos orientaram o jornalista a levar o caso para a Corregedoria da Casa. Acontece que, desde a morte do ex-senador Romeu Tuma no ano passado, a vaga de corregedor do Senado está aberta. O repórter, então, pretendia registrar nesta segunda-feira à noite queixa contra o senador numa delegacia de polícia


Contrariado, o parlamentar saiu do plenário na direção de seu gabinete levando o gravador nas mãos e fazendo ameaças ao repórter, que tentava recuperar seu instrumento de trabalho.


- Quando o senador tirou o gravador da minha mão, achei que ele fosse apenas desligá-lo. Mas não, saiu andando e levou o equipamento. Fui atrás e pedi que me devolvesse o gravador. Como ele começou a gritar e a me ameaçar, dizendo que estava louco para bater no moleque, não me senti seguro de acompanhá-lo até o gabinete – contou o radialista.


Depois do incidente com o radialista, Requião evitou novos contatos com a imprensa. O gravador tomado, por exemplo, foi devolvido por sua secretária e o cartão de memória do aparelho por seu filho, Maurício Tadeu, que ganhou a missão do pai, mesmo alegando não trabalhar no gabinete do parlamentar. De acordo com seu filho, Requião teria ido embora para casa.


Logo após o incidente, Requião escreveu o seguinte em seu perfil no Twitter: “Acabo de ficar com o gravador de um provocador engraçadinho. Numa boa, vou deletá-lo”.


Inconformado com a repercussão do incidente na mídia, Requião, então, tentou se justificar alegando que teria sido vítima de uma agressão. E usando mais uma vez a rede de microblogs, provocou: “O jornalista agressor esta conseguindo o sucesso que pretendeu, e a ‘ catigoria’ esta alvoroçada. A discussão é boa”.


Acrescentando em seguida: “Primeiro a agressão e provocação, depois a tentativa de linchamento. Minha história e meu currículo suportam com facilidade”.


Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário