terça-feira, 26 de abril de 2011

Por onde anda José Vasconcelos, o 'Sá Silva' da Escolinha do Professor Raimundo?

José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto (Rio Branco, 20 de março de 1926) é um ator e humorista brasileiro.


Começou no rádio, meio em que se tornou célebre por fazer imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ari Barroso apresentando um programa de calouros.


Tornou-se famosíssimo por suas piadas de gagos, sendo o esquete "O Locutor de Futebol Gago" um de seus maiores êxitos. Sua habilidade incomparável de imitador proporcionaram um desempenho inigualável imitando gagos, transformando estas imitações em sua marca particular.


Produziu e atuou no primeiro programa humorístico da televisão brasileira, "A Toca do Zé", exibido pela TV Tupi de São Paulo em 1952.


Em 1960 gravou um disco pela Odeon, "Eu Sou o Espetáculo", sendo provavelmente o primeiro humorista a vender mais de 100 mil cópias de um LP do gênero, além de que esse disco tinha duração de 55 minutos, sendo o mais longo LP de humor já feito no país. Seu sucesso abriu caminho para que outras gravadoras investissem no segmento, mas o próprio Vasconcelos não conseguiu repetir o êxito de sua primeira gravação.


Continuou trabalhando na TV, em papéis como o do gago "Rui Barbosa Sa-Silva" na Escolinha do Professor Raimundo, além de se apresentar em casas de espetáculos por todo o Brasil.


Em 2009 foi lançado o DVD Documentário "Ele é o Espetáculo",do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra.


Em 23 de setembro de 2010 foi realizado o lançamento nacional desse documentário "Ele é o Espetáculo", uma biografia narrada pelo próprio humorista, com depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira. A exibição do documentário foi no Cine Clube José Cesarine, em Itatiba-SP.


Atualmente (2010), vive em sua casa na cidade de Itatiba, interior de São Paulo. Está afastado da televisão e sofre de Alzheimer embora muito lúcido ainda.

9 comentários:

  1. Oi de novo...

    Bah, nem sabia que ele tinha Alzheimer!
    E que era acriano!
    Vi uma vez, há algum tempo: uma entrevista dela... Ainda engraçado!
    Confesso que não gostava do papel dele na tal ESCOLINHA... como o tal gago! Uma gozação para quem tem tal problema...

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Ola sa silva,sou um fã seu e ate tento imitalo mais isso É impossivel!!! Vc é unico. Gostaria muito de poder te ta um abraço !!! Bjs...
    Fica com DEUS...

    ResponderExcluir
  3. vi o coitado em um asilo aqui na vila carrao , no começo nem quis acreditar mas depois as propias enfermeiras disseram que a familia deixa ele aqui para ir viajar tirei ate fotos dele ele ja esta bem debilitado quase nem lembra de nada ,achei muito triste um homem tao culto em um asilo bem simples so vendo

    ResponderExcluir
  4. hoje 26/09/2011, o jose vasconcelos o sa silva esta enternado no pronto socorro do hospital das clinicas

    ResponderExcluir
  5. Quem viu o José Vasconcelos na casa de repouso na Vila Carrão, o que aconteceu somente uma semana, deveria checar a informação antes de sair dizendo besteiras. Vc não sabe da vida dele, portanto, não deveria ficar repetindo asneiras por aí. Quem é próximo, sabe que ele está muito bem assistido nesse momento.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de rever meu velho amigo de infância e juventude em Laranjeiras no Rio de Janeiro. A ultima vez que nos falamos foi em fevereiro de 1978 pelo telefone na hora em que eu embarcava para uma estadia de cerca de 8 anos no estrangeiro. Não mais nos encontramos. Ao regressar só tive oportunidade de vê-lo pela TV. Quem souber como contactá-lo se possivel enviem ou dêm alguma informação via youtube.
    obrigado.
    zik

    ResponderExcluir
  7. Fevereiro de 1978, o mês e ano que nasci...

    ResponderExcluir
  8. Morreu na madrugada desta terça (11) o humorista José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto, aos 85 anos.
    José Vasconcellos sofria de Alzheimer, tinha problemas nos rins e estava internado no Hospital das Clínicas de São Paulo, quando sofreu uma parada cardíaca.
    Fonte:http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2011/10/11/morre-o-humorista-jose-vasconcellos-aos-85-anos.jhtm

    ResponderExcluir
  9. QUE DEUS COLOQUE ESTA PESSOA EM BOM LUGAR ESTE GRANDE HUMORISTA QUE O BRASIL ACABA DE PERDER SEU CAMINHO SEJA ILUINADO NO SEU TAMBEM

    ResponderExcluir