terça-feira, 30 de novembro de 2010

Hypermarcas no Hipersessão


A Hypermarcas, é um conglomerado brasileiro, com sede em São Paulo fundado em 2002 controlado por: Igarapava Participações S.A. (31,03%), Maiorem S.A de C.V (19,40%), Marcelo Henrique Limírio Gonçalves (7,20%) e BlackRock, Inc. (5,05%) além de outros acionistas minoritários . Começou com seu principal produto, a lã de aço Assolan e, através de uma agressiva política de aquisições, tornou-se uma das maiores proprietárias de marcas do país, atuando em diversos setores do mercado de consumo, com marcas como Assolan, Monange, Paixão, Risqué, Lucretin, Benegrip, Apracur, Doril, Lisador, Engov, Gelol, Zero-Cal, Bozzano, Jontex, Olla, Niasi e Cenoura & Bronze.

História
A Hypermarcas S.A. iniciou suas atividades no ano de 2002, sob o nome de Prátika Industrial Ltda, quando João Alves de Queiroz Filho readquiriu a empresa, que havia sido vendida à Bestfoods como parte da Arisco, logo incorporada a Unilever, que por sua vez não tinha interesse no negócio de esponjas de aço, seu foco, com as marcas Assolan e Fácil. Procurando destaque para sua marca foco, a Assolan, a empresa investiu pesado em marketing, obtendo sucesso e tornando a marca Assolan, uma das mais conhecidas do Brasil.

Devido à grande ascensão, a empresa obteve necessidade de expandir sua produção e sua distribuição, por consequência, adquiriu a Help e a Brilmis e inaugurou um novo centro de distribuição em Goiânia, também em 2002. Neste mesmo ano a empresa alterou sua denominação para Assolan Industrial Ltda, dando início a uma série de aquisições nos anos seguintes como a Fisibra (2003), a Distribuidora Clean (2005) e também iniciou-se em um novo segmento, o de detergentes em pó para lavar roupas, com a aquisição da Quimivale Industrial também em 2005.

Em 2006, a Hypermarcas (Assolan na época), estreou em dois novos segmentos: Alimentos (Com a compra da Etti) e o de Cosméticos, devido a parceria com a empresária Cristiana Arcangeli.

No ano de 2007, a Hypermarcas deu um grande salto, adquirindo a DM Farmacêutica (antiga fabricante de Merthiolate, Monange e outros), a Sulquimica Ltda (fabricante de Mat Inset e Fluss) e a Finn Administradora de Marcas (detentora da marca de adoçantes Finn). Neste mesmo ano a empresa ganhou novo nome e nova denominação social, passando a se chamar Hypermarcas (Hypermarcas Industrial Ltda), e a Assolan torna-se apenas uma marca do recém-formado conglomerado.

No ano de 2008, a Hypermarcas abriu-se ao mercado, tornando-se Hypermarcas S.A., posteriormente realizou oferta pública de suas ações no Novo Mercado da Bovespa, e no mesmo ano incorporou a Farmasa e adquiriu a Ceil (controlada da Revlon no Brasil, proprietária das marcas Bozzano, Aquamarine, Juvena e Campos do Jordão), as marcas NYLOOKS, Radical, Bia Blanc e Summer Look da NyLooks e da Brasil Global Cosméticos em julho, e em setembro, adquiriu a Niasi.

Em 2009, a Hypermarcas adquiriu a Hydrogen Cosméticos, a Inal (fabricante dos preservativos Olla e Lovetex) e a marca Jontex, antes da Johnson e Johnson, e a fabricantes de fraldas e absorventes Pom Pom.Ao final deste mesmo ano, incorporou a Neo Química, e após sua assembléia extraordinária, a sua cisão parcial, criando-se assim a Cosmed, que fica responsável pela fabricação dos produtos farmacêuticos e cosméticos, ainda pertencente ao Grupo Hypermarcas.

Em 2010, a Hypermarcas adquiriu a Luper (Laboratório Farmacêutico), a York (Fabricante de produtos hospitalares e de higiene pessoal), a Facilit Odontológica (da marca Sanifill) e as fabricantes de fraldas Sapeka e Mabesa do Brasil, esta última, fabricante das fraldas e lenços umedecidos Cremer Disney.


Produtos

Medicamentos

Anapyon
Anaseptil Pó
Atroveran
Biotônico Fontoura
Bisuisan
Doril
Epocler
Escabin
Estomazil
Gelol
Hemovirtus
Lacto-Purga
Licor de Cacau
Lucretin
Maracugina
Melhoral
Merthiolate
Metiocolin
Mirador
Rinosoro
Tiratosse
Timerosal
Vitasay

Beleza e Higiene Pessoal

Avanço
Bigfral
Biocolor
Bozzano
Cenoura & Bronze
Hydrogen
Jontex
Leite de Colônia
Lovetex
Microtex
Monange
Ny Looks
Olla
PomPom
Risqué
Très Marchand

Higiene e Limpeza

Assim
Assolan
MatInset

Alimentos

Adocyl
Etti
Finn
ZeroCal
SupraSumo

2 comentários:

  1. A história da Hypermarcas confunde-se com o momento econômico do Brasil. Para sermos verdadeiramente uma potência econômica, também precisamos de grandes conglomerados que nos representem. A Hypermarcas vem cumprindo muito bem esse papel.

    Antoniel Sousa
    Goianésia do Pará - PA

    ResponderExcluir
  2. Queria saber mais sobre a Igarapava Participações S/A que detem uma boa parte das ações da Hipermarcas, sou de Igarapava, pequena cidade do interior de São Paulo, por isso esse interesse em saber mais sobre esta grande empresa. email carlos.alopes556@hotmail.com
    Carlos alberto lopes
    Igarapava-SP

    ResponderExcluir