terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Por onde anda Laura Cardoso, a 'Isaura' de 'Mulheres de Areia'?
Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni, mais conhecida como Laura Cardoso, nasceu em São Paulo, em 13 de setembro de 1927.
Magrinha, franzina, tinha, porém, olhos grandes e vivos. Quando estava com 14, 15 anos, pensou em entrar para o rádio. A mãe não gostou, mas o pai, com quem sempre se deu, a apoiou. E Laura foi fazer o teste na Rádio Cosmos. Seu nome, porém, que é Laurinda de Jesus Cardoso, não foi aprovado. E veio o Laura Cardoso, que ela mesma gostou. Julio Atlas percebeu o valor da garota, que desde então não deixou mais de representar.
Inteligente, viva, foi logo crescendo. E namorando. Foi para a Rádio Tupi, para a Difusora. Foi ali que conheceu Fernando Baleroni, com quem se casou e com quem teve duas filhas: Fátima e Fernando.
A televisão, para ela, aconteceu em 1952, dentro do programa “Tribunal do Coração”, escrito por Vida Alves. E, como um meteóro, Laura cresceu. Adaptou-se perfeitamente ao novo veículo de comunicação. Fez “Canção Sagrada”, fez “O Castelo do Homem Sem Alma”, fez “A Estranha Passageira” ; e passou para as novelas. Fez: “Um Lugar ao Sol”, e várias outras. Passou para a Globo. Ali sempre ganhou papéis de destaque, em novelas como: “Mulheres de Areia”, “Irmãos Coragem”, “Salsa e Merengue”, “Livre para Voar”, “Felicidade”, “Pão pão, beijo, beijo” e várias outras. Teatro, no entanto, é sua grande paixão. Ali ganhou inúmeros prêmios, fazendo: “A Herdeira”, “Vereda da Salvação”, “Vem buscar-me que ainda sou seu”, e dezenas de outros espetáculos.
Também em cinema se salientou, fazendo “Quincas Borba”, “Terra Estrangeira”.
Detentora de várias dezenas de prêmios, como melhor atriz, a garota nascida no “Bexiga”, em São Paulo, está hoje entre as três melhores atrizes do Brasil, mas continua sendo a garotinha emotiva, frágil por fora, verdadeira guerreira por dentro.
Em 2007, participa da novela "O Profeta", da Rede Globo e do filme "Primo Basílio", mas brilha também no teatro no elenco da peça "Hoje Meu Nome é Dinorá", o primeiro texto de rádio de Janete Clair adaptado para o teatro, e ainda termina o ano em uma participação especial na novela "Desejo Proibido", da TV Globo.
Em 2008, Laura faz uma participação especial nos últimos capítulos da novela "Duas Caras" e, no cinema, integra o elenco do filme "Casa da Mãe Joana".
Em 2009, a atriz participa da novela "Caminho das Índias", da Rede Globo. No ano seguinte, esteve na novela "Araguaia".
Laura Cardoso, em 2011, passa a fazer parte do elenco do seriado "A Grande Família" fazendo o papel de mãe de Lineu.
Fonte:Site Dramaturgia Brasileira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Grande atriz!!!Eu assisto mais a novela por causa dela,do Raul Cortez,Sebastião Vasconcelos e Glória Pires.Todos ótimos atores!
ResponderExcluirconcordo com o Amigo.....
ResponderExcluir