terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Por onde anda Sebastião Vasconcelos, o 'Floriano' de 'Mulheres de Areia'?




O ator Sebastião Vasconcelos Costa, mais conhecido por Sebastião Vasconcellos, nasceu na cidade de Pocinhos, na Paraiba, em 1927.

Iniciou carreira no Recife e, já no Rio de Janeiro, participou de importantes centros de produção teatral, tais como a Companhia Tônia-Celi-Autran e o Teatro Nacional de Comédia.

No Recife, participou da fundação do Teatro Universitário e atuou em seis espetáculos, com direção de Adauto Filho. Representou, também, em cerca de dez peças encenadas pelo Teatro de Amadores de Pernambuco, TAP, onde foi dirigido por Ziembinski, Gianni Ratto e Graça Mello, e pelo Teatro do Estudante de Pernambuco, TEP, dirigido por Hermilo Borba Filho.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1955 e recebeu convite de Adolfo Celi para integrar o elenco da recém-fundada Companhia Tônia-Celi-Autran, CTCA. Em "Otelo", de William Shakespeare, substituiu o ator que estreara no papel de Cássio. No espetáculo seguinte, fez o espanhol em "A Viúva Astuciosa", de Carlo Goldoni, e recebeu por esse trabalho seu primeiro prêmio, como ator coadjuvante, da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, ABCT, em 1956. No ano seguinte, esteve em "As Guerras do Alecrim e da Manjerona", de Antônio José da Silva, o Judeu, com direção de Gianni Ratto, pelo Teatro Nacional de Comédia, TNC. No mesmo conjunto, integrou o elenco de "A Bela Madame Vargas", de Paulo Barreto, sendo dirigido por Armando Couto.

Em 1958 atuou em "Calúnia", de Lillian Hellman, direção Adolfo Celi, e em "Olho Mecânico", de A. C. Carvalho, direção de Benedito Corsi, ambas produções da CTCA. Em 1959, fez "A Beata Maria do Egito", de Rachel de Queiroz, uma das criticadas encenações do TNC, no papel do tenente-delegado, ao lado de Glauce Rocha, obteve o prêmio de melhor ator do Governo do Estado.

Em 1960, ainda no TNC, interpretou Koulyguine em "As Três Irmãs", de Anton Tchekhov, encenação de Ziembinski. Voltou à CTCA, em 1961, atuando em "Lisbela e o Prisioneiro", de Osman Lins, com direção de Celi e Carlos Kroeber e, já de retorno ao TNC em 1962, foi dirigido por José Renato, em "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes. Em 1966, esteve ao lado de Cláudio Corrêa e Castro e Margarida Rey, em "Os Físicos", de Dürrenmatt, com direção de Ziembinski, numa produção de Oscar Ornstein.

Iniciou na televisão, também ao lado de Tônia Carrero e Paulo Autran, no Teatro da "TV Tupi". Anos mais tarde, estreou na TV Globo, em "O Matador", de Oduvaldo Vianna Filho.

Em 1977, interpretando, com Rubens Corrêa, "Os Emigrados", de Slawomir Mrozek, recebeu os prêmios Mambembe e Molière de melhor ator. Em 1982, reapareceu em "A Volta por Cima", de Domingos de Oliveira e Lenita Plonczynski, com direção de Domingos.

Em 2006, Sebastião Vasconcellos atuou na peça "Eles não Usam Blac-Tie" ao lado de Ana Lúcia Torre. Depois foi para a TV Record onde fez a novela "Caminhos do Coração" em 2007 e "Os Mutantes" em 2008.


Fonte:Site Dramaturgia Brasileira

41 comentários:

  1. Sebastião vasconcelos um dos melhores atores que ja vi,a globo não tem noção...

    ResponderExcluir
  2. Vi ele em Ipanema no Final de semana entrando numa farmácia....

    ResponderExcluir
  3. Saudades das verdadeiras aulas de interpretação do glorioso ator SEBASTIAO VASCONCELOS.

    ResponderExcluir
  4. Eu via "Mulheres de Areia" mais por causa dele,da Laura Cardoso e de Glória Pires.Os três arrebentaram!!!Parabéns.o Sr.è muito bom ator!!.Tomara que volte logo a atuar,estou com saudades!!

    ResponderExcluir
  5. gostaria muito de ve-lo atuando novamente.ele é maravilhoso

    ResponderExcluir
  6. Pena que atores tão bons como o Sebastião é escanteado pela GLOBO, sei não viu!!

    ResponderExcluir
  7. gosto muito do ator sebastiao vascocelos pena que a globo esqueceu do seu talento...

    ResponderExcluir
  8. Cadê o SEBASTIÂO VASCONCELOS?Ele é o melhor ator que eu já vi em toda minha vida!Sou o fã número 1 dele!SEBASTIÂO,volta senão eu vou mandar detetives ir lhe buscar só para eu te ver!Ouviu?volta tá? E os outros que estão lendo este comentário e achar ruim,ou seja,uma grande besteira,vocês não sabem a dor que eu estou sentindo só de não ver ele!reconheçam este comentário!

    ResponderExcluir
  9. Sebastião é meu tio avô. Ele está muito velho e anda doente,o que trm impossibilitado ele em atuar em diversos projetos. Na verdade, a Globo não o escanteou, mas só o chama para atuar em papéis que exigem dele muito vigor físico (montar em cavalos, abandonar o Rio de Janeiro, etc.) Isto praticamente impossibilita suas atuações na TV. Abs. Fiquei feliz de ver tamanho reconhecimento pra ele.

    ResponderExcluir
  10. Sebastião vasconcelos é o meu ator preferido. gostaria de ve-lo atuando novamente. Ele é fera!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber do paradeiro de Sebastião Vasconcelos. Sempre que sai uma nova novela logo procuro ver o elenco pra ver se ele foi escalado. Sei que está com idade avançada e se não pode mais atuar os programas de televisão deveriam lhe prestar homenagem pois ele merece. Não fazem isso com Fernanda Montenegro?? Ele tem o mesmo talento mas não o mesmo reconhecimento, na minha opinião!!

    ResponderExcluir
  12. Alguem por favor pode dar informaçoes seguras sobre o paradeiro do grande ator sebastião vasconcelos??? precisamos saber dele!!

    ResponderExcluir
  13. a cena de sebastião vasconcelo expulsando tieta é de uma verdade talvez não haja outra igual.

    ResponderExcluir
  14. sebastião vasconcelos como o Zé esteves foi o ator mais original, digo isso porque sou nordestino e ele interpretou com maestria. um ator como este não se vê com facilidade. Tenho saudades de sua atuação.

    ResponderExcluir
  15. ele ta internado no no CTI hospital onde trabalho aqui no RJ HOSPITAL ISRAELITA ALBERT SABIN, na Tijuca. Ontem vi ele lá me deu uma dor no coração

    ResponderExcluir
  16. oi eliezer qual é o motivo da internação dele? desculpe a curiosidade mas sou um fã ardoroso dele e ao mesmo tempo um revoltado pela falta de cuidado e carinho com este mostro da teledramaturgia. Obrigado eliezer por nos dar noticias dele!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu como todos adoro o Sebastião Vasconcelos, adoro o papel que ele fez em todas as novelas em que ele atuou. É uma pena mesmo não valorizarem esse grande ator, mas infelizmente esse é o nosso país né ? As pessoas envelhecem e as pessoas acham que elas não servem prá mais nada. Apesar de ler aqui que ele está internado, gostaria muito de reve-lo atuando novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade acho que vc tem razão!! É o envelhecimento! Apesar dele ser uma estrela e é mesmo, ele nunca cultivou e nem sofreu do estrelismo global, coisas que outros cultivam e sofrem. Gente preste atenção na atuaçao deste homem em tieta como zé esteves, digo não por ser fã, mas pela atuação ele foi o melhor do elenco!!

      Excluir
    2. Concordo em genero numero e Grau!!

      Excluir
  18. ele ta com mal de parkinson, ele continua internado la no hospital,no cti, ta bastante debilidado, mas ele adora conversar sobre as novelas q fez, ele sempre diz sobre uma minisserie q fez no japao pra globo... qualquer coisa aviso aqui podem deixar, abraçao pra vcs.

    gente finissima ele, sou mais fa agora q o conheço pessoalmente

    ResponderExcluir
  19. obrigado eliezer vc não sabe o bem que nos fez!! sou um pesquisador da teledramartugia e me amarro nas atuaçoes dele!!

    ResponderExcluir
  20. será que ele ainda terá condições de atuar??? espero que sim!!!

    ResponderExcluir
  21. Meu irmão Danilo é super fã do Sebastião Vasconcelos. E eu também. Ele é um ator super conceituado.

    ResponderExcluir
  22. ACABEI DE OUVIR NA RÁDIO TUPI QUE ELA ESTÁ INTERNADO COM ENFISEMA PULMONAR,ESTÁ MUITO AGITADO E COM 85 ANOS.

    ResponderExcluir
  23. acabei de ouvir na radio tupi,q ele está com 85 anos,está internado com enfisema pulmonar e está muito agitado.
    09-05-2113

    ResponderExcluir
  24. até que em fim falaram alguma coisa sobre ele é no R7 mas infelizmente foi para falar de sua saúde debilitada! Insisto ele merece uma homenagem de vida vida e de sua gloriosa carreira!!!

    ResponderExcluir
  25. Com Mal de Parkinson, Sebastião Vasconcellos, 85 anos, que viveu o pai das gêmeas Ruth e Raquel em Mulheres de Areia, está internado no Hospital Israelita Albert Sabin com pneumonia e enfisema pulmonar. O ator passou mal no dia 24 de abril e foi levado por familiares para o Copa D'Or. No dia seguinte, foi transferido para o hospital na Zona Norte do Rio de Janeiro. As informações são da coluna de Leo Dias, do jornal O Dia. Vamos aguardar a TODA PODEROSA REDE GLOBO fazer algo em busca do restabelecimento de nosso excelente ator #fato

    ResponderExcluir
  26. Oi, gostaria de saber como está o Sebastião, como está seu quadro, tem tido alguma melhora?

    ResponderExcluir
  27. ele ja ta no quarto a uma semana, melhorando graças a Deus.

    ResponderExcluir
  28. Hoje dia 21/05 é aniversário deste grande ator! Ele está completando 86 anos. Sem duvidas ele é um excelentíssimo ator, um dos muitos veteranos que engrossam as filleiras do talento na arte de representar em nosso país. Mesmo sendo este monstro da teledramaturgia não lhe é dado o devido valor como é dado a outros que também o merecem. nos ultimos dias só ficamos sabendo alguma coisa doo sebastião pelo fato de sua saúde debilitada. Insisto ele merece uma homenagem em vida! agradeço a todos que de modo direto estão divulgando as noticias que possuem acerca deste grande ator, já que a grande rede globo não a faz. continuemos a esperar por sua reabilitação e que sabe vê-lo atuando mais uma vez! Feliz aniversário Sebastião Vasconcelos Costa!

    ResponderExcluir
  29. Como está o quadro clinico dele, já teve alta? Por favor precisamos de alguma informação!! agradeço quem puder e souber informar!

    ResponderExcluir
  30. Não sou o Eliezer mas ouvi hj na rádio que ele já recebeu alta...Confirmei no G1 e é isso mesmo!
    Que bom, agora gostaria muito de saber. Será que ele volta às telas depois dessa? Seria muito bom..

    ResponderExcluir
  31. Por que ninguém da mídia faz uma entrevista ou uma matéria com esse grande ator!? Se formos esperar pela globo não acontecerá nunca, ao não ser uma parca informação no JN sobre sua morte. Insisto muito nisso, se alguém da mídia por ventura ler isso atendam este pedido que não é só meu mas de muitos fãs da teledramaturgia que admiram o trabalho do Sebastião Vasconcelos. Quem sabe não teremos esta alegria por este reconhecimento!!!

    ResponderExcluir
  32. Desejo que Deus o receba com o amor que ele merece e que console a todos que o amam! Simone

    ResponderExcluir
  33. Estamos cada vez mais perdendo os grandes íncones de teledramaturgia brasileira, Sebastião Vasconcelos é um exemplo disso, sua morte deixa a televisão mais pobre. Sou paraibano, e sei que humildade era uma característica marcante dele, e isso me enche de orgulho. Deus te conceda um bom lugar!!! Antônio Carlos

    ResponderExcluir
  34. Lá se foi o grande ator Sebastião, infelizmente chegou sua hora. Sentirei muito sua falta nas atuações das novelas! Eu ainda torcia por sua recuperação. Ele se foi sem uma devida homenagem, mas fica seu lindo trabalho e a admiração de fãs anônimos como eu. Ontem me emocionei ao ver a cena da morte do zé esteves na novela tieta, personagem que ele fez tão bem. Atores como Marcos Frota deixou transparecer que ele não se importava com o sucesso, mas em fazer bem seu trabalho, com ética acima de tudo, o sucesso era uma feliz coincidência. Se vc que lê esta publicação conhece algo do caráter e jeito de ser deste grande ator que se foi não deixe de publicar alguma coisa só assim saberemos algo dele, mesmo postumamente!

    ResponderExcluir
  35. Pena que agora não teremos mais novelas com sua brilhante atuação!!

    ResponderExcluir