quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Clone

O Clone foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 1 de outubro de 2001 e 15 de junho de 2002. Foi escrita por Glória Perez com direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso, direção geral de Jayme Monjardim, Mário Márcio Bandarra e Marcos Schechtman e núcleo por Jayme Monjardim.Teve 221 capítulos na versão brasileira e 250 na versão internacional. E vai ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo no dia 10 de Janeiro de 2011, substituindo Sete Pecados de Walcyr Carrasco.


A novela contou com os atores Giovanna Antonelli, Murilo Benício, Juca de Oliveira, Adriana Lessa, Stênio Garcia, Débora Falabella, Eliane Giardini, Vera Fischer, Reginaldo Faria, Dalton Vigh e Daniela Escobar nos papéis principais.


Será reprisada a partir de 10 de janeiro de 2011 no Vale a Pena Ver de Novo


Sinopse
Primeira fase
A história começa no ano de 1980. O empresário Leônidas Ferraz, um homem viúvo, tem uma vida resumida a seus negócios, não tendo muito tempo para a sua vida pessoal. Ele é pai de gêmeos totalmente idênticos: Diogo, um rapaz alegre e boa-praça, é o preferido dele para sucedê-lo em seus negócios, e Lucas, um rapaz romântico e galanteador, que aproveita a vida sem compromissos profissionais. A única semelhança que Lucas e Diogo têm em comum é a aparência física, pois os dois têm características completamente diferentes.


A bela e romântica muçulmana Jade vive no Brasil com a sua mãe Sálua. Mas, após a morte da mãe, Jade, com apenas 18 anos, volta para o Marrocos para viver com o seu tio, o patriarca Ali, que também cuida de sua outra sobrinha, Latiffa. Ali quer escolher bons maridos para as suas sobrinhas. Ele deixa Jade e Latiffa sob os cuidados da empregada Zoraide, que ama as meninas como se fossem suas próprias filhas.


Jade não quer se casar com um homem que o tio escolher, nem quer também se adaptar aos custumes do oriente, já que lá a mulher deve usar um véu nos cabelos, após ficar mocinha. Jade fará de tudo para tentar ser feliz como quer, e não imposta por costumes de uma sociedade e nem para fazer vontade do tio. Isso gerará muitas brigas. Jade é avançada e tem uma mente aberta a novas experiências e culturas, diferente do povo conservador e fechado, como os muçulmanos. Ela odeia viver no Marrocos e não queria deixar o Brasil, mesmo após a morte da mãe.



Diogo e Lucas vão passar uns dias no Marrocos junto com o padrinho de ambos, o cientista Albieri, que os ama como se fossem seus próprios filhos. Os irmãos conhecem novos amores: Diogo se encanta pela bela Yvete, e passam juntos uma noite de amor. Visitando a casa de Ali, grande amigo de Albieri, Lucas conhece e se apaixona perdidamente por Jade, e é correspondido, mas são impedidos de se amarem por causa dos costumes muçulmanos, defendidos com rigor por Ali, que quer que Jade se case com Said, amigo da família, mas ela se recusa, pois não aceita os costumes e nem vestir-se como as muçulmanas e fica disposta a fugir de seu país para se casar com Lucas e amar o homem que ela escolheu.


Lucas diz que retornará ao Marrocos para buscá-la, mas antes Jade dança para ele e mesmo o conhecendo a pouco tempo e sendo virgem , ela se entrega a seu grande amor, ao homem de sua vida, que ela tem certeza que mudará seu futuro e a tornará a mulher mais feliz.



De volta ao Brasil, Diogo descobre que Yvete é a mulher que seu pai está namorando e imediatamente a reprova, uma vez que seu pai fora traído se ele saber, mas ela sabia que estava sendo amante do filho do namorado. Yvete não se entrega, diz que não traiu namorado e cria intrigas para continuar com Leônidas, que cede a ela, acreditando nela e não no filho, que fica profudamente decepcionado com o pai.


Brigado com o pai, Diogo acaba sofrendo um acidente fatal de helicóptero, para o desespero de sua família. Sua morte provoca muitas reviravoltas em sua família: Leônidas, arrasado e cheio de remorsos, se distancia de Yvete, e Lucas, ao ver todo esse tormento, desiste de fugir com Jade.


Sem alternativa e com medo de ser expulsa da família por não era mais virgem, ela aceita a escolha de seu tio Ali e se casa com Said. Apaixonado por Jade, ele a aceita mesmo após descobrir por ela mesma que ela já não é mais virgem, pois de qualquer forma ele perceberia na lua-de-mel. Toda mulher ao se casar no Marrocos deve depositar o sangue da prieira vez num lenço e mostrar para a família, para provar que é honrada. Como Jade não é mais, ela se vê desesperada e com isso Said faz um pequeno corte em um dedo da mão dela para simular o sangramento que Jade teria na primeira relação sexual dos dois, a fim de acabar com as suspeitas de Ali e manter a moral de Jade, que fica aliviada e muito grata a ele, mas ainda ama e jamais esquecu Lucas.


Said foi um bom homem. Todo muçulmano ao se casar com uma não virgem pode entregá-la para a polícia e chicoteá-la até a morte. Por pouco Jade não foi descoberta pelo tio e não morreu em praça pública. Lá a mulher é descriminada e obrigada a viver a sombra do homem, sendo virgem e submissa, o que enfurece Jade a cada dia. Ela não nasceu para ser comandada.


O cientista Albieri, grande amigo de Leônidas e padrinho dos gêmeos, a quem os ama como um pai também se abala muito com a morte de Diogo. Em certo dia, quando Lucas vai ao seu laboratório extrair uma pinta, Albiera decide, em segredo, guardar as células dele para cloná-lo e assim trazer Diogo de "volta", realizando o maior sonho de sua vida: Ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Ele guarda as células de Lucas, mas acidentalmente elas são usadas para inseminar Deusa, uma mulher que sempre quis ter filhos e não conseguia. Acreditando ter fazendo uma inseminação artificial comum, Deusa tem o filho, sem saber que é um clone de outro rapaz. Albieri de início fica horrorizado com o acaso, mas depois afeiçoa-se enormemente ao filho de Deusa, tornando-se padrinho dele também. Sua obsessão pelo garoto - Léo - assusta a mulher, que decide ir embora com o filho de volta para a sua cidade, Belém do Pará.


Segunda fase
Passam-se 20 anos. Jade está casada com Said, e tenta ser feliz ao lado dele, mas nunca conseguiu esquecer Lucas. Said e Jade têm uma filha, Khadija. Consciente de que Jade nunca o amou realmente, Said, posteriormente, casa-se também com a jovem Ranya. Em outro momento, por não aguentar mais a frieza da esposa e saber que não é amado, ele tem um ato de fúria com Jade, e a repudia três vezes, o que significa divórcio, mas se arrepende. No entanto, pelos costumes muçulmanos, o marido só pode voltar atrás nesta decisão caso arranje um outro marido para sua mulher, para que este também a repudie. Foi o que Said fez: Ele pede ao amigo Zein, um mulherengo mas solteiro convicto, que se case de fachada com Jade por um dia, para que ela possa voltar para ele depois. Só que Zein se apaixona por Jade, sendo mais um disputando o amor dela. Ela é cobiçada e muito bela, despertando a inveja das mulheres e a atração dos homens.


Já Lucas, a contragosto, passou a trabalhar na empresas do pai, que o pressionava para ser como Diogo. Lucas casou-se com a bela Maysa, que namorava Diogo à época do acidente e que se apaixonou por Lucas assim que o viu pela primeira vez, já após a morte do gêmeo. Com Maysa, Lucas também teve uma filha: Mel.



Após 20 anos de tristeza e saudades, Lucas e Jade se reencontram no Rio de Janeiro, quando ela vem ao Brasil com Said, que veio para tratar de negócios com Leônidas. Lucas e Jade ficam surpresos e encantados com o lindo reencontro. Eles passam a ser amigos e lentamente voltam a fazerem planos para ficarem juntos, e a emoção do amor toma conta e eles falam que jamais se esqueceram. Por outro lado, Said e Maysa chegam a ter um rápido relacionamento para afogarem as mágoas, já que o casamento deles é um fracasso.


Jade e Lucas se tornam amantes e passam a se encontrar toda vez que ela vai ao Brasil ou quando ele vai ao Marrocos. Também se comunicam por cartas e telefone, escondidos de todos.


Mel é uma garota rica, tem o amor dos pais, mas se sente infeliz e carente, e desenvolve dependência química junto com dois amigos, Nando e Regininha. Lobato, sócio de Leônidas, também sofre com dependências relacionadas ao alcoolismo. Ele perdeu o emprego e os familiares por causa disso e vive um desespero. Mel chega a ser presa por porte e tráfico de drogas, e ainda participa de um assalto a ônibus para conseguir dinheiro para comprar cocaína, chegando também a facilitar um assalto em sua própria casa, deixando sua mãe Maysa sob a mira de um revólver. A dependência dela contribui para estragar mais um plano de Lucas de fugir com Jade. Mel começa a querer mudar após se apaixonar por Xande, contratado por Leônidas para ser segurança de sua neta. Ela é correspondida e ganha o apoio do namorado, mas não consegue se livrar das drogas, sofrendo um aborto espontâneo em sua primeira gravidez. Já na sua segunda, ela coloca a sua própria vida e a do filho em risco durante o parto, já que ela estava drogada no momento. Maysa se fortalece com o apoio de Clarice, mãe de Nando, a procurar ajuda para seus filhos.



Maysa é milionária e preconceituosa, achando que a filha se envolveu com tudo isso porque namora Xande, pois ele é pobre. Mal sabe ela que os amigos ricos de Mel é que a influenciaram a tal ato, e que a filha tem problemas emocionais que ela nunca soube diagnosticar como mãe.


Léo reencontra Albieri ocasionalmente nos lençóis maranhenses. Léo acompanha o padrinho em uma viajam até o Marrocos, onde Albieri visitará seu amigo Ali.


Léo conhece Jade e se apaixona por ela, exatamente como aconteceu com Lucas há 20 anos atrás. Ele, então, disputa com Lucas o amor de Jade, que fica confusa até saber de toda a história. Quando o clone descobre toda a verdade, ele começa a refletir sobre sua vida e, quando Leônidas Ferraz descobre também, briga na justiça com Deusa pela paternidade de Léo. Ela entra em desespero alegando que ela é a mãe e ele não trem nenhum parentesco.


Latiffa se casou com o irmão de Said, o religioso Mohammed, com quem teve dois filhos: Samira e Amin. Quando a família vai morar no Brasil, na casa de Nazira, irmã de Mohammed e Said, eles têm um choque de culturas. Nazira tem um amor imaginário, Miro, com quem tem uma relação de amor e afeto.


Samira, criada no Brasil, não consegue viver de acordo com as regras islâmicas. Apaixona-se por seu colega de escola Zé Roberto, e esconde dos pais que ficou mocinha. Tudo se complica para Samira quando ela tem sua primeira menstruação - Que é o momento que marca o início de sua obrigação em usar o véu. Ela também demonstra horror ao casamento que seus pais procuram lhe arranjar. Ela é igual a tia Jade em muitos sentidos, diferente da filha de Jade, que adora os costumes islâmicos.


Dona Jura, mãe de Xande, é uma mulher divertida e engraçada. Ela é dona de um bar no bairro de São Cristóvão, na Cidade do Rio de Janeiro, bastante famoso no local devido aos pastéis que faz. Segundo os moradores, são bastante saborosos. Lá é o ponto de encontro dos moradores do bairro, como os amigos Ligeirinho e Raposão.


Fim
Lucas consegue finalmente fugir com Jade e os dois ficam felizes e juntos, e ela engravida dele. A filha de Jade passa a ter contato com ela e perdoa a mãe por ter abandonado tudo para viver com Lucas. Já o clone Léo desaparece com o seu padrinho Albiéri nas dunas do deserto do Saara. Mel e Nando conseguem se livrar da dependência química, exceto Regininha, que some no mundo. Eles abrem uma clínica para dependentes químicos com o nome de Regininha, em homenagem à amiga. Leônidas, que nunca deixou de gostar de Yvete, se casa com ela e os dois têm gêmeos, recomeçando toda a história. Zoraide se casa com Ali. Nazira pensa em Miro, que lhe aparece como em seus sonhos: Vestido de árabe e montado em um cavalo alado branco, ele a leva embora para o Marrocos, onde os dois são saudados pelo povo como reis. Said, decepcionado por ter sido abandonado por Jade, se casa com Zuleika, antiga pretendente de Mohamed. Amina, irmã de Ranya se casa com um comerciante muito rico. Mohammed acredita que Zé Roberto será um bom muçulmano e um bom noivo para sua filha Samira.


Exibição
A trama é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, no Marrocos e na Arábia, e ficou no ar entre 1º de Outubro de 2001, substituindo Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, e 15 de junho de 2002, sendo substituída por Esperança, de Benedito Ruy Barbosa, com 221 capítulos, às 20:50. Em seus últimos meses de exibição, a novela passou a ser exibida às 21:00.


Audiência
Estreou com uma média de 47 pontos.


Seu último capítulo registrou 62 pontos de média.


Obteve uma média geral de 47 pontos.


Exibição em outros países


A novela foi exportada para 91 países, além de ter sido produzida uma versão hispânica, com atores de diversos países da América Latina, com gravações que ocorreram na Colômbia e nos Estados Unidos.


No dia 7 de abril de 2008, começou a ser reprisada na TV Globo Portugal, para o público português.


O Clone voltará no Vale a Pena Ver de Novo a partir dia 10 de Janeiro de 2011.




O Clone rendeu a Glória Perez inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Os mais importantes recebidos no exterior vieram dos Estados Unidos: Prêmio INTE (o mais importante da televisão latina) de melhor autor e, prêmios concedidos pelo DEA e pelo do FBI, em razão da campanha pelos dependentes químicos.


Prêmios


Prêmio INTE 2003


■Melhor Atriz - Giovanna Antonelli
■Melhor Autor - Glória Perez
■Melhor Telenovela - O Clone
Prêmio APCA 2002


■Melhor Atriz - Eliane Giardini
■Melhor Atriz Revelação - Sthefany Brito
Prêmio Contigo!



■Melhor Telenovela
■Melhor Autor - Glória Perez
■Melhor Atriz Coadjuvante - Letícia Sabatella
■Melhor Ator Coadjuvante - Antônio Calloni
■Melhor Par Romântico - Murilo Benício e Giovana Antonelli
■Melhor Diretor - Jayme Monjardim
■Melhor Atriz Infantil - Carla Diaz
■Melhor Cenário - Raul Travassos, May Martins e Gilson Santos (O Clone)
■Melhor Figurino - Paulo Lóes e Marília Carneiro (O Clone)
Troféu Imprensa 2001


■Melhor Telenovela - O Clone
Prêmio Internet


■Melhor Atriz - Giovanna Antonelli
■Melhor Telenovela - O Clone
Meus Prêmios Nick


■Atriz Favorita - Giovanna Antonelli
Prêmio Qualidade Brasil RJ


■Melhor Telenovela - O Clone
■Melhor Autora de Telenovela - Glória Perez
■Melhor Ator de Telenovela - Murilo Benício
■Melhor Atriz de Telenovela - Giovana Antonelli
■Melhor Ator Coadjuvante de Telenovela - Stênio Garcia
■Melhor Atriz Coadjuvante de Telenovela - Jandira Martini
■Melhor Atriz Revelação de Telenovela - Carla Diaz
Prêmio Austregésilo de Athayde



■Melhor Telenovela - O Clone
■Melhor Ator - Murilo Benício
■Melhor Ator Revelação - Thiago Fragoso
■Melhor Atriz Revelação - Débora Falabella
Melhores do Ano - Domingão do Faustão (2001)


■Música-tema - "A miragem" (Marcus Viana)
Melhores do Ano - Domingão do Faustão (2002)


■Atriz - Giovana Antonelli
■Atriz Coadjuvante - Letícia Sabatella
■Atriz Revelação - Débora Falabella
■Atriz-mirim - Carla Diaz
Troféu Radar


■Atriz Revelação - Adriana Lessa
Festival de Cinema e Televisão de Natal
■Atriz Revelação - Viviane Victorette



Vale a pena ver de novo


A trama foi escolhida para substituir a desastrosa reapresentação de Sete Pecados, de Walcyr Carrasco, e deve estreiar dia 10 de janeiro, data em que a Rede Globo prevê outras mudanças na grade.


Elenco


Antes de interpretar a personagem Monique na trama, Cynthia Falabella substituiu a irmã Débora Falabella em alguns capítulos no papel de Mel, quando Débora teve de se ausentar da trama. As cenas foram ao ar no capítulo 181. A semelhança entre as duas irmãs foi tão grande que as cenas de Mel destruindo seu quarto ficaram tão reais que o público não soube distinguir Cynthia de Débora.


Viviane Victorette foi vencedora de um concurso promovido pelo Caldeirão do Huck e com isso ganhou a personagem Regininha, uma dependente química amiga de Mel.


Essa aparição como dr. Molina foi o último trabalho de Mário Lago na TV, uma vez que ele faleceria ainda durante a exibição de O Clone, em 30 de maio de 2002, uma quinta-feira, quando ia ao ar o capítulo 208.


O cantor Alessandro Safina, intérprete da canção Luna, tema de Yvete (Vera Fischer) e Leônidas (Reginaldo Faria), gravou uma participação na trama na cena em que se apresentava no brechó de Yvete. As cenas foram ao ar no capítulo 50, ainda na primeira fase da trama.


Essa novela também é lembrada por ter dado começo ao namoro dos protagonistas Murilo Benicio e Giovanna Antonelli.


Francielly Freduzeski, que fez sua estréia na novela depois de vim do humoristico do Zorra Total, no papel da Beta, possaria nua para a capa da Playboy de Julho de 2002, um mês depois do fim da trama.


em ordem de abertura
Ator Personagem
Murilo Benício Lucas Ferraz / Diogo Ferraz / Leandro Edvaldo (Léo)
Giovanna Antonelli Jade
Vera Fischer Yvete
Reginaldo Faria Leônidas Ferraz


Com
Ator Personagem
Daniela Escobar Maysa Ferraz
Adriana Lessa Deusa
Neuza Borges Dalva
Jandira Martini Zoraide
Marcello Novaes Xande (Alexandre)
Marcos Frota Escobar
Beth Goulart Lidiane Valverde
Cissa Guimarães Clarice
Victor Fasano Otávio Valverde (Tavinho)
Débora Falabella Milena Ferraz (Mel)
Luciano Szafir Zein
Guilherme Karan Raposão
Eri Johnson Ligeirinho
Myrian Rios Anita
Totia Meireles Laurinda
Murilo Grossi Júlio
Nívea Stelmann Ranya
Raul Gazolla Miro
Thaís Fersoza Telma Valverde (Telminha)
Françoise Forton Simone
Sérgio Marone Cecéu
Juliana Paes Karla
Thiago Fragoso Nando
Elizângela Noêmia
Sthefany Brito Samira
Thiago Oliveira Amin
Carla Diaz Khadija
Carolina Macieira Sumaya
Perry Salles Mustafá
Solange Couto Dona Jura
Thalma de Freitas Carol
Mara Manzan Odete
Tania Alves Norma
Marcelo Brou Pitoco
Christiana Kalache Aninha
Jayme Periard Rogê
Antônio Pitanga Tião
Viviane Victorette Regininha
Michelle Franco Michelle
Milena Paula Milena
Ingra Liberato Amina
Eduardo Martini Cotia
Eduardo Canuto Gasolina
Luá Ubacker Duda
Aimée Ubacker Aimée


Apresentando
Ator Personagem
Maria João Bastos Amália
Dalton Vigh Said
Adressa Koetz Soninha


Atores convidados
Ator Personagem
Antônio Calloni Mohamed
Osmar Prado Lobato
Sebastião Vasconcellos Tio Abdul
Roberto Bonfim Edvaldo


Atrizes convidadas
Ator Personagem
Ruth de Souza Dona Mocinha
Letícia Sabatella Latiffa
Nívea Maria Edna
Cristiana Oliveira Alicinha
Eliane Giardini Nazira
Léa Garcia Lola


Participações especiais
Juca de Oliveira como Albieri
Stênio Garcia como Ali
Francisco Cuoco como Padre Matiolli


Músicas
O tema de Jade e Lucas A Miragem, de Marcus Viana, ganhou uma versão internacional, All For Love, na voz de Michael Bolton, música que abria a trilha sonora internacional da novela. A trilha sonora da novela produziu cinco CDs.

47 comentários:

  1. eu to assistindo essa novela, pq na minha opinião foi a melhor novela q a globo passou e agora ta reprisando. gloria perez e o clone merecem!!

    ResponderExcluir
  2. maravilhosa..
    jade e lucas casal perfect...

    ResponderExcluir
  3. essa novela marco d+!!!
    muito linda
    lucas e jade falando no final "tava escrito"
    muito liiiiiindo♥

    ResponderExcluir
  4. alguem sabe o nome daquela musica que toca depois que o Diogo morre?

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito dessa novela,ela passou em um momento em que eu estava vivendo algo um pouco parecido em minha vida...amei a interpreteção da Giovana Antonelli ela deu um verdadeiro espetáculo...

    ResponderExcluir
  6. Estou assistindo o clone porque é uma novela maravilhosa. Foi a melhor novela depois da escrava Izaura. Tem texto, tem fotografia, tem história e principalmente tem começo, meio e fim, tudo muito bem definido. Que os autores de hoje assistam e reflitam como se escrever um bom roteiro. Parabéns Glorinha!

    ResponderExcluir
  7. É realmente uma otima novela, tenho saudades de novelas boas como esta, coisa que ja não acontecem mais pois cada novela atual, umas piores que outras
    02 de fevereiro 2011

    ResponderExcluir
  8. Eu assisto todos os dias, a historio de Lucas e Jade é muito linda.Isso mostra que o amor pode vencer barreiras!

    ResponderExcluir
  9. eu simplismente AMO essa novela...e estou ate aprendendo a dançar a dança do ventre....acho muito sensual!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei assiste essa novela,é muito apaixonante.
    jase e lucas são um casal lindoooo...

    ResponderExcluir
  11. Pra mim foi a melhor novela da minha vida, me apaixonei completamente por ela.

    ResponderExcluir
  12. Essa novela esta de parabéns, foi uma das novelas mais magníficas que já assisti

    ResponderExcluir
  13. Novela perfeeeita, a melhor q ja assisti, sem falar q marcou muito a minha adolescência. Vê-la novamente me faz lembrar de td... Parabéns Glória, essa sua obra foi simplismente sensacional...

    ResponderExcluir
  14. essa novela é demais quando ela passou eu tinha 12 anos hoje estou com 21 amei quando passou e estou amando agora que está passando de novo pra mim foi e está sendo a melhor novela da globo amo todos os atores que participaram principalmente jade e lucas um casal perfeito que pena que eles não estão mais juntos bjusssssss!

    ResponderExcluir
  15. Para mim foi e sempre será a melhor novela do mundo...Gloria foi está de paabens...qd passou essa novela eu tinha apenas 15 anos e nessa epoca eu estudava a noite,,e lembro que eu largava cedo para ir correndo assistir em casa..Essa foi a novela que eu sempre sonhei que ela reprisasse....eu não perco por nada nem um capitulo....e ainda assisto pela net...ja acho que a novela esta interferindo na minha mida pessoal..so penso em jade e lucas.........se alguem quiser me add para trocarmos informaçoes sobre a novela estou comunidade do orkut " o Clone". alinesoares_surf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. AMEI ESSA NOVELA SEMPRE QUE ELA REPETI SEMPRE ASSISTIREI ELA FOI UMA NOVELA MUITO BEM FEITA MUITA LINDA.AMEI...

    ResponderExcluir
  17. essa novela foi simplesmente fantastica .......

    ResponderExcluir
  18. essa novela foi simplesmente fantastica....amei.

    ResponderExcluir
  19. simplesmente amei essa novela , e não me cansaria de ver la mesmo sem os eventuais cortes que estão tendo.Muito linda a história de lucas e jade, atores brilhantes pelos quais me entristeceu quando se separaram na realidade. torcia muito pelo amor deles...

    ResponderExcluir
  20. foi a novela da minha vida,agora que esta reprisando ainda me emociono,e é como se fosse a primeira vez..............

    ResponderExcluir
  21. a jade era uma vadia,só queria saber do lucas com um homem tão lindo e atencioso como o said

    ResponderExcluir
  22. Adoro essa novela,fala de amor, é gostosa,melhor novela......,as novelas de hoje sao muito chatas é so filho passando a perna em pai ,mae, irmao quem estiver na frente.

    ResponderExcluir
  23. a novela mais linda do vale apena ver de novo

    ResponderExcluir
  24. sara gostei muito novela é jade amiga?
    sara nascei=08/09/1978 de setembro?
    eu virgem ceita?
    porque menino ceita sara tenho problemas
    (FALA)?
    EU tenho 34 anos?

    ResponderExcluir
  25. amo o Murilo Benicio - lindo!!!!!!! Maravilhoso!!!
    Perfeito!!! Novela otima em todos os aspectos.

    ResponderExcluir
  26. Beijos p o Murilo Benicio. Lindo! Perfeito! Eu amo ele!

    ResponderExcluir
  27. e legal eu queria vem jade.e lucas junto pra sempremmmmmmmm

    ResponderExcluir
  28. Essa novela foi uma mega produção da TV brasileira que vai ficar para sempre em nossos corações

    ResponderExcluir
  29. Lucas é o homem q sempre sonhei...Queria ser Jade...

    ResponderExcluir
  30. essa novela marcou minha vida tenhos bons pensamentos a cada veis que assirto e foi na epoca que conhecir meu grande amor e minha mãe era vivar.

    ResponderExcluir
  31. adorei essa novela como muito s comentarios assirto a na net não perco nemum capit da novela amo a historia da jade e lucas mais fico pensad hj que ficaria com said que homem todas queriam kkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  32. so gostaria de mudar o final. o said e jade deveriam ficar juntos pq o lucas é um play boy q tem medo de tudo e fez jade sofrer d+ . sem contar q said é muito ++++++++++++++++ gato

    ResponderExcluir
  33. Eu ameeeiii essa novela, só acho q o bichinho do Said devia sofrer menos,e o Albieri ñ era pra ter ido embora com o Léo, foi injusto com a Edna e com a Deusa...
    Enfim, mas foi ótima...

    ResponderExcluir
  34. O clone é perfeito e incrivel..esse casal é o mais lindo de todos a melhor novela sem comparação as melhores musicas...sem falar q a jade é perfeita...Parabéns gostaria que passassem um episodio extra...rs

    ResponderExcluir
  35. Para mim a melhor novela que a Globo exibiu até hoje, assisti toda a primeira vez e agora no reprise nao perco um dia....Adoooooro!!!

    ResponderExcluir
  36. Muito boa, isso sim que é novela nao essas drogas que eles ficam passando hoje em dia, parabens aos autores!! Lembro que assisti essa novela quando era pequena e agora não perco um capitulo.

    ResponderExcluir
  37. foii uma das melhoras novela q ja assistii jade
    vc foii a melhor e a mel ,e o lucas tambem

    ResponderExcluir