terça-feira, 19 de outubro de 2010
O faturamento bilionário da Globo em 2011
Nas últimas semanas, a Rede Globo garantiu, para o ano que vem, um faturamento superior a R$ 1 bilhão com a venda de três de seus principais pacotes: Futebol, Fórmula 1 e Carnaval. Não bastasse o reajuste nos valores de tabela, a emissora abriu uma cota a mais em cada projeto. Com isso, conseguiu um incremento de 35% em relação aos negócios fechados no final do ano passado, saltando de R$ 922,5 milhões para R$ 1,248 bilhão – sem levar em conta os Top de 5 segundos. O maior incremento, de 42%, se deu com o fechamento, na semana passada, das quatro cotas nacionais para o Carnaval 2011, cujo faturamento subiu de R$ 60 milhões para R$ 85,2 milhões.
Os valores unitários foram reajustados em 6,5%, de R$ 20 milhões para R$ 21,3 milhões.
A corrida dos anunciantes pelas cotas da Globo pode ser exemplificada pelo que se viu na última sexta-feira, 15. Disponibilizado ao mercado às 16h30, o patrocínio ao Top de 5 segundos das transmissões da temporada 2011 da Fórmula 1 foi vendido às 17h30, por valor de tabela de R$ 25,5 milhões. As cotas principais da F1 já estavam fechadas pelas renovações das atuais 5 patrocinadoras, e por uma empresa de telefonia, que adquiriu a inédita sexta vaga. Os valores de tabela subiram de R$ 56,5 milhões para R$ 59,8 milhões – alta de 5,8%. Com as novidades, o faturamento da Globo com a principal categoria do automobilismo aumentou 27%, de R$ 282,5 milhões para R$ 358,8 milhões.
Entretanto, o projeto mais rentável para a Globo continua sendo o Futebol, que trocará as cinco cotas de R$ 116 milhões deste ano por seis de R$ 134 milhões – reajuste de 15,5% na tabela. Neste caso, os cinco atuais patrocinadores renovarem, e uma sexta cota foi aberta para abrigar uma empresa de refrigerantes. Com isso, a Globo sai de um faturamento estimado em R$ 580 milhões para R$ 804 milhões – alta de 38,6%. Isso sem contar o Top de 5 segundos comprado pela marca de material esportivo por R$ 42 milhões.
O projeto "Verão Espetacular", que no ano passado teve quatro cotas a R$ 7,9 milhões cada, renovou com quatro patrocinadores. O projeto prevê a transmissão ao vivo dos 16 eventos realizados aos domingos no "Esporte Espetacular", entre dezembro de 2010 a março de 2011
Já o "Big Brother Brasil", em sua última edição, acolheu cinco patrocinadores a R$ 13,5 milhões – sem contar as infinitas ações de merchandising. Enquanto isso, a minisérie "As Cariocas", de Daniel Filho, que estreia nesta semana, terá patrocínio de uma cervejaria, por R$ 2,9 milhões.
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