domingo, 31 de outubro de 2010

Mabi de Ti Ti Ti

Sabe aquelas irritantes crianças-prodígio que cantam, dançam e ainda são campeãs de soletração? A Mabi (Clara Tiezzi), de “Ti-ti-ti”, brinca com isso. Espécie de grilo falante, dona da verdade, a menina é um miniadulto (do tipo chato). Só que, levada muitos tons acima do realismo, cai na sátira e lava a alma do espectador que não se encanta com essas precocidades.


Não é à toa que ela virou um dos destaques da novela de Maria Adelaide Amaral. A personagem é a expressão concreta da melhor combinação do texto dela com a direção de Jorge Fernando. Não que a química da dupla não vá bem no restante da novela, muito pelo contrário, mas Mabi é um acerto completo. E a atriz, que apareceu na televisão no Futura, em “Teca na TV”, também.


Mabi sabe tudo de moda, parece ter engolido todos os manuais sobre o tema e gosta de exibir seus conhecimentos. Algumas de suas falas são verbetes. Outras, clichês surrados, que, tratados com humor, viram pérolas repolidas. Na semana passada, a atriz teve duas cenas bem ilustrativas disso tudo. Primeiro, apareceu ensinando Lipe (Davi Lucas) a transformar sua imagem. Para isto, ele teria que se vestir de outra maneira. O garoto resistia. E ela: “Ué, você não quer desafiar as convenções, transgredir?”, perguntou. “Então: o hábito faz o monge”, continuou, argumentando com mais uma frase feita do seu imenso repertório.


Logo em seguida, apareceu consolando a irmã mais velha, que estava triste por causa de um problema sentimental. Do alto do seu nariz, mandou esta: “Ô, minha irmãzinha, tão adolescente. Quando é que você vai crescer, heim?”. Mabi, pelo menos, já está do tamanho certinho.

2 comentários: