quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alterosa Esporte:Sucesso e fracasso


Alterosa Esporte é um programa esportivo de Minas Gerais, apresentado por Leopoldo Siqueira na TV Alterosa de segunda à sexta-feira entre 12:15 as 12:50.

O programa começou a ser exibido em 1997, com a apresentação de Rogério Corrêa (Hoje na TV Globo) com a bancada democrática, formada na época por Carlos Cruz (Atlético), Otávio di Toledo (América) e Neuber Soares (Cruzeiro). Leopoldo Siqueira era o repórter.


A História
Em 1996, Rogério Corrêa apresenta um apêndice esportivo dentro do Jornal da Alterosa. Os resultados são tão bons, que ele acaba convidado a apresentar um programa independente. Nasce, em 1997, o Alterosa Esporte, ainda sem a presença dos representantes das maiores torcidas de Minas. A ideia de ressuscitar uma antiga atração dos tempos da TV Itacolomi, onde torcedores comentavam a rodada esportiva, é do então gerente de programação da Alterosa Ricardo Massara. Um programa com espírito despojado, que traria de volta para a televisão mineira a irreverência das ruas, muito forte na cultura esportiva local. Esse conceito, diferenciado, faz o programa ganhar alguma evidência junto aos telespectadores e diversos testes com com profissionais de imprensa, quase todos dos Diários Associados, são realizados para encontrar aqueles que mais se adequassem ao estilo proposto. O jornalista Antônio Melane e o narrador Jorge Luis são pioneiros nessas primeiras formações, mas não permanecem. A emissora segue em busca de uma equipe ideal, um grupo de jornalistas/torcedores, bem articulados, que pudesse representar os anseios de seus pares na TV, democraticamente. Encontra-los dará início à era da "Bancada Democrática".


O jornalista Otávio di Toledo é o torcedor mais antigo da equipe, fazendo o papel de representante do América Mineiro desde a estreia da bancada em meados de 1997. O jeito interiorano, matreiro, perspicaz, associado a uma vivência no esporte pelos tempos em que foi jogador de futebol, encaixa-se muito bem no contexto da atração. O colega de Diário da Tarde Neuber Soares firma-se como representante do Cruzeiro, com um jeito muito peculiar de expor seus pensamentos. Neuber, repórter policial de origem, consegue conciliar visão crítica com a alma de torcedor que recomenda o posto, sempre com uma dose a mais de sarcasmo que lhe garante tanto a antipatia dos atleticanos como a simpatia dos cruzeirenses. Postura semelhante a do jornalista Carlos Cruz, que ocupa o posto de atleticano da bancada nos primeiros anos, embora sem o mesmo traquejo para a irreverência. Ele é substituído pelo ex-jogador Dadá Maravilha em 1998. Dario estava morando de favor nos dormitórios do Mineirinho e sua entrada no programa foi preciosa tanto para o Ibope do Alterosa Esporte quanto para sua vida particular. O carisma dele é responsável direto pela ascensão da audiência, que lhe rende altos contratos comerciais e uma volta por cima na carreira.


Dadá Maravilha, Toledo e Vibrantinho na época em que o AE dá picos de 20 pontos de IBOPE
O Sucesso
Os anos seguintes são extremamente positivos para a programação esportiva em Minas. Em 1998, o Cruzeiro chega às finais do campeonato brasileiro. Em 1999, é a vez do Atlético. A rivalidade de atleticanos e cruzeirenses ganha cada vez mais ressonância na TV. O Alterosa Esporte rapidamente chega à liderança da audiência, obrigando a Rede Globo Minas a mudar. Ela, que antes segue os passos da matriz carioca, passa a dar mais evidência ao futebol regional. Os protagonistas do programa ganham prestígio. Toledo emplaca o projeto de um programa regional itinerante, mostrando as belezas do interior de Minas - nasce o Viação Cipó, num momento em que a TV Alterosa amplia sua marca institucional para todo o estado. O Jornal da Alterosa com Benny Cohen e Laura Lima também é líder de audiência. Os bons resultados da emissora chamam a atenção da mídia em todo país e a Alterosa é case de comunicação para acadêmicos e o mercado. Seus profissionais começam a sofrer assédio de outros canais. Em 2000, diante de uma proposta superior, o apresentador Rogério Corrêa deixa o programa, para fazer parte do ambicioso projeto de esportes da rede PSN, com sede nos EUA.

Leopoldo Siqueira  no comando do programa


Leopoldo Siqueira, antes repórter, assume o comando e o Alterosa Esporte prossegue em sua trajetória de êxito junto ao público mineiro. As participações de Adriana Spinelli na reportagem dão a medida de uma cobertura esportiva bem-humorada e inteligente - é a fase áurea do programa, que chega a dar mais de 20 pontos no Ibope. Gota dágua para a Globo. Em 2001, surge a primeira investida para barrar esse crescimento: Dadá Maravilha deixa a bancada democrática, por conta de uma proposta salarial superior da concorrente, aliada a uma falsa promessa de ser levado para a Copa do Mundo da Alemanha como comentarista. Para o lugar dele é convocado o radialista paranaense, radicado em BH, Dudu Schechtel, que sai da quase desconhecida Rede Super, emissora de tv por assinatura da capital mineira, para se tornar ídolo atleticano na TV aberta. Conhecido do público por conta de um famoso programa de rádio, o carismático Dudu, sempre muito sincero sobre seus sentimentos em relação ao Galo, cria uma empatia poderosa com o público. Sua expontaneidade não só conquista as "viúvas" de Dadá, como também consegue agradar os adversários. Por essas e outras, a ofensiva global não dá certo: o Alterosa Esporte permanece líder, forçando a emissora a modificar novamente suas estratégias para cobertura esportiva em Minas. O Globo Esporte regional chega a contar com uma bancada de torcedores durante alguns meses, adaptando para suas características o conceito vencedor da TV Alterosa.

Leopoldo Siqueira em pé, Dudu, Toledo e Vibrantinho na bancada democrática

Movimento nos bastidores
No início de 2004, Neuber Soares, com aspirações políticas, entra em conflito com a direção dos Associados e deixa a bancada. Em seu lugar surge o empresário Marcelo Solmucci, que é muito bem recebido pela audiência e principalmente pela torcida do Cruzeiro. O programa ainda investe em Ivan Pinto, neto do radialista e cruzeirense histórico Aldair Pinto, que também não dá certo. No posto azul, estabelece-se o representante comercial e empresário Artur Rodrigues, o Vibrantinho, filho do locutor esportivo Alberto Rodrigues, substituto ocasional desde o tempo de Neuber. Vibrantinho, por não se revelar uma unanimidade entre os torcedores que representa, permanece na bancada por apenas um ano e meio, dando lugar ao ex-jogador de futsal Serginho. No início de 2007, Dudu, que já tem seu programa próprio na TV Alterosa, o 'Grafitte', e alegando desgaste interno, deixa a bancada e dá lugar ao ex-jogador e ídolo do Atlético Mineiro,Reinaldo, que não se adapta ao formato do programa, entrando em seu lugar logo em seguida o advogado Frederico Bolivar.

Neuber Toledo à esquerda foi titular do Cruzeiro na bancada
Quando os titulares têm que cumprir outros compromissos, o programa conta com substitutos eventuais. O relações públicas Bruno Tostes veste a camisa do Atlético em várias ocasiões. Jair Bala, ídolo máximo da torcida do América Mineiro, é o bem humorado "regra-três" de Toledo. A posição fora ocupada várias vezes por outro torcedor do clube, Carlos Mastrogiovanni, que faleceu em 2006. Com a ascensão do Ipatinga no futebol regional após duas finais estaduais, uma bancada eventual teve Rodrigo Lima como representante do time do Vale do Aço. Outros torcedores do interior de Minas também já marcam presença, mas Rodrigo é o mais frequente.


Atlético-MG
 Os desgastes
Após anos de sucesso, a TV Alterosa passa a sofrer diversos desgastes. O crescimento da Rede Record em todo o país interfere diretamente nos resultados do SBT, atingindo em cheio sua afiliada em Minas. Atuando no mesmo seguimento popular e contando com o caixa da Igreja Universal do Reino de Deus, a Record Minas assedia profissionais da Alterosa a partir de 2006. Os repórteres Patrícia Costa e Carlos Viana, além do apresentador André Vasconcellos, acabam mudando de emissora. A má-fase do canal de Silvio Santos reflete nos índices de audiência regionais. As duas empresas chegam a cogitar uma mudança de bandeira, com a Alterosa recebendo uma proposta alta para retransmitir o sinal da Record em Minas. A negociação não vai adiante, mas os gestores da rede evangélica permanecem causando grande estrago no mercado. Inflacionam os direitos de transmissão dos principais campeonatos regionais de futebol, numa tentativa de se estabelecer como referência esportiva. Em Minas, são contratados Dadá e Neuber para o projeto, que fracassa. Mas os bons resultados da programação nacional sustentam boas audiências locais.


Enquanto isso, no Alterosa Esporte fragilizado pelo fraco desempenho do SBT, uma crise extra se dá nos bastidores: em 2008, os representantes do Atlético e Cruzeiro, Bolivar e Serginho, se envolvem em uma discussão em pleno estádio do Mineirão durante a transmissão de um clássico pela internet - algo que destoa do espírito bem-humorado e pacífico sempre associado ao programa. Os dois acabam afastados pela direção.[1]. Bolívar se tranfere para a TV Galo; Serginho passa a ser comentarista na Rede Bandeirantes Minas. O incidente repercute negativamente. Por pouco mais de um mês, o programa abandona o formato da "Bancada Democrática", contando com a participação de ex-jogadores como Evaldo, Paulo Roberto Prestes e também de jornalistas dos Diários Associados. O formato ganha força a partir da boa performance de outro programa esportivo da emissora, o Bola na Área, produzido em parceria com a Rede Itatiaia de Rádio. Mas o formato que traz torcedores com voz ativa no ar, apesar de desgastado, ainda é muito forte para o horário do almoço de quem sintoniza a TV Alterosa.
Cruzeiro


Época atual
No final de maio de 2008, atendendo a pedidos do público, volta a "Bancada Democrática", permanecendo Otávio di Toledo como representante do América, Dudu como representante do Atlético e o músico Ronald Bauxita, da banda Código B, na função de torcedor do Cruzeiro. A direção aposta que Bauxita e Dudu, amigos de longa data, trarão de volta um espírito de paz abalado pelo incidente no Mineirão alguns meses antes. Os problemas, no entanto, não cessam. Menos de um ano depois, Bauxita, após um novo incidente na internet (que pesou ainda mais sobre uma avaliação negativa dos dirigentes da emissora sobre ele), deixa o programa. Dudu, após o fim de seu programa de TV próprio, alegando novamente desgaste junto à direção, pede demissão em pleno programa Ao Vivo, o que surpreende a todos.


Desde maio de 2009, a TV Alterosa tenta reparar a imagem do programa após tantos problemas de bastidores, buscando resgatar o espírito irreverente do Alterosa Esporte, grande responsável pelo seu sucesso junto aos telespectadores em MG. Para isso, traz de volta Dadá Maravilha (com Paulo Roberto Prestes fazendo suas folgas) e Vibrantinho (com Edu Lima cobrindo suas ausências), mantendo Toledo (com seu substituto Jair Bala) e Leopoldo Siqueira como equipe fixa. O programa ganha ainda reforços na produção e na reportagem. Hoje conta com a experiência de Péricles de Souza, um veterano da cobertura esportiva na emissora; Marcelo Jordy, editor experiente que atua como videorrepórter; e os jovens Rafael Martins e Maíra Lemos. Agora também conta com Sid Marcus, que voltou para emissora.

América-MG


A TV Alterosa passou por uma nova reformulação que transferiu o repórter Rafael Martins para a TV Brasília (do mesmo grupo da emissora mineira), contratou Mara Pinheiro (que já trabalhou na Tv Record Minas) e Paulo Leite. Após o termino do Caça Talentos do Tênis, Maíra Lemos foi para a Globo Minas


Quadros do programa
Gol de ouro: Prêmio para o gol mais importante dos times mineiros da rodada
Marcação Cerrada: A equipe do Alterosa Esporte escolhe um jogador para mostrar todos os seus lances na partida
Bolsa de craques: O Telespectador vota para os melhores jogadores de seus clubes na rodada
Gol Contra: Mostra as principais mancadas da semana.
Desafio da Bancada: Os participantes da bancada democrática participam de um desafio entre si em diversas modalidades esportivas e/ou culturais.
Bomba do Jaeci: Jaeci Carvalho, traz notícias em "primeira mão" de clubes do Brasil e exterior.
Caça Talentos de Tênis: Apresentado por Maíra Lemos. Programa novo que busca novos talentos no tênis.
Casca Grossa: Quadro de aventuras com Gustavo Abah.

*Fui telespectador assíduo do Alterosa Esporte, mesmo não sendo  fanático por futebol.O programa inovou, divertiu e teve a  merecida liderança na época, hoje varrida para debaixo do tapete e com a atual vice-liderança ameaçada, ou muitas vezes perdida pelo crescimento, inegável da Record no horário e como reflexo do bem- sucedido panorama nacional da emissora dos bispo Edir Macedo da Igreja Universal, em contrapartida da queda avassaladora do SBT.Talvez o troca-troca da bancada,  a falta de planejamento e investimento, também ajudaram no resultado.Continua um bom noticiário esportivo, mas bem inexpressivo.O Alterosa Esporte como um time de futebol atravessa uma má fase, o que não diminui seu passado de 'títulos'!

Comente sobre o Alterosa Esporte!Deixe sua opinião.

Um comentário: