terça-feira, 25 de maio de 2010

Por onde anda o cantor Salgadinho do Katinguelê?



A história de Paulo Alexandre Nogueira Salgado Martins, o Salgadinho, começou, graças ao convite de um amigo em um dia de eleição para um almoço. Lá, Salgadinho foi convidado para integrar o grupo Katinguelê tocando violão e cavaquinho.

Na época, em 1989, o grupo começava a fazer os primeiros shows em São Paulo. O primeiro lugar que acolheu Salgadinho e seus amigos foi no Barracão de Zinco, uma casa que tocava pagode na Av. Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo.

Em 1991, o primeiro disco acontecia, graças a uma coletânea com outros artistas, também no começo de carreira. Eliana de Lima, Exaltasamba e o grupo Pé de Moloque faziam parte CD que antecedia o primeiro trabalho solo do grupo.

Dois anos depois, graças ao "boom" do pagode nas rádios de São Paulo, o Katinguelê grava o seu primeiro trabalho e começa a excursionar pelo país com as caravanas, na esperança de um dia ter a oportunidade de se apresentar na televisão. Mas, segundo Salgadinho, a dificuldade para conseguir um espaço era grande, pois diziam que as músicas não condiziam com a imagem do grupo.

O primeiro programa em que o Katinguelê se apresentou foi no Sabadão Sertanejo, do SBT, e depois o convite se estendeu para os programas Luiz Lauro Show, Espaço Amador e, em 1994, o grupo consagrou-se com os sucessos Cilada, Corpo Lúcido e Pra Gente Matar Saudade.

Graças à boa aceitação, em 1995 o grupo assinou um contrato com a gravadora Continental e muitos CDs foram vendidos até, que, em 2000 decide sair da banda:

"Teve uma fase que iríamos distribuir o nome do grupo, e fiz uma proposta para ganhar um pouco mais, gravamos o sétimo CD e seis meses depois, saí do grupo".


Depois que saiu do Katinguelê, Salgadinho tirou alguns meses de férias e posteriormente aceitou o convite para ocupar o cargo de diretor artístico.

Em 2002 gravou o primeiro CD Solo, Lua de mel, pela BMG e, dois anos depois, o segundo CD chegou, graças a gravadora Arsenal.

No ano de 2006, o cantor lançou o seu primeiro trabalho gospel e ainda este ano começa a divulgar o segundo CD de louvores, intitulado Um Presente de Deus.


Na próxima segunda-feira (17), Salgadinho estréia uma temporada de shows no Villa Távola, no bairro de Bexiga, em São Paulo, além de estrear um novo ‘layout’ do seu site www.cantorsalgadinho.com.br


Fonte:O Fuxico

3 comentários: