sábado, 12 de fevereiro de 2011

Beatrice M. fala sobre Jacques Leclair e Victor Valentim:É a lama!É a lama!


Embora diferentes no estilo, Valentim e Jacques Leclair partilham do gosto de chafurdar na lama. Mesmo quando são vítimas de calúnia, tiram proveito das polêmicas e as revertem em seu próprio interesse. Mas afinal, se o lema do país é levar vantagem em tudo?


Uma lógica perversa e tipicamente brasileira, embora nenhum dos dois, ao menos em teoria,o seja. Acusado pela extinta revista SOS Babado e pelo extinto estilista Rony Pear de não ser o responsável por suas criações, Jacques Leclair em vez defender a sua integridade artística, preferiu um mísero cala-boca da Editora Sampaio,que consiste numa parca cota de publicidade.


Já Valentim, diante do boato de que a simplória Nicole Oliveira seria sua amante, instruiu a costureira a contar detalhes sórdidos para confirmar o seu estereótipo patético de latin lover.


O nível da disputa entre os dois estilistas ultrapassa o chão e alcança o esgoto. De onde, aliás, se origina a inspiração para golpes de marketing tão imundos quanto eficientes. A moda que eles produzem? Bem, este é o detalhe que menos importa. Ao menos, pra eles.


Mas o que é realmente de se admirar nessa história não é a postura de Leclair ou Valentim,e sim a participação deplorável da Editora Sampaio nessa mixórdia. Outrora uma editora de publicações d ignas e relevantes,ela infelizmente cedeu ao apelo do sensoacionalismo para fazer caixa.


No vasto lamaçal, em que chafurda a Editora, nem Moda Brasil se salva, já que terá de fazer matérias enaltecendo Jacques Leclair, para compensar as mentiras publicadas por SOS Babado.Mais um reduto da inteligência e do bom-gosto acaba de ser conspurcado. Oremos por esta perda.


No post anterior comentei que revistas de fofoca (como SOS Babado) servem ao menos para embrulhar peixe em feira. Sinto-me profundamente arrependida por ter escrito isso. Afinal, que mal fizeram os peixes para merecer tão deplorável fim?


Com as saudações de
Beatrice M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário