quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Sabrina, Aprendiz de Feiticeira

Sabrina, the Teenage Witch (No Brasil:Sabrina, Aprendiz de Feiticeira) é uma série norte-americana da ABC inspirada nos Quadrinhos da Archie Comics:Sabrina The Teenage Witch, cuja personagem principal é a Sabrina, uma adolescente que aos 16 anos de idade começou a usar os seus poderes por ser uma bruxa. Interpretada por Melissa Joan Hart, Sabrina tem agora que controlar os seus poderes, nomeadamente na escola e com os seus colegas. Sabrina é sobrinha de duas irmãs que vivem juntamente com ela e tem um gato preto que fala, chamado Salem. Foi exibida nos Estados Unidos pelos canais ABC de 1996 até 2000, e The WB, de 2000 até 2003.


No Brasil a série foi exibida pelos canais Nickelodeon, Rede Globo, Rede Record, TV Guaíba e a versão de desenho animado pelo SBT.


A Série
Era um comédia de situação (sitcom) que girava em torno de Sabrina, uma adolescente que foi morar com suas tias Hilda e Zelda e Salem, o gato preto de estimação delas. Em seu aniversário de 16 anos, suas tias a contaram que era uma meia-bruxa, já que sua mãe era uma mortal e seu pai um bruxo. Foi alertada que ficaria proibída de ver a própria mãe no princípio, caso contrário sua mãe se transformaria em uma bola de cera. Ela então desenvolveu poderes mágicos, usando-os para ajudar aqueles que amava e a si prórpia, mas seus feitiços quase sempre terminavam em desastre e confusão. Aos poucos e com o passar do tempo ela foi aprendendo a domá-los, e sempre lutando para guardar seu segredo.


O programa começou com as aventuras de Sabrina e seus problemas mágicos e comuns no colégio da fictícia cidade de Westbridge, localizada perto de Boston, Massachusetts. Onde namorou o colega Harvey Kinkle. Nas temporadas finais, Sabrina formou-se e foi para a faculdade, na fictícia Adams College, namorando outros rapazes após terminar com Harvey e então foi ser independente trabalhando em um jornal local. A série termina com o casamento de Sabrina com o namorado atual Aaron, mas no final, ela abandona o altar para fugir com seu verdadeiro amor, Harvey Kinkle.

Filmes
Dois longas-metragens foram lançados em virtude do grande sucesso da série, e até hoje são reprisados eventualmente na Sessão da Tarde, são eles:
Sabrina na Austrália e Sabrina vai a Roma


DVD
A série foi lançada em DVD nos EUA em 6 de março de 2007 e mais tarde no Canadá, Austrália e Reino Unido, onde já pode-se adquirir os boxes das quatro primeiras temporadas, distribuídas pela Paramount. No Brasil a Paramount ainda não prevê o lançamento.


Exibição na televisão brasileira

Nickelodeon

O maior sucesso obtido pela série ocorreu no canal infantil de TV por assinatura Nickelodeon (Nick) que exibiu a série para o Brasil em horários variados. Até 2001 foi exibida na faixa das 19h de segunda à sexta logo após Kenan & Kel. A partir de 2002 foi exibida às 22h30 de segunda à sexta e permaneceu neste horário até 2005, quando foi mudada para as 17h30 de segunda, quarta e sexta. Em 2006 a série já não era mais exibida pelo canal.



Rede Globo


Entre 1998 e 2000, foi exibida pela manhã na Rede Globo, nos programas infantis de Angel Mix de segunda à sexta e na Sessão Desenho(aos sábados), inclusive as reprises.



Rede Record


Entre 2001 e 2003, foi exibida pela manhã na Rede Record, no programa infantil Eliana & Alegria, também foram exibidos à tarde, inclusive aos finais de semana.


SBT


Em 2004, o SBT exibiu a versão animada de Sabrina no programa infantil Bom Dia & Cia, mais tarde foi transferido para o bloco de desenhos Festolândia e em seguida para o Sábado Animado. O SBT cancelou a exibição do desenho em 2006 sendo substituído por Hi Hi Puffy AmiYumi.



TV Guaíba


Até maio de 2007 a extinta TV Guaíba TV2 Guaíba Porto Alegre exibiu a série no horário das 11 horas da manhã de segunda a sexta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário