terça-feira, 29 de junho de 2010

Quem é Rita Buzzar...a autora de 'Ana Raio e Zé Trovão?


Rita Buzzar
Paulista, nascida em 1961, é mais conhecida por seus trabalhos como produtora, embora também tenha trabalhos como diretora e roteirista. Formou-se pela Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo – ECA/USP e em 1987 fundou a produtora Nexus Cinema, cujo primeiro filme foi Vera, de Sérgio Toledo, ganhador do Urso de Prata de melhor atriz para Ana Beatriz Nogueira no Festival de Berlim. Na Escola de Cinema de San Antonio de Los Baños, em Cuba, participou de workshops de roteiro ministrados pelo escritor Gabriel Garcia Márquez (1988) e pelo Sundance Institute (1989). Dirigiu, em 1983,Qualquer um, curta em 16 mm, prêmio de melhor filme pelo júri popular na Jornada de Cinema da Bahia. Foi assistente de preparação em Um trem para as estrelas (1987), de Carlos Diegues, e continuísta em Dedé Mamata (1987), de Rodolfo Brandão. Na televisão, foi co-autora da minissérie Rosa dos rumos (1990) e da novela A história de Ana Raio e Zé Trovão (1990), ambas na Rede Manchete, além de ter produzido e dirigido documentários para a TV Cultura e de ter integrado o departamento de dramaturgia do SBT entre 1994 e 1995. De volta ao cinema, escreveuLara (1999), de Ana Maria Magalhães, e escreveu, dirigiu e produziu o documentárioCarandiru.doc (2002). Em 2004, escreveu e produziu a estréia nos cinemas de Jayme Monjardim,Olga, adaptação da biografia da esposa de Luiz Carlos Prestes escrita por Fernando Morais. O filme ganhou os prêmios de melhor atriz (Camila Morgado) no Festival Latino Americano de Washigton, melhor direção e filme pelo júri popular no Festival de Viñas Del Mar, além de premiações no Brasil, como as oferecidas pelo SESC-SP (filme, direção e atriz pelo júri popular), pela Academia Brasileira de Cinema (direção de arte, figurino e maquiagem), e pela ABC (direção de fotografia e direção de arte). Roteirizou também o longa-metragem Budapeste, versão para o cinema do romance de Chico Buarque, com direção de Walter Carvalho, rodado no início de 2008. Seus próximos projetos de produção são os longas Cide & Alice e Boletim de ocorrência, ambos em fase de captação.

2 comentários:

  1. RITA BUZZAR FOSTE JUNTO COM MARCOS CARUSO A MELHOR PRODUTORA DE NOVELA QUE JÁ SE FEZ NESTE PAÍS. COM A DIREÇÃO DE JAIME MONJARDIM A NOVELA SE TORNOU UM ÍCONE DA NOSSA TELEDRAMATURGIA. NUNCA MAIS FARÃO UMA NOVELA TÃO EXCELENTE COM DE "ANA RAIO E ZÉ TROVÃO". FICO TRISTE EM VER DOIS TRABALHOS EM EMISSORAS DIFERENTES LANÇADOS NESSE MÊS (ABRIL) QUE A MEU VER SÃO DOIS LIXOS. TE AMO. RIPAMONTI.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Ripamonti! Rita, estou lendo um livro teu, pq achei o texto da novela muito bem escrito! Parabéns pela novela!

    ResponderExcluir