segunda-feira, 28 de junho de 2010

CQC:(Custe o Que Custar)





Custe o Que Custar

Custe o que Custar
CQC - Custe o que Custar (BR)

Estúdio do programa, em 2008
Informação geral
Formato Programa de auditório
Género Humor
Comédia Stand Up
Classificação etária DJCTQ (Brasil)
Duração 2 horas
Criador Diego Guebel
Mario Pergollini
País de origem Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Diego Barredo (2008)
Juan José Buezas (2009)
Gonzalo Marco (2010)
Produtor(es) Diego Guebel (executivo)
Diego Barredo (gerência de produção)
Marcelo Zaccariotto (coordenador de conteúdo)
Douglas Kuruhma (produtor de conteúdo)
Guga Noblat (produtor de conteúdo)
[João Mesquita]] (produtor de conteúdo)
[Daniel Cronfli]] (produtor de conteúdo)
Marco Aurélio Gois (redator)
Paulo Filho
Renata Varella (coordenação)
Apresentador(es) Marcelo Tas
Rafinha Bastos
Marco Luque
Elenco original Rafinha Bastos
Marco Luque
Rafael Cortez
Danilo Gentili
Felipe Andreoli
Oscar Filho
Mônica Iozzi
Tema de abertura "Electric Head, Pt.1 (Satan In High Heels Mix) (White Zombie) e "Shoot To Thrill" (AC/DC)
Tema de
encerramento "Funky Mama" (Danny Gatton)
Exibição
Emissora de
televisão original Rede Bandeirantes
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 17 de março de 2008 - presente
Qt. de temporadas 3
N. de episódios 102 (em 28 de Junho de 2010)


Custe o Que Custar (ou CQC) é um programa de televisão de humor, de frequência semanal (atualmente passa-se às segundas-feiras), transmitido desde sua estreia, no dia 17 de março de 2008, pela Rede Bandeirantes. É apresentado por Marcelo Tas, tem em sua bancada Marco Luque e Rafinha Bastos. As reportagens ficam a cargo de Rafael Cortez, Danilo Gentili, Felipe Andreoli, Oscar Filho e Mônica Iozzi - esta última, escolhida no programa de 28 de setembro de 2009 no concurso para eleição do oitavo integrante. A censura do programa é de 12 anos. Sua reestreia foi em 15 de março de 2010, mas completou dois anos em 17 de março de 2010

O programa trata os fatos políticos, artísticos e esportivos da respectiva semana com pitadas satíricas e humorísticas, brincando com as informações. Um trio de apresentadores apresenta as notícias de modo diferenciado e os repórteres abordam pessoas públicas, como políticos, celebridades e jornalistas com perguntas pouco discretas e convenientes a fim de promover as mais inesperadas reações, de certo modo fazendo jus ao nome do programa.

O formato é oriundo da Argentina sob o nome Caiga Quien Caiga que é exibido desde 1995 no país.

Índice
1 História
2 Quadros
2.1 Piores Notícias da Semana
2.2 Luque Responde
2.3 Repórter Inexperiente
2.4 Top Five
2.5 CQTeste
2.6 Teste de Honestidade
2.7 Assessor de Imagem
2.8 CQC no Congresso
2.8.1 Censura
2.9 Controle de Qualidade
2.10 Proteste Já!
2.10.1 Polêmica com a prefeitura de Barueri
2.11 CQC Investiga
2.12 Cadeia de favores
2.13 Fala na Cara
2.14 Palavras Cruzadas
2.15 Trabalho Forçado
2.16 Cidadão em Ação
3 Prêmios
4 Referências
5 Ligações externas

História

Marcelo Tas, Danilo Gentili, Daniella Cicarelli (convidada especial) e Marco Luque (ao fundo na bancada) e Rafael Cortez na plateia nos bastidores do programa.Estreou em 17 de março de 2008[1] em parceria da Band com a Eyeworks-Cuatro Cabezas, produtora do original Caiga Quien Caiga.

A primeira polêmica do programa foi a proibição dos integrantes do programa de fazerem reportagens no Congresso Nacional. Com isso, foi criada a campanha "CQC No Congresso" que colheu milhares de assinaturas para poder voltar a fazer matérias no local.[2]

No começo, o programa tinha o quadro "Repórter Inexperiente", onde Danilo Gentili interpretava o papel de um profissional da imprensa que se atrapalhava na hora de entrevistar personalidades. O quadro ficou pouco tempo no ar devido ao seu sucesso, impedindo assim novas brincadeiras que Danilo fazia, pois não faziam mais efeito.[3] Danilo, no entanto, continuou na atração.

Em agosto de 2008, o CQC enviou Felipe Andreoli para fazer a cobertura das Olimpíadas de Pequim.[4]

Rafael Cortez se envolveu em polêmica internacional no Festival Internacional de Cinema de Veneza em setembro de 2008. O repórter conseguiu invadir o tapete vermelho para tentar entrevistar as celebridades.[5] Cortez acabou sendo detido pela polícia Italiana.

No final do ano de 2008, o programa levou o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA)[6] como o melhor programa humorístico do ano.

Em 9 de março de 2009, o programa iniciou sua segunda temporada.[7] O programa teve seu cenário e vinhetas alteradas para a temporada de 2009. Ainda, o CQC estreou novos quadros como o "Palavras Cruzadas", onde duas pessoas diferentes respondem as mesmas perguntas e o "Fala Na Cara", onde as pessoas podem falar pessoalmente sobre o que pensa sobre determinados político.[8]

Em abril de 2009 o programa levou o Troféu Imprensa de melhor programa humorístico de 2008.[9]

No entanto, o CQC acabou tendo que enfrentar problemas judiciais. Ao chamar o quadro "Palavras Cruzadas", o apresentador Marcelo Tas se confundiu e chamou a atriz pornô Pamela Butt de prostituta.[10] Tas se corrigiu, mas Pamela entrou com processo judicial contra o CQC.


Em setembro de 2009, foi feito um concurso para escolher mais um Réporter para o programa. Entre mais de 28 mil escritos, Mônica Iozzi foi a vencedora e é a única mulher do grupo.

Em 31 de outubro de 2009, Danilo Gentili foi detido pela polícia enquanto gravava uma matéria sobre a política de tolerância zero implantada na cidade de Assis contra a vadiagem. Na ocasião estava disfarçado de mendigo. Danilo foi algemado e levado até a delegacia por perturbação do sossego e desacato.

Em 10 de dezembro de 2009, o CQC transmitiu um especial sobre a copa do mundo de 2010, mandando para a África do Sul, Felipe Andreoli e Rafael Cortez. O especial falava sobre os grupos da copa, as obras de construção e outros.

A nova temporada estreou no dia 15 de março de 2010.

Para fazer a cobertura da Copa do Mundo de 2010, o CQC enviou Felipe Andreoli e Rafael Cortez novamente para matérias não só com a seleção brasileira como em outros jogos e treinamentos de outras seleções.

Quadros
Uma característica do CQC é ter quadros definidos. Entretanto, estes representam parte minoritária do programa, já que entrevistas diversas em eventos tomam a maior parte do programa. Alguns quadro mudam de uma temporada para outra.

Piores Notícias da Semana
São três notícias semanais que não são veiculadas na televisão ou então são divulgadas com reconhecimento algum. Normalmente são exibidas notícias ruins ou sem finalidade ou interesse algum. Como piada recorrente, na última notícia, Marco Luque surta e, em uma tomada gravada que é exibida na hora como se fosse ao vivo, sai correndo do estúdio e tenta cometer suicídio de forma humorística, como por exemplo, enfiando a cabeça em um forno de micro-ondas. Após isso, Luque volta para a bancada, já acalmado, e o quadro se encerra.

Luque Responde
Apresentado por Marco Luque são perguntas que o próprio responde com respostas sem sentido, erradas e bizarras. Ele não responde no palco, mas sim num local parecido com um escritório, com vários itens infantis e estranhos, mas o pior é quando ele tira as perguntas de dentro da própria boca provocando repulsa. As perguntas são enviadas por email.

Repórter Inexperiente
É um quadro extinto, mas talvez um dos que tiveram mais sucesso na história do programa. Nele, o "repórter inexperiente", interpretado por Danilo Gentili, fez entrevistas com celebridades como Gretchen, Padre Marcelo Rossi, Mãe Dinah, Eduardo Suplicy, Márcia Goldschmidt, José Luiz Datena, Marcelinho Carioca, Padre Quevedo, Luciano do Valle, Roberto Cabrini, Leão Lobo, entre outros. O fato é que, como o próprio título diz, o repórter é supostamente inexperiente, por isso faz trapalhadas e perguntas inusitadas aos seus entrevistados.

O quadro saiu do ar porque foram feitas limitadas entrevistas. Depois do sucesso do programa, ninguém mais cairia na brincadeira do repórter inexperiente. Segundo Danilo Gentili, existe possibilidade do quadro voltar ao ar.[11] Entretanto, na centésima edição do programa (exibida em 14 de junho de 2010), Danilo Gentili se disfarçou e entrevistou o ex-Presidente do Brasil Itamar Franco.

Top Five
Quadro do programa mostra as cinco melhores "pérolas" da televisão brasileira ao longo da semana (bem como algumas notícias estranhas anunciadas em telejornais). Alguns programas trazidos frequentemente são o Bom Dia & Cia (com Priscilla Alcântara e Yudi Tamashiro - de segunda a sexta), Ronnie Von, Arena SporTV (com Cléber Machado), TV Culinária (com Palmirinha Onofre), Sábado Animado, Domingo Animado e Programa Silvio Santos (ambos apresentados por Maísa Silva e Silvio Santos).Certa vez, houve até um "bonus track" que mostrou o próprio repórter do CQC, Rafael Cortez dançando a Dança do Créu, no programa de Raul Gil, uma das "vítimas" do repórter inexperiente, personagem do CQC. Outra característica do quadro é ter como música de fundo "Enter Sandman", do Metallica.

Além disso, a apresentadora-mirim do SBT, Maísa Silva (chamada por Marcelo Tas de "mini-petiz" e por Rafinha Bastos de "anão disfarçado" e "androide"), tornou-se uma espécie de "mascote" do quadro, sua presença tendo tornado-se quase obrigatória a cada semana - seja apresentando o Sábado Animado aos sábados, seja interagindo com Sílvio Santos aos domingos - de forma que sua aparição no ranking pode ser deduzida pelo fato de Tas incitar o público a tentar adivinhar quem estaria na colocação que ela ocupa na semana.

O Top Five foi um dos quadros que "revelou" o "maior segredo da televisão brasileira", como Marcelo Tas diz, que é quando Maísa Silva revela que Silvio Santos usa peruca.

CQTeste
O CQTeste é um quadro apresentado por Rafael Cortez. Ele tem por intenção supostamente testar a inteligência das celebridades. A primeira a passar pelo crivo do programa, em sua estreia, foi a apresentadora Patrícia Maldonado. Desde então, Nanny People, Zé do Caixão, Milton Neves, Neguinho da Beija-Flor, Neto, Leila Lopes, Mulher Melancia, João Gordo, Nando Reis, Pâmela Butt, Rita Cadilac, Kelly Key e outros já foram alvo do teste.

Cinco perguntas são feitas pelo repórter e o entrevistado tem 300 segundos para responder; a cada resposta certa, o cronômetro é parado; para as respostas erradas, 60 segundos são descontados do tempo; os segundos restantes depois da última pergunta equivalem ao coeficiente de inteligência do artista, segundo o CQTeste.

O campeão do CQTeste de 2008 foi o músico Roger Moreira, líder da banda Ultraje a Rigor (264 pontos) e a última colocada foi a atriz, cantora e apresentadora Mariana Kupfer (18 pontos negativos).

Na temporada de 2009, um novo ranking foi estabelecido, e novas celebridades como Luana Piovani (com quem o quadro estreou), Maguila, Richarlyson, Ronaldo, Adriana Bombom, Gretchen, José Luiz Datena, Falcão, MV Bill, Margareth Menezes e Inri Cristo já passaram pelo crivo do programa. O vencedor da temporada de 2009 é o músico Rogério Flausino, líder da banda Jota Quest (que marcou 254 pontos), tendo na última posição o cantor Sidney Magal (89 pontos negativos). Ele ocupava a última posição antes dela ter sido tomada pelo piloto de Fórmula Indy Tony Kanaan (107 pontos negativos), porém Kanaan solicitou uma reavaliação, transmitida em 14 de dezembro de 2009, e obteve uma nova pontuação (21 pontos negativos), fazendo Magal voltar à última posição.

Na temporada de 2010, um novo ranking foi estabelecido, só que com diferenças:

Na 5ª pergunta, o convidado pode escolher uma categoria ou escolher a "pergunta coringa", que vale o dobro de tempo se acertada (um aumento de 120 segundos no tempo do convidado), ou o dobro de perda de tempo no resultado final (uma perda de 120 segundos).
O "telefonema amigo" pode ser dado a qualquer momento.
Os internautas podem enviar perguntas para o CQTeste pelo site do programa.
Até o momento, a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano lidera a disputa de 2010 com 265 pontos. Todavia, a última colocação está com o estilista Ronaldo Ésper, com 134 pontos negativos.

Teste de Honestidade
Danilo Gentili faz o quadro Teste de Honestidade, armando arapucas para pessoas, visando testar a honestidade do brasileiro. No primeiro quadro. Danilo Gentili foi às ruas de São Paulo para mostrar como anda a honestidade dos habitantes de lá. O repórter mostrou como as pessoas se comportam em situações cotidianas que colocam em prova a boa índole do cidadão, como quando se recebe o troco errado. Houve quem devolveu e quem embolsou a quantia extra.

O repórter ainda "esqueceu" o celular em local público e depois ligou para o número, avisando que havia perdido. Em um dos casos, o homem atendeu e devolveu. Outro, que estava a poucos metros do repórter, mentiu, dizendo que já estava no carro. Em outro caso ainda, uma mulher, surpreendentemente, disse que havia achado o celular e que não o devolveria. Para reaver o aparelho, o repórter precisou da ajuda da polícia.

Outros Testes de Honestidade envolveram a perda de dinheiro, reavido ou não e o caso de um motorista de táxi que cobrou, em uma corrida, um valor maior do que o real.

Assessor de Imagem
Warley Santana faz o papel de Assessor de imagem, simulando entrevistas com personalidades da política, se passando por repórter do programa Em Foco, que supostamente se propõe a mostrar o lado humano da classe política. Warley coloca os entrevistados em situações engraçadas, sugerindo frases "de efeito" a serem ditas por eles, bem como poses para a chamada do programa.

O quadro foi extinto a partir da segunda temporada.

CQC no Congresso
O programa lançou uma campanha para os repórteres do CQC voltarem a fazer reportagens no Congresso Nacional. Eles foram proibidos de ingressar lá sob a alegação de que não seriam jornalistas e, por isso, não teriam o direito expresso de realizar entrevistas lá. Depois de algumas semanas e 260.021 assinaturas, o CQC teve o direito de entrar no Parlamento divulgado em 30 de junho de 2008.

Na temporada 2010, Mônica Iozzi substitui Danilo Gentili, que fazia as matérias no congresso para que ele apresentasse o Proteste Já.

Censura
Sob a alegação de que os integrantes do programa são muito duros com os políticos e também por problemas com relação aos comentários ditos pelos integrantes, foi noticiado que a direção da Rede Bandeirantes estaria censurando o programa, que deixou de ser ao vivo por um período. Danilo Gentili foi orientado a não comparecer ao movimento "Fora Sarney" que ocorreu em 1 de julho de 2009.[12]

Controle de Qualidade
Apresentado por Danilo Gentili. O quadro busca atestar a qualidade dos deputados federais eleitos pelo povo, devendo eles responder a perguntas sobre notícias ligadas ao Governo Federal publicadas nos jornais. O quadro revela o perfil político nacional pelas atitudes dos parlamentares diante da equipe do CQC: enquanto alguns procuram fugir das câmeras, boa parte dos que aceitam responder demonstram desconhecer os assuntos tratados.

Proteste Já!
Outro quadro de sucesso é o "Proteste Já", apresentado por Rafinha Bastos. Este mostra problemas de comunidades como a dengue, o tratamento de esgoto, transporte precário de crianças, as dificuldades de pessoas deficientes a ter acesso a locais, obras inacabadas, entre outros. Após realizar a matéria, Rafinha cobra soluções e prazos das autoridades através de garantias para que o problema seja solucionado.

Em 2010, foi anunciado que Rafinha Bastos deixaria o comando do quadro para gravar o programa A Liga, da mesma produtora de CQC. Danilo Gentili assumiu o lugar de Rafinha, porém, este voltou ao quadro no fim de abril de 2010.

Polêmica com a prefeitura de Barueri
Uma das matérias deste quadro que mais rendeu audiência foi a primeira matéria do quadro na temporada de 2010, que marcou a estreia de Danilo Gentili no quadro, junto com Rafinha Bastos. Nesta primeira matéria, era mostrada a doação de uma televisão LCD, equipada com um sistema GPS instalado posteriormente, que foi doada para uma escola de Barueri, na Grande São Paulo. Através do GPS, foi descoberto que a televisão havia sido desviada para a casa de um dos funcionários da escola.

A matéria causou polêmica por ter sido previamente censurada, através de ação impetrada pelo prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), e aceita pela juíza Nilza Bueno da Silva, da Vara da Fazenda Pública de Barueri. A alegação era de que poderia haver sensacionalismo e por isto a prefeitura deveria ter conhecimento da mesma antecipadamente. O apresentador Marcelo Tas, durante o programa, afirmou que a atitude era considerada censura prévia, pois a matéria foi censurada sem ter sido assistida e, ao contrário do que foi alegado, foi dado o direito de resposta.

A reportagem foi liberada e exbida na semana seguinte, no dia 22 de março de 2010. Um dia depois da estreia da temporada, Danilo Gentili foi à prefeitura de Barueri, onde entrevistou o prefeito Rubens Furlan. Ao ser perguntado sobre a censura da matéria, o político proferiu:

"Não foi censura. Minha secretaria jurídica que viu essa estupidez de vocês. Vocês são uns babacas, sem nenhum talento, uns tontos, malandros, que se veem no direito de ridicularizar o Congresso. Quem são vocês? Fala para mim… Quem são vocês? […] [Gentili responde: Danilo Gentili prazer, tudo bom?]. Eu não vou cumprimentar você. Babaca eu não cumprimento. […] Vai ver quem é aquele careca debochado, aqueles palhaços tontos sem nenhum talento, que se prestam a desmoralizar os outros. Vocês são uns babacas, que se prestam a desmoralizar as pessoas. E a democracia, se você quer saber, é o que permite a gente como vocês fazer o que vocês estão fazendo. Custe o Que Custar, estes babacas. E sabe por que eu tô conversando com você? Para mostrar para você que você é absolutamente nada diante da luta que desenvolvemos para democratizar o país e para permitir para você e aqueles babacas do CQC possa falar… custe o que custar."

— Rubens Furlan

[13][14]

O prefeito recebeu a televisão e entregou um documento de confirmação para Gentili. A entrevista também foi exibida no dia 22 de março, após a exibição do quadro. O desembargador Marrey Uint, da 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, solicitou ao Ministério Público que investigue possíveis crimes dos envolvidos no caso e divulgou a seguinte declaração, lida por Marcelo Tas durante o programa:

"Não existe democracia sem imprensa livre. A constituição em vigor consagra manifestação de pensamento, criação e expressão sem nenhuma restrição. Esta matéria acabou de demonstrar no mínimo uma falta de observância dos princípios da moralidade e da legalidade; é um flagrante à contradição entre os depoimentos dos entrevistados, como o do senhor secretário da educação, da senhora diretora da escola e dos funcionarios municipais, inclusive o tal sintonizador. "

— Marrey Uint

A exibição do quadro fez com que o programa batesse seu recorde no ano, com média de 5 pontos e picos de 9 pontos. [15]

CQC Investiga

O quadro satiriza programas e reportagens televisivos que propõem elucidar fenômenos considerados paranormais. A matéria que inaugurou a atração, em 21 de julho de 2008, foi sobre OVNIs em Alto Paraíso de Goiás. O repórter Danilo Gentili também entrevistou anões na cidade de Itabaianinha e investigou a suposta divindade do religioso Inri Cristo, no Distrito Federal. O quadro não tem periodicidade definida. É caracterizado pela trilha de abertura do seriado norte-americano The X-Files e pelo bordão, geralmente dito na abertura da reportagem, "Isso é motivo de muito, muito mistério".

Uma matéria que gerou bastante repercussão e audiência foi a que Danilo Gentili foi preso em Assis, em 11 de novembro de 2009, ao investigar a lei contra a vadiagem naquela cidade.

Cadeia de favores
Novo quadro do programa, que estreou no dia 8 de dezembro de 2008. Traz Rafinha Bastos realizando trocas de objetos com pessoas anônimas ou famosas. A cada troca, Rafinha tenta fazer com que consiga um objeto de maior valor, até que possa ajudar uma instituição ou comunidade, dentro de um objetivo previamente definido.

A estreia do quadro foi quando Rafinha ajudou com apenas um botão de um aluno da escola municipal de São Paulo (SP), trocando com vários objetos com anônimos e famosos, até chegar um caminhão lotado com o novo material escolar e até computadores para o ano letivo de 2009.

Fala na Cara
O quadro estreou no CQC logo no primeiro programa da temporada 2009. A cada semana, um novo político participa do quadro onde pessoas são abordadas na rua por um repórter do CQC, que faz perguntas sobre o político convidado que, dificilmente tem um bom passado, o que faz com que o político seja "xingado". Para a surpresa do entrevistado, o político, que estava dentro de um veículo ouvindo tudo, sai e conversa com a pessoa esperando que tudo seja dito novamente mas dessa vez, na sua frente, deixando o entrevistado em saia justa.

Palavras Cruzadas
Outro quadro que teve início na temporada de 2009, é sempre exibido antes do final do programa e apresenta duas pessoas famosas (de reputações diferentes) respondendo a uma série de perguntas. Como consequência de os entrevistados serem "diferentes" um do outro (por exemplo, Inri Cristo e Toninho do Diabo, no programa de 20 de abril de 2009), ambos acabam dando respostas bastante divergentes à mesma pergunta. Na data 21 de dezembro de 2009 penúltima segunda-feira de 2009, o Palavras Cruzadas foi especial, feito com Rafinha Bastos e Marco Luque.

Trabalho Forçado
Estreou na 3ª temporada. Tem como objetivo levar personalidades da política ou da TV a fazerem trabalhos populares, como trabalhar em restaurantes e construções, por exemplo. Nas duas primeiras exibições, o quadro contou com as participações do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o ex-jogador Neto.

Cidadão em Ação
Quadro da terceira temporada do CQC, comandado por Danilo Gentili, mostra a ação de pessoas comuns que tentam evitar que alguma coisa aconteça de grave com a população. As pessos tem que agir como um cidadão honesto e ajudar as pessoas. Na sua estreia, um ator se passava por um motorista que ia buscar seu carro num estacionamento privado, só que embriagado. Outra situação foi a de um motorista de uma van escolar completamente bêbado. Gentili testa o que as pessoas farão para evitar uma tragédia.

Prêmios
APCA - (2008 e 2009)
Prêmio Contigo - (2008)
Troféu Imprensa - (2008 e 2009)
Prêmio About Mídia - (2008)
Prêmio Qualidade Brasil - (2008 e 2009)
Prêmio Tudo de Bom! Jornal O Dia - (2008)
Prêmio Extra- (2009)

Um comentário: