domingo, 14 de julho de 2013

'Globo Rural':Programa de Domingo, 14/07/2013


O Brasil é o maior produtor de laranjas no mundo, com aproximadamente 25% da safra mundial. Além disso, é responsável por 60% da produção mundial de suco de laranja e campeão de exportações do produto.

Os números são animadores e resultado dos esforços dos produtores do interior do estado de São Paulo, que concentra os maiores pomares do país. O problema é que hoje eles enfrentam o amarelão, uma grave doença de causa bacteriana que já os obrigou a arrancar 22 milhões de árvores. O “Globo Rural” deste domingo (14), vai até o município de Santa Lúcia, onde o amarelão apareceu pela primeira vez no Brasil.

Em Araraquara, a repórter Priscila Brandão confere as ações de controle da doença e de combate ao mosquito psilidio, responsável pela disseminação da bactéria. E conversa com pesquisadores do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) que vem investindo em pesquisas para descobrir uma forma eficiente de exterminar a praga.

Ainda no interior do estado, no município de Matão, Priscila mostra como uma grande fazenda produtora de laranjas tem manejado suas plantações para manter a doença sob controle. Estima-se que 7% dos pomares brasileiros são afetados pelo amarelão. Nos Estados Unidos, segundo maior produtor, a estimativa chega a 30%. A doença também é conhecida por Greening ou Huanglongbing (HLB).

O programa traz também uma reportagem sobre como a tecnologia tem ajudado na recuperação de cavalos de competição em Uberlândia, município do Triângulo Mineiro. Ana Dalla Pria esteve em um haras da região para ver como funciona o termógrafo, que utiliza o calor para identificar lesões musculares nos animais.

O “Globo Rural” vai ao ar aos domingos, logo após “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, e de segunda a sexta, após o “Telecurso”.

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário