quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Globo se defende da acusação de Pirataria de Imagens do Pan




Acusada pela Record durante o seu principal noticiário de “desrespeito às leis de direitos de imagens”, a Globo enviou ao UOL Esporte cópias de dois documentos que indicariam ter seguido as recomendações da agência de notícias APTN (Associated Press Television News). “Agimos dentro da legalidade”, diz a emissora carioca.






OS DOCUMENTOS DA GLOBO


  • Reprodução
Os documentos mostram que as imagens do Pan recebidas pela Globo da APTN não estabeleciam restrições de uso por emissoras no Brasil.
As imagens de sábado, sobre a cerimônia de abertura, foram exibidas durante o “Jornal Nacional”.


As imagens exibidas domingo no “Fantástico” foram atribuídas à OTI (Organización de Televisión Iberoamericana) à pedido da própria APTN, mostra o documento enviado pela Globo.


Segundo a Globo, a APTN pediu desculpas pelo erro. “Este assunto, para nós, está encerrado”, diz a emissora.


No “Jornal da Record”, na noite de segunda-feira, Ana Paula Padrão apresentou uma reportagem sobre o caso usando termos duros sobre a concorrente.
“Bem diferente da Globo, a Record cumpre a lei. Na Copa de 2010, a emissora creditou as imagens com a logomarca da Globo, como mandava o contrato”.


A Record ilustrou sua matéria com um recorte da reportagem publicada pelo UOL Esporte a respeito.
Curiosamente, emissora suprimiu a logomarca do UOL nem citou o nome do portal.

Leia o comunicado da Record:

A Record informa que, diariamente, disponibiliza dois minutos de um resumo de imagens dos Jogos Pan-Americanos. Por isso, não compreende por que uma emissora de televisão brasileira tenha utilizado imagens do evento sem procurá-la, já que é a detentora dos direitos exclusivos de transmissão do evento para o Brasil.

A Record não impõe nenhuma dificuldade para qualquer emissora que manifeste, de forma legal, o desejo de usar estas imagens, já que o principal objetivo de nossa emissora é difundir no Brasil o movimento olímpico, as conquistas dos atletas e a evolução do esporte nacional.

As imagens podem ser utilizadas pelas emissoras que assinarem um termo de compromisso de disponibilização. O documento é uma exigência internacional comum a todos os eventos esportivos ligados ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e foi assinado, até o momento, por SBT, Rede TV!, TV Cultura, TV Brasil, TV Gazeta, Bandsports, Bandnews, ESPN e Esporte Interativo.

São Paulo, 18 de outubro de 2011

Central Record de Comunicação




UOL Esporte
Maurício Stycer

Nenhum comentário:

Postar um comentário