terça-feira, 1 de junho de 2010

Fantástico versus Domingo Espetacular














A gangorra de audiência do último domingo (30) reservou surpresas. A alteração na grade de programação promovida pela Record rendeu o recorde de audiência para o "Domingo Espetacular" e queda de audiência do "Fantástico", da Globo - que entre as 23h30 e 23h40, chegou a ocupar o 3º lugar na média de audiência.

No horário, eram exibidos "S.O.S. Emergência", "Domingo Espetacular" e "Pânico na TV", respectivamente. A disputa foi ponto a ponto e, em um dos momentos, Rede TV! liderou com 12,9 pontos, seguida por Record, 11,7 e a Globo com 10,8.

Com novo horário, o Domingo Espetacular marcou média de 13 pontos, colocando a emissora do bispo em segundo lugar de audiência. Já o Fantástico passou de 23 pontos (sem concorrência direta) para 19,6. O Pânico, que até então ocupava o segundo lugar, passou de 12 para 10,5 pontos de audiência.

Não só a atração apresentada por Paulo Henrique Amorim se deu bem com as mudanças na grade. O programa do Gugu, agora exibido às 16h, registrou média de 9 pontos de Ibope, ante 7 pontos do SBT no horário. Já Silvio Santos passou de 10 para 8 pontos e Faustão caiu de 22 para 21. Eliana foi de nove para sete.

Menos 30% de audiência em 10 anos

Um levantamento de médias anuais de audiência, feito em novembro de 2009, apontou que o Fantástico perdeu mais de 30% de sua audiência nos últimos 10 anos. A atração saiu de 28,2 pontos em 2007 - período em que foi realizada grande reformulação no programa, inclusive com a saída de Glória Maria - para 23,4 pontos em 2009.

Dentre as mudanças, o Fantástico diminuiu a quantidade de reportagens científicas e longas entrevistas. Com isso, aumentaram as matérias de celebridades, quadros e notícias sobre a Globo..

Com informações de Keila Kimenez (Estado de S.Paulo) e Zapping (Folha de S.Paulo).

Um comentário: