sábado, 12 de fevereiro de 2011

Altas Horas

Vida inteligente nas madrugadas!


Altas Horas é um programa de televisão brasileiro apresentado por Serginho Groisman e transmitido pela Rede Globo de Televisão. Os assuntos abordados no programa incluem música, dança, entrevistas, comentários e arte; tendo a presença de uma banda formada apenas por mulheres: Lui Rabello (guitarra e violão), Graça Cunha (vocal), Vera Figueiredo (bateria), Daniela Spielmann (sax), Gê Cortes (baixo), Jackeline Ribas (vocal), Leilah Moreno (vocal), Guta Menezes (trompete e gaita) e Ilca Leanza (teclado). O nome do programa é uma referência ao horário em que ele é exibido, na madrugada de sábado para domingo.



A plateia do Altas Horas é formada totalmente por adolescentes, os quais, muitas vezes, interagem com o apresentador e as atrações. Aliás, essa é uma das principais características do programa, que aposta nessa participação ativa e crítica do público, distribuído em uma arena circular.A platéia é formada por 280 pessoas, a maioria estudantes secundaristas, que participam das entrevistas comandadas por Serginho Groisman com artistas do elenco da Globo e diversas personalidades, como a cantora Norah Jones, a atriz Fernanda Montenegro e o escritor Paulo Coelho.
 


Todos os anos são exibidos programas especiais no aniversário da atração e no aniversário de Serginho. Geralmente, no aniversário de Serginho, a produção faz surpresas quanto a pauta do programa até mesmo para ele.



Entre os momentos memoráveis do programa, pode-se citar o encontro ao vivo do coronel Erasmo Dias, um oficial da polícia militar durante a ditadura brasileira, com as vítimas da invasão por ele liderada na PUC-SP nos anos 1970, e também a gravação do aniversário do programa na então recém inaugurada Sala São Paulo, onde cantores de música popular brasileira se apresentaram acompanhados pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.



Desde 2007 o programa passou a contar com a presença da sexóloga Laura Müller, autora do livro 500 Perguntas Sobre Sexo, que tira dúvidas de formas bem-humorada da plateia e dos convidados do programa.


Outro destaque do programa é a banda Altas horas, formada exclusivamente por mulheres. A formação original era Lui Rabello (guitarra), Daniela Spielmann (saxofone), Guta Menezes (gaita e trompete), Vera Figueiredo (bateria), Ilca Leanza (teclado) e Gê Cortes (baixo). Posteriormente, o grupo ganhou um trio de vocais, integrado por Graça Cunha, Leilah Moreno e Jackeline Ribas.



- Atenta às questões da atualidade, a produção do programa inclui nos debates temas importantes, como Aids, e também se engaja no acompanhamento de datas e eventos relevantes, desde o Dia Internacional da Mulher à realização da Copa do Mundo. No quadro Púlpito, o microfone é aberto para integrantes da platéia, que comparecessem à tribuna para falar, ou protestar, sobre o que quiserem.



- Em 05 de abril de 2008, Altas horas ganhou quadros inéditos e um novo cenário, que realçou o formato de arena, marca do programa. Além das entrevistas com a platéia, e da reestréia do quadro Púlpito, a novidade foi o quadro Contra ou a favor, que reúne duas pessoas com opiniões divergentes sobre um tema determinado. Na estréia, discutiu-se a legitimidade da lei de cotas em universidades. Serginho Groisman anunciou, ainda, as atrações musicais Gabriel O Pensador e Charlie Brown Jr., que fizeram uma apresentação especial, inaugurando outro quadro do programa, a troca de vocalistas entre as bandas.



O Altas Horas é gravado nos estúdios da Rede Globo de São Paulo e dirigido por Serginho Groisman e Maurício Arruda.


O programa vai ao ar nas madrugadas de sábado para domingo, com início, normalmente, às 1h15.


Apresentador
Serginho Groisman, como é conhecido Sérgio Groisman, apresentou programas na Rede Gazeta e na TV Cultura até ir para o SBT, em 1991, para apresentar o Programa Livre, voltado para os jovens onde obteve grande sucesso. Em 2000 foi para a Rede Globo onde estreou com o "Festival da Música Popular Brasileira". Atualmente, na Globo, comanda o Ação e o Altas Horas, de formato parecido com o Programa Livre e no Canal Futura entrevista personalidades sobre o tempo de educação.

Aberturas do Altas Horas com a Chamada de Estreia em 2000.Confira:





Nenhum comentário:

Postar um comentário