domingo, 6 de junho de 2010

Entrevista com Padre Marcelo Rossi


Padre Marcelo Rossi: "Devo toda a minha espiritualidade à Renovação Carismática Católica"

cancaonova.com: Nós sabemos que a RCC foi uma grande alavanca para que os jovens voltassem para a Igreja. Como o senhor vê a atuação deles na Igreja de hoje?
Padre Marcelo: Apesar de já não estar mais na faixa etária dos jovens, que vai até os 35 anos, eu posso dizer que devo toda a minha espiritualidade à Renovação Carismática Católica. Hoje, comparando os jovens a um carro, eu diria que eles são a força para acelerar esse veículo; enquanto que os adultos são as "marchas", e a terceira e quarta idades, o "freio". Contudo, um carro que só "acelera" é um perigo. E um que está "parado" o tempo todo também é um perigo. E um motorista que não souber lidar com o câmbio, poderá fundir o motor.

Nós estamos todos "dentro desse carro" e os jovens são a força que o empurram para frente.

cancaonova.com: Qual a importância da mídia para a Igreja?
Padre Marcelo: Participei de um congresso com cerca de 400 pessoas, no qual vários empresários avaliaram o que é mais importante: a qualidade do produto, o preço ou a acolhida. Eu já sabia que era a acolhida, mas não imaginava a proporção disso. Segundo a avaliação feita, a importância da qualidade do produto é de apenas 7%; o valor dele atinge 13%; já a acolhida chega a 80% da importância na hora de se escolher um produto. Então, se pensarmos bem, perceberemos que isso é verdade, pois se formos mal atendidos em um local não voltaremos nunca mais lá. Pode ser o preço que for, que não voltaremos.

Na Igreja também é assim. Nos hospitais, por exemplo, os pacientes se sentem muito carentes, por isso, é preciso saber acolhê-los sempre com um sorriso e com um gesto carinhoso.

Este é o valor da TVe da Rádio. É por meio dos Meios de Comunicação que podemos levar o bem e o amor até as pessoas, nos lugares mais distantes.

cancaonova.com: Estamos em um ano de eleições, o que o senhor, como representante da Igreja, tem a dizer aos fiéis?
Padre Marcelo: A Igreja Católica é apartidária, porque, a partir do momento em que ela se puser num partido, deixará de ser "católica" (que significa: universal) em toda parte.
Contudo, nós temos as "diretrizes", ou seja, pensamos em como devemos votar. Ninguém precisa saber em quem eu vou votar, mas eu posso dar dicas para ele. Primeiro, eu devo conhecer o passado do candidato. Se ele estiver se reelegendo, deve-se se questionar: 'Será que ele é fiel?' 'Será que ele cumpriu tudo o que prometeu?' Este é o primeiro ponto: o ético.

Depois, eu preciso conhecer as novas propostas que essa pessoa tem.

Outro ponto importante: não podemos anular o voto. Como padre, eu poderia facilmente justificá-lo, mas faço questão de votar, porque, como cidadãos e cristãos, nós temos responsabilidades. Também não posso me esquecer da minha fé. Eu sou católico e vou votar em um candidato que seja católico. Isso, para mim, é fundamental. Amo os meus irmãos evangélicos, Deus abençoe meus irmãos espíritas e muçulmanos, mas eu sou católico e não posso perder esta identidade.

cancaonova.com: Padre, o senhor tem um projeto para um novo CD? Tem previsão de lançamento?
Padre Marcelo: Existe um projeto, sim. Desde 2002, há o desejo de se gravar um novo CD, até porque as pessoas me cobram muito isso. Já estou há quatro anos guardando músicas, já são mais de quinze e ainda não sei quais escolher para o novo CD. O título também não tenho ainda; mas, com certeza, o Bruno e o Marrone gravarão comigo uma música de Natal e uma para o Dia das Mães. E também tenho outras surpresas, mas não posso contá-las agora.

cancaonova.com: Após 6 CDs lançados, o senhor acredita que a música seja capaz de reacender no coração das pessoas o desejo de voltar-se a Deus e à vida comunitária na Igreja?
Padre Marcelo: Santo Agostinho dizia que: "Quem ama canta e quem canta reza duas vezes". Todo tipo de música aproxima as pessoas, por isso, não podemos ter preconceito, desde que ela seja bem utilizada. Uma faca na mão de um cirurgião pode salvar uma vida, mas na mão de um assassino... Então, o que é importante é o levar o jovem a conhecer Cristo e, com certeza, a música é um grande instrumento para isso.

4 comentários:

  1. Admiro muito o trabalho desse homem que leva alegria a muitos coraçoes aflitos e a muitas pessoas que já perderam a esperança...

    ResponderExcluir
  2. ADMIRO MUITO ESSE PADRE QUE PREGA A BIBLIA E VESTE A CAMISA DA SKOL. VAMOS POSTAR TUDO MOÇADA, NÃO SÓ A MENTIRA, PORQUE O PAI DA MENTIRA É O DIABO.

    ResponderExcluir