domingo, 19 de junho de 2011

A Surpresa da volta de Datena na Record


Chegou ao fim o embromation da Record.

Após se livrar de parte de seus contratados por considerá-los brega (Raul Gil, Claudete Troiano, etc) e tirar o Cidade Alerta do ar porque queriam uma programação de qualidade, resolveram regredir.


Surgiram boatos de novas conversas com Raul Gil e agora a amplamente divulgada recontratação de Datena para a volta do policiaresco.


O retorno do “brega” não muda a vida de ninguém, no entanto, o acerto com Datena faz com que a emissora tire a máscara que por tempos usou para disfarçar – sem disfarçar de fato – essa dita programação de qualidade que teve vida curta.


Todos sabemos que pela ânsia por crescer rapidamente apostaram com todas as forças em sensacionalismo para alavancar a programação.


Tiroteios, perseguições e afins viraram estrela de última grandeza nos telejornais e nas novelas.


Coincidência ou não, astros da Globo que tinham apostado na rede dos bispos voltaram para o plimplim e, veja que coisa, Ana Paula Padrão em um momento de entrega total “confundiu” o Jornal da Record com o Nacional. Ou seja… ai como eu queria voltar!


O “engraçado”, devo dizer, é divulgarem a contratação de Datena com os dizeres “Aqui se faz jornalismo de primeira com equipe de primeira”.


Como se José Luís Datena, hipócrita como ele só – vivia detonando a Record, além de criticar todo mundo e não aceitou críticas de Tiago Leifert, etc) fosse de primeira ou se o jornalismo do canal fosse pelo mesmo caminho.


A verdade, no final das contas, continua sendo uma só: a Globo não tem concorrentes no Brasil e, se tem, concorre com si mesma através do Canal Viva.


Continua tentando Record, vai que cola?


FONTE:CENA ABERTA


A bomba da semana sem dúvida foi a volta de Datena para a Record. Ok, pode ser a bomba e o bafo da semana, mas também não era nada que já não fosse esperado.


Nos últimos tempos a trajetória do apresentador não era marcada exatamente pela estabilidade em seu local de trabalho. Não por suas andanças e negociações que o levavam a escutar uma proposta ou outra mas sim pela frequência com que isso lhe era oferecido, e claro que nas últimas semanas a frequência com que essas informações vinham a público já não deixavam mesmo grande dúvidas. Sua saída da Band e sua volta para a emissora do bispo estavam a apenas um passo.


Que ninguém se engane: ele merece as propostas de trabalho que tem. Ele é o melhor no que faz e o retorno do seu trabalho provavelmente vale os investimentos feitos diante da promessa de um público cativo. Ignore sua má fama e seu modo ranzinza de ser no trato com seus colegas enquanto está no ar. Datena é um bom investimento, mas o que sua presença significa dentro da Record?


Significa um monte de coisas não necessariamente boas. Não falando contra o seu trabalho, mas significa uns bons passos para trás em relação a tudo que a emissora quis ser. Ignore o fato de que o apresentador saiu brigado da emissora – aliás, quase todo mundo que sai de lá sai brigado, mas ok, esse não é o tema. O fato é que o Cidade Alerta, programa do qual Datena era o rosto e a voz, foi extinto por dois motivos: audiência abaixo da esperada e também por estar abaixo do padrão de qualidade desejado da Record. Agora com sua volta, o que podemos dizer?


Há algum tempo a linha editorial da Record investe em crimes para fisgar sua audiência. Crimes no café da manhã, no almoço, lanche da tarde e jantar. São operações policiais e crimes banais contados em seus mínimos detalhes em programas de tanto apelo humano que faz a definição comum de sensacionalismo se esvair. Isso passa longe de ser um padrão de qualidade comum. E agora que o Cidade Alerta volta ao ar na segunda feira (20/06) das 17h às 19h30 com o seu novo velho apresentador para tentar alavancar sua faixa nobre, para onde esse padrão foi? Que critérios de qualidade são esses?


Talvez esse seja mais um dos mistérios mais bem guardados da humanidade, tal como a origem da paciência e do sangue frio do telespectador para aguentar demagogia disfarçada de senso de justiça. Tudo isso vociferado por horas a fio e sem descanso maior do que os minutos dos intervalos comerciais.


O fato é que o mundo cão é bastante lucrativo, não somente para o lado dos bandidos. Os urubus e as câmeras sempre estarão à espreita em busca de sua parte da carniça.


FONTE : CENA ABERTA

Um comentário:

  1. DATENA ESTOU MUITO CHATEADO COM A SUA CONDUTA.PRA VC EU NÃO TIRO O CHAPEU.SÓ QUERO QUE A RECORD COLOQUE O WAGNER MONTES NO LUGAR DELE NO CIDADE ALERTA VAI ARREBENTAR ESCRAAAAAAAAAAAAAAACHA!!! AQUI NA BAHIA SERÁ PRIMEIRO LUGAR!GOSTO E ADMIRO O TRABALHO DO JORNALISTA WILLIAM TRAVASSOS MAS NÃO ACHO UM PERFIL IDEAL PRA APRESENTAR UM JORNAL DO NIVEL DO CIDADE ALERTA.DESEJO VER MAIS A PRESENÇA DO COMANDANTE HAMILTON NO JORNAL.ABRAÇOS

    ResponderExcluir