Despedida de Solteiro foi uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 1 de junho de 1992 e 30 de janeiro de 1993, em 209 capítulos. Foi escrita por Walther Negrão e dirigida por Reynaldo Boury, Cláudio Cavalcanti e Carlos Manga Júnior.
Trama
Pedro, Paschoal e Xampu passam a noite na farra comemorando o casamento de João Marcos. A festa termina numa cachoeira, e a jovem Salete é assassinada. João Marcos é preso na cerimônia de seu casamento com Lenita, e segue para a penitenciária com seus três amigos. Eles são condenados a 21 anos de prisão por um crime que não cometeram. O episódio fere Flávia, irmã de Xampu e apaixonada por Pedro e faz com que Marta abandone o filho Léo para assumir os negócios deixados por seu irmão Paschoal. Por sua vez, Lenita é envolvida pelo mau-caráter Sérgio Santarém e se casa com ele.
Após sete anos de prisão, os quatro jovens retornam à cidade natal, Remanso, em liberdade condicional. Mas Xampu volta doente e pede no leito de morte que antes de partir quer se casar com Bianca. A morte de Xampu é um duro golpe para Dona Emília, sua mãe, que passa a acumular ainda mais ódio contra Pedro, inviabilizando seu namoro com sua filha Flávia. Os três amigos que restaram ainda têm de lutar contra Sérgio Santarém, que não mede esforços para mandá-los de volta à prisão, ainda mais porque Lenita, sua mulher, nunca esqueceu seu ex-noivo, João Marcos.
No meio dessa batalha, o trio ganha um novo aliado, Mike, um americano cheio de mistérios chega a cidade, mais especificamente na oficina de Cirineu, onde consegue trabalho e moradia. O jovem estrangeiro é disputado pelas duas filhas de Cirineu, Bianca e Nina, braço direito do pai na oficina e que conquista o coração do jovem americano.
Elenco
Paulo Gorgulho - Pedro Da Vinci
Lúcia Veríssimo - Flávia Souza Bastos
Felipe Camargo - João Marcos Batista Barbosa
Tássia Camargo - Lenita (Madalena)
Eduardo Galvão - Paschoal Papagaio (Paschoal Cavini)
João Vitti - Xampú (Matheus de Souza Bastos)
Marcos Paulo - Sérgio Santarém
Sérgio Viotti - Dr. Gabriel
Maria Estela - Inês
Elias Gleizer - Vitório Da Vinci
Lucinha Lins - Marta
Buza Ferraz - Yan
Patrick de Oliveira - "Léo" (Leonardo Da vinci II)
Jayme Periard - Mike
Helena Ranaldi - Nina
Ana Rosa - Soraya
Rita Guedes - Bianca
Mauro Mendonça - Cirineu
Othon Bastos - Jorge Jordão
Yoná Magalhães - Lola
Lolita Rodrigues - Emília Souza Bastos
Cristina Mullins - Socorro
Cinira Camargo - Glória
Bárbara Fazzio - Regina
José Augusto Branco - Dr. Cintra
Letícia Spiller - Debbie
Danton Mello - Rafa
André Valli - Gil
Castro Gonzaga - Juiz
Fernanda Nobre - Abigail "Bibi" Santarém
Guga Coelho - Franco
Leila Lopes - Carol
Alice de Carli - Janete
Frederico Mayrink - Dudu
Jussara Calmon - Dorinha
Léa Camargo - Dara
Lu Frota - Fafá
Maria Duda - Penha
Karina Mello - Simone
Patrícia Perrone - Paula
Participações especiais
Gabriela Alves - Salete
Geórgia Gomide - cartomante
Mário Lago - Padre
Paulo Goulart - Delegado
Barbara Dewet - Lenita (criança)
Lafayette Galvão - Padre
Chico Tenreiro
Ênio Santos
Felipe Carone
Germano Filho
Cleyde Blota
Alexandre Lippiani
Lina Fróes
Newton Martins - Jorge
Mário Cardoso
David Cardoso
Pierre Bittencourt - Sérgio Santarém (criança)
Curiosidades
Despedida de Solteiro foi reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, entre 4 de março e 9 de agosto de 1996, as 14h20, em 115 capítulos.
Um dos maiores destaques desta novela foi a sua abertura, que teve como fundo musical uma versão remix de um clássico do final dos anos 60 e início dos 70, com a música "Sugar Sugar" do The Archies. Outro ponto forte da abertura foram os efeitos da Pixel Art, em que a imagem é parecida com a de um vídeo-game.
Despedida de Solteiro foi produzida às pressas para ir ao ar no lugar de Mulheres de Areia, cuja produção foi adiada devido à gravidez de Glória Pires, atriz principal da novela.
Foi a primeira novela das atrizes Rita Guedes, Letícia Spiller, Leila Lopes e Fernanda Nobre e dos atores Patrick de Oliveira e João Vitti. Foi também a estréia da atriz Helena Ranaldi na Globo, como a mecânica Nina.
Assim, como na novela anterior Felicidade, Despedida de Solteiro, também tinha o seu casal de crianças. Fernanda Nobre e Patrick de Oliveira deram vida à Bibi e Léo. Praticamente, uma cópia das personagens de Tatyane Goulart e Eduardo Caldas, como Bia e Alvinho.
O nome do ator João Vitti, também aparecia na novela De Corpo e Alma, exibida no mesmo ano. O fato se explica por ele ter saído de Despedida de Solteiro. Seu personagem Xampu, morria, ainda no início da trama, após sair da prisão.
Destaque para a interpretação de Marcos Paulo como o vilão Sérgio Santarém. Memorável a cena do último capítulo em que ele é assassinado pela secretária Glória, personagem de Cinira Camargo, ao comer uma maçã envenenada, ao sair da cadeia.
No dia da reestréia de Despedida de Solteiro, no Vale a Pena Ver de Novo, em 4 de março de 1996, ia ao ar também, o primeiro capítulo da então novela das 18h00, Quem É Você?.
Nenhum comentário:
Postar um comentário