domingo, 9 de outubro de 2011

A Resposta de Aguinaldo Silva a Iriny Lopes

Veja o que o autor Aguinaldo Silva pensa sobre as 'discretas' recomendações que ela deu no enredo das personagens Baltazar e Celeste em Fina Estampa, e também os seus pitacos no quadro de humor rasgado de Valéria e Janete:











Ilustríssima
Ministra Iriny Lopes (na foto abaixo)


Não se preocupe, não vou dizer que a senhora parece com o cross dresser Laerte, nem que está tentando se promover à custa de Giselle Bündchen e da mídia televisiva, pois não aprovo esse tipo de comentários e os considero de extremo mau gosto.
Mas vou dizer sim, com todas as letras, que a senhora, no seu afã nobilíssimo de defender as mulheres oprimidas, pelo menos no caso de “Fina Estampa” não só foi com muita sede ao pote como demonstrou total desconhecimento das regras mais elementares do desenvolvimento de uma telenovela.
Senão vejamos: uma das regras básicas da dramaturgia é que não há questão se não há conflito. E sem que um problema seja enunciado em todos os seus detalhes não se pode partir para a solução do mesmo.
Assim, se Baltazar não for violento com Celeste, ou se no primeiro ato de violência dele ela correr até a delegacia mais próxima e mandar prendê-lo, não poderemos dizer o óbvio, que é: antes de tomar coragem e denunciar o marido violento as mulheres vítimas da violência hesitam… E por isso sofrem muito. É altamente positivo que se discuta as causas dessa hesitação na novela, assim como é positivo que se mostre como Celeste consegue superá-las passo a passo, até estar realmente pronta não só pra denunciar o marido, como também pra não se arrepender depois de ter feito isso.
Devagar se vai ao longe Ministra. De grão em grão a galinha enche o papo. Uma eleição para o Senado resulta num mandato de oito anos. Crescemos – e não estou me referindo apenas ao crescimento físico – passo a passo. E nesse processo não há nada pior que o açodamento.


Seu pedido pra que Celeste denuncie o marido violento é justo… Mas chegou atrasado. No ar Celeste ainda está apanhando. Mas no texto, as cenas em que ela denuncia o marido após um episódio de extrema violência – e assim o leva a ser preso – estão escritas a três semanas e já entregues à Rede Globo.
Ou a Ministra achava que eu, que nos anos 70, quando ela era apenas uma infanta, cheguei a ser processado duas vezes pelo Ministério da Justiça por publicar um jornal dedicado às minorias entre as quais estavam incluídas as mulheres, eu, um feminista emérito que há 28 anos enaltece e apregoa o progresso das mulheres no meu trabalho televisivo, ia deixar que numa das minhas novelas uma mulher fosse vítima de violência doméstica sem dar ao autor da violência o devido castigo?
A senhora visivelmente não me conhece, assim como eu também nunca tinha ouvido falar da senhora até esse momento, mas pelo menos numa coisa temos certeza que concordamos: respeito é bom e nós gostamos.

Aguinaldo Silva – escritor e jornalista.


P.S. (que não significa “psiu” e sim “post scriptum”) A senhora também é a favor da retirada de um quadro do Zorra Total, pois acha que ele incita ao assédio sexual nos vagões do metrô. Gostaria de lhe dizer que o quadro em questão, no qual aparecem as personagens Valéria e Janete, causa em mim profunda inquietação, extrema angústia… O que, segundo os meus critérios de valor, significa que ele é uma das melhores coisas apresentadas pela televisão brasileira atualmente; tanto que, em vez de ser censurado, deveria era merecer prêmios. Desculpe, mas quando se trata de dramaturgia, discordamos aqui também… E tenho certeza, pelo caminho que a senhora escolheu, tantas vezes se pronuncie discordaremos de novo.

Do blog Aguinaldo Silva Digital


Opinião do Hipersessão:

Penso que existe liberdade de expressão e artística como nesse caso para isso:comunicar-se, entreter o público, fazê-lo pensar e sorrir.
Ao que parece, a ficção incomoda mais do que a realidade.
Afinal, o que se faz efetivamente e com rigor para se defender os direitos das mulheres, e de qualquer ser humano no que se refere a segurança pública, de modo geral, já que a violência está sendo questionada nesses exemplos???
Isso, sim, é que deveria ser motivo de preocupação e empenho.

E você, o que acha disso?!
Dê a sua opinião!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário