domingo, 30 de junho de 2013

'Pequenas Empresas e Grandes Negócios':Programa de Domingo, 30/06/2013


O Brasil é um país com mais de 60 mil padarias espalhadas em pontos estratégicos e, para lidar com tanta concorrência, os empresários investem cada vez mais em novidades e tecnologias. O “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” deste domingo (30) conta a história de André Luiz, dono de uma padaria na zona oeste de São Paulo que utiliza comandas eletrônicas, software de gestão, rede sem fio e monitores com notícias para atender melhor e atrair os clientes.

Para se adaptar ao mercado, André fez algumas mudanças na estrutura do seu negócio: o tradicional balcão ficou menor e o espaço de convivência cresceu e agora ocupa metade do estabelecimento. A padaria tem lanchonete, restaurante, pizzaria e mercearia. O tradicional pãozinho, que antes era o centro das atenções, hoje em dia é o produto com menor lucro.

Para reduzir os custos e diminuir os preços, André compra matéria prima em grande escala e a prazo, sem usar capital de giro. Tudo se paga com a venda dos produtos. A padaria oferece cinco mil itens como tortas, doces, pães diversos, sorvetes, bebidas, revistas e brinquedos. Cada cliente sai com pelo menos três produtos, com um gasto médio de R$20.

Para montar essa estrutura, o empresário teve um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em equipamentos e reforma. Por dia, o estabelecimento recebe cerca de 1500 clientes, que compram mais de 20 mil produtos. O faturamento mensal é de R$ 500 mil e a previsão é de crescer até 25% ainda neste ano.

O programa traz ainda uma reportagem sobre uma pequena indústria de Guarulhos, na grande São Paulo, que lucra com a produção de tinta feita com produtos poluentes, que não podem ser descartados em qualquer lugar.

O “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” vai ao ar todos os domingos, logo após o “Antena Paulista”, em São Paulo, e após o “Globo Comunidade”, no restante do Brasil.

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário