quinta-feira, 28 de junho de 2012

Morreu a atriz 'Mary Daniel', mãe de 'Daniel Filho'

A atriz na novela 'Barriga de Aluguel' em 1990

(Salta, Argentina, em 20/07/1911 - Rio de Janeiro em 21/06/2012).

Nascida Maria Irma Lopes Daniel, a argentina Mary Daniel começou sua carreira no circo, filha de uma família circense dona do Circo Ventura.

Mary cantava e fazia números de trapézio até que um dia começou a representar melodramas circenses e resolveu que ia ser atriz.

Chegou ao Brasil no início da década de 1930 e junto com a irmã Alba, foi trabalhar no Cineteatro Roxy na companhia de Genésio Arruda. Também trabalhou com Jardel Jércolis que foi quem a lançou com sucesso no teatro de revista.

Loura e dona de lindos olhos verdes, Mary Daniel conheceu o cantor e ator Juan Daniel e se casou com ele em 1935. Tiveram um casal de filhos, o mais velho o ator e diretor Daniel Filho.

Com Juan Daniel ela montou uma companhia teatral famosa nos anos 1940/1950 em Copacabana, lotando o teatro com belas revistas musicais.

A atriz estreou no cinema nacional apenas em 1969 fazendo um pequeno papel na comédia "A Cama ao Alcance de Todos", e depois fez "Eu Transo, Ela Transa" e "O Casal", neste dirigida pelo filho, Daniel Filho.



Mary Daniel com Daniel Filho e Juan Daniel, que faleceu aos 101 anos

Foi levada pelo filho, então diretor de dramaturgia da TV Globo que ela participou de várias novelas: "Véu de Noiva"; "Pigmaleão 70"; "O Homem que deve morrer"; "Selva de Pedra", versão de 1972; "O Semideus"; "Fogo Sobre Terra"; "Bravo"; "Pecado Capital" e "Barriga de Aluguel".

Sua última participação foi na novela "Quem é Você?" de 1996. Ela morreu aos 100 anos de idade de causas naturais.


As informações são do site Dramaturgia Brasileira In Memoriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário