quinta-feira, 30 de junho de 2011

De quem é a voz de Zariguim e como ele funciona?


Morde & Assopra tem um elenco estelar, com vários atores renomados. O autor Walcyr Carrasco reuniu nada menos do que 72 personagens na trama, mas tem um em especial que tem chamado a atenção nas gravações e já se tornou xodó da equipe. Zariguim, um robozinho muito esperto, roubou a cena na apresentação da novela à imprensa, e agora promete encantar o público com sua inteligência e agilidade.


Personagem mais inusitado da trama, será um grande amigo do cientista Ícaro (Mateus Solano) e terá participação importante na criação de Naomi (Flávia Alessandra). Além de auxiliar na construção da androide, vai ajudá-la a descobrir os seus sentimentos.


Fabricado na França, o pequeno robô foi descoberto pela equipe da novela no Japão, em uma feira de pesquisas em tecnologia.


“Foi o que atendeu melhor a nossa necessidade, porque anda sem cabo nenhum e está pronto para receber várias funções. Já veio com alguns programas instalados e, como possui wi-fi e bluetooth, comandamos ele por um laptop durante as gravações”, explica o produtor de efeitos especiais Vitor Quintella.

Zariguim obedece aos comandos dos
atores (Foto: TV Globo/Rafael Silva)

Além de Vitor, cinco pessoas acompanham Zariguim diariamente e ensinam, na véspera das gravações, os movimentos que serão executados em cena. A equipe foi treinada durante uma semana por um funcionário da fábrica francesa. Feito com motores de alta tecnologia, o robozinho tem sensores táteis no corpo inteiro e responde ao toque dos atores em cena.


“Ele tem um sonar para não cair e é ativado pelo ator que estiver em cena, que toca em determinadas partes do seu corpo, acionando as ações programadas pela nossa equipe. Se o Zariguim tiver que pegar uma pinça no chão, ensinamos esse movimento e estabelecemos que ele fará essa ação se for tocado na cabeça, por exemplo. Além disso, ele escaneia o rosto dos atores e consegue acompanhar todos os movimentos”, revela.


Com voz própria, o robô foi programado originalmente para falar em inglês, francês ou chinês. Por isso o Zariguim será dublado. Receberá as falas junto com a programação do movimento e falará ao vivo durante a gravação, respondendo ao comando da equipe de efeitos especiais.

13 comentários:

  1. puxa vida bem que eu queria um robo zariguim pra mim mas nao tenho de dinhero para compra xau zariguim

    ResponderExcluir
  2. hehehehe vou estudr robotica so por causa dele.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. queria muito conhecer XARIGUIM , vejo a novela porque gosta e tb por causa dele , se pudesse eu comprava um ou ia para o projaq só para conhecer

    ResponderExcluir
  4. eu sou o matheus queria muito conhecer zariguim por ser muito fofoo asisto a novela pra lhe ver se pudesse compraria um uo ia para o projaq so para lhe ver

    ResponderExcluir
  5. esse bonequinho e uma graça vou fazer um igual

    ResponderExcluir
  6. "Nao", eh o nome desse robô desenvolvido pela empresa francesa Aldebaran Robotics. Esse robô tem sido empregado principalmente em pesquisas acadêmicas.

    Podendo chegar a 12.000 euros (+ ou - 26 mil reais, sem impostos), pelo robozinho completo(com todas as funções)

    ResponderExcluir
  7. la em casa adoramos o zareguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimm kkkk

    ResponderExcluir
  8. Super intereesante esse robo, gostaria ter um pra minha filha que gosta muito dele, ela iria adorar com certeza kkkk.

    ResponderExcluir
  9. eu tenho um zariguim eu comprei na frança ele e muito maça vei e fofo paguei 26mil morro em eio de janeiro

    ResponderExcluir
  10. nossa se tivece pra vender eu nao estaria aqui.

    ResponderExcluir
  11. ola zariguim eu amo voces voce criador tem fazer mais barato e muito . pensa no caso . beijos !!!!

    ResponderExcluir