sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bom Dia Brasil


Bom Dia Brasil é um programa de televisão brasileiro, o primeiro telejornal nacional do dia exibido pela Rede Globo no início das manhãs. E é reapresentado posteriormente no canal Globo News. São mostradas as notícias da madrugada, a repercussão dos fatos do dia anterior no Brasil e no Mundo, com a análise de comentaristas, e a agenda de acontecimentos para o dia, além de eventuais entrevistas ao vivo. O telejornal também abre espaço para assuntos que dizem mais respeito ao dia-a-dia do cidadão brasileiro. Estreou em 1983 sendo transmitido de Brasília. A partir de 1996, com as reformas do jornalismo da Globo, passou a ser transmitido do Rio de Janeiro.


Atualmente o programa é apresentado por Renato Machado e Renata Vasconcellos, e também fazem parte dos comentários e quadros do telejornal os jornalistas: Alexandre Garcia, na política; Miriam Leitão na economia;e Alex Escobar no esporte.O jornal também conta com a participação das apresentadoras Michelle Loreto (previsão do tempo), Zileide Silva e Carla Vilhena (respectivamente de Brasília e São Paulo).



O telejornal
Apresentado por Renato Machado e Renata Vasconcellos,o Bom Dia Brasil é exibido de segunda a sexta-feira pela Rede Globo pontualmente às 07h30, logo após o Bom Dia Praça, horário este que é ocupado desde a reformulação do jornalismo da Rede Globo em 1996. Renato Machado também é o editor-chefe do telejornal, e desde que assumiu este posto, o Bom Dia trata de assuntos que dizem mais respeito ao dia a dia do cidadão brasileiro. Reportagens especiais sobre tal tema também são realizadas, e há comentários de Miriam Leitão sobre assuntos referentes a economia, e Alexandre Garcia na política. A partir de abril de 2010, o Bom Dia começou a investir em matérias direcionadas à Amazônia, à qualidade de vida nas grandes cidades e à cobertura de temas como educação, saúde e transporte público.



Histórico de apresentadores
Desde 1983, vários apresentadores já passaram pelo jornal; Carlos Monforte comandou a primeira edição do Bom Dia, em 3 de janeiro de 1983.[6]


Um ano depois, a apresentação, além de Carlos Monforte, ficou também com Rodolpho Gamberini


A partir de maio de 1989, Leda Nagle foi transferida do Jornal Hoje para o Bom Dia Brasil, e passou a apresentar o jornal junto com Monforte. Leda saiu da Rede Globo meses depois, e foi substituída por Álvaro Pereira. A dupla permaneceu dois anos no ar, até que Carlos Monforte passou a ser repórter especial do Jornal da Globo. Antônio Augusto assumiu o Bom Dia.



Anos depois, Antônio foi substituído por Luiz Carlos Braga. Com as mudanças do telejornalismo da Rede Globo, Braga teve seu posto assumido por Renato Machado e Leilane Neubarth, com a participação de Chico Pinheiro de São Paulo e Carlos Monforte de Brasília. A dupla assumiu o telejornal em 1º de abril de 1996. Leilane passou a ser repórter do Mais Você, e Renata Vasconcellos, que trabalhava na Globo News, passou a ser a nova dupla de Renato Machado. Renata assumiu o posto em dezembro de 2002, juntamente com a transferência de Sandra Annenberg para o Jornal Hoje.


Música 'Dança Espanhola' de ' O Lago dos Cisnes' de Tchaikovsky da Retrospectiva da Semana veiculada sempre no final da edição de Sexta.Confira essa trilha junto aos bastidores do BDB:

Nenhum comentário:

Postar um comentário