sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Por onde anda Caíque Ferreira?


Carlos Henrique Ferreira da Costa, mais conhecido como Caíque Ferreira foi um ator brasileiro de bastante notoriedade no cenário dramatúrgico da década de 80, tanto nos palcos, como nas novelas da tv.Foi também protagonista de dois filmes nacionais.

Nasceu no Rio de Janeiro em 05 de Setembro de 1954.Era o primogênito de uma família de outros três irmãos:Flávio, José Otávio e Ana.


 Participou intensamente da cena teatral, iniciou sua carreira em 1970 na peça A Exceção e a Regra, montada em sistema de cooperativa.
Daí em diante atuou em Isadora e Oswald, Grande e Pequeno, Apenas Bons Amigos, Esse É o Ano que É, Poleiro dos Anjos, Perversidade Sexual em Chicago, Auto de Natal, Giovanni -peça de grande repercussão, onde foi premiado como melhor ator em 1986 pela Asssociação Paulista de Críticos de Arte (APCA).


Ainda atuou nos musicais E o Mundo não Acabou , e Lights to Light, cujo espetáculo também lhe rendeu mais uma premiação no ano de 1991 em Dusseldorf na Alemanha.

No teatro além de interpretar diversos papéis, mostrava seu talento na programação visual, cenografia, texto e direção.





Foi professor de Artes Plásticas, e participou de diversos salões e exposições, inclusive em Madri, onde morou.











Na televisão sua estreia aconteceu em 1981 na novela Brilhante de Gilberto Braga.Fez ainda Paraíso, Amor com Amor se Paga, Corpo a Corpo, Olho por Olho, O Sexo dos Anjos e na minissérie O Guarani, seu último trabalho como ator na tela.


No primeiro semestre de 1992 apresentou a revista cultural diária Curto-Circuito na TVE. 
Estrelou no cinema As Aventuras de um Paraíba em 1982 do diretor Marco Altberg, e em 1984 no filme Flor do Desejo de Guilherme de Almeida Prado.








Poucas semanas antes de sua morte, Caíque entregou à uma editora, sem dizer, que estava doente, os originais do livro Vinho da Noite, um romance baseado em sua própria experiência, onde ele conta a história de um homem de meia-idade, que surpreende-se com a notícia de que está com uma doença fatal.

Caíque faleceu na manhã do dia 12 de Janeiro de 1994 aos 39 anos de idade no Hospital Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, de insuficiência respiratória, causada pela AIDS, deixando uma enorme saudade nos corações dos familiares, colegas de trabalho, amigos e de uma legião de fãs e admiradores.

Era considerado por todos uma pessoa muito amável e gentil, de uma educação rara.Tinha espírito empreendedor, se destacava pela inteligência e carisma.





O Hipersessão homenageia o ator Caíque Ferreira, pelo grande ser humano e artista, que foi, e põe seu nome para sempre...escrito nas estrelas!!!!!
Fale sobre o Caíque Ferreira!Deixe sua mensagem, sua lembrança, ou testemunho!












Caíque Ferreira no filme 'As Aventuras de um Paraíba':





Caíque Ferreira e Sílvia Buarque em cena do último capítulo de 'O Sexo dos Anjos':



E no desfile da Unidos da Tijuca em 1988:

6 comentários:

  1. O Caique fez parte da minha geração...Uma geração de sonhos, amores e ilusão...Era um ator carismático e conquistava seu público cada vez mais.... Sinto muita falta desta época...

    ResponderExcluir
  2. era um dos atores mais queridos por mim

    ResponderExcluir
  3. Caique era um lindo ator...um dos melhores!!! Saudades.

    ResponderExcluir
  4. Muitas saudades desse ator maravilhoso! Ator como ele é muito difícil de esquecer..

    ResponderExcluir
  5. Um dos vídeos diz: Caique Ferreira com Silvia Buarque, mas é a Tamara Taxman!!.

    ResponderExcluir