sábado, 12 de outubro de 2013

'Cinema na Madrugada', Hoje, 12/10/2013:'O Talentoso Ripley'

Matt Damon encarna o talentoso e maquiavélico Ripley /



O filme que vai ao ar no CINEMA NA MADRUGADA deste sábado(12), à 00h55, é o prestigiado “O Talentoso Ripley”, do diretor Anthony Minghella, e que conta com um elenco estrelado: Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow, Philip Seymour Hoffman e Cate Blanchett.

O cartaz deste sábado é a refilmagem do cult e brilhante “Um Sol Por Testemunha”, estrelado pelo ídolo francês dos anos 60-70, Alain Delon, numa atuação de gala no papel de Ripley. Mas a origem do personagem que dá nome ao filme americano está na literatura. 

As diversas histórias de Ripley foram publicadas em vários livros, e ficaram conhecidas como “Riplíada”, dada a sua importância. A escritora Patricia Highsmith (1921-1995) revelou que a inspiração para o adorável psicopata e falsário Tom Ripley surgiu numa madrugada, na praia de Positano, Itália. Ela se encantou com um desconhecido  vagando ao nascer do dia no verde mar Tirreno e criou uma das mentes mais perversas da literatura policial. Tom Ripley, um criminoso amoral, mas elegante, sem qualquer sentimento de culpa, tornou-se personagem recorrente em cinco romances da autora. Patricia escreveu também muitas histórias curtas, frequentemente macabras, satíricas ou tingidas de humor negro. 

Além de “O Sol Por Testemunha” (1959), de René Clement, com o ator Alain Delon, no papel de Ripley, outros personagens da escritora chegaram ao cinema. No clássico do suspense “Pacto Sinistro” (1951), do mestre Alfred Hitchcock e no “O Amigo Americano” (1977), de Wim Wenders. Mais fiel ao romance “The Talent Mr. Ripley” - lançado em 1955 - que o clássico “O Sol Por Testemunha”, esta útima versão que vai ar pela Band dá um tom levemente homossexual ao anti-herói.
  
“O Talentoso Ripley” foi indicado a cinco Oscars, nas categorias de melhor ator coadjuvante para Jude Law, melhor figurino, melhor direção de arte, melhor roteiro adaptado e melhor trilha sonora. Foi indicado também às categorias de melhor filme, melhor diretor para Anthony Minghella, e melhor ator, para Matt Damon, no Globo de Ouro.

Minghella imaginava Tom Ripley sendo vivido por Tom Cruise, mas se convenceu a escolher Matt Damon para o papel depois de assistir a “Gênio Indomável”, em que o ator interpreta um brilhante matemático que lida com problemas e conflitos internos muito maiores que as contas exatas. 

O filme “O Talentoso Ripley” é o cartaz do CINEMA NA MADRUGADA deste sábado(12), à 00h55. Confira a sinopse.


O TALENTOSO RIPLEY
(The Talented Mr. Ripley) 

Ficção / 1999 / EUA / Colorido / 134’
Produção: William Horberg / Tom Sternberg. Direção: Anthony Minghella.
Elenco: Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow, Philip Seymour Hoffman, Cate Blanchett. 


Tom Ripley (Matt Damon) possui um dom incomum: é capaz de imitar, com perfeição, a assinatura, a voz, o modo de se mexer, ou seja, tudo de cada pessoa. Graças a um casaco emprestado, conhece o empresário Herbert Greenleaf (James Redhorn), que lhe oferece mil dólares para ir à Europa trazer de volta o seu filho, Dickie (Jude Law). Ripley aceita a oferta e termina por desfrutar da boa vida e da amizade de Dickie e da sua namorada Marge (Gwyneth Paltrow), tornando-se hóspede de ambos. Entretanto, desconfianças pairam sob o passado de Ripley, criando situações contrárias aos seus interesses, o que o leva a matar Dickie e assumir a sua identidade.



Sábado, 0h55

Nenhum comentário:

Postar um comentário