sábado, 1 de janeiro de 2011

Oprah Winfrey

Oprah inaugura hoje o seu canal de TV


Ana Maria Cavalcanti


Entra no ar neste sábado o OWN, o canal a cabo de propriedade de Oprah Winfrey, um dos nomes mais famosos e admirados da televisão americana.


O OWN, Oprah Winfrey Network, custou 100 milhões de dólares e três anos de planejamento.“Nunca senti tanto medo na vida”, disse ela sobre a nova empreitada. O que é muito difícil de se acreditar. Tudo indica que ter sua própria emissora é uma mera conseqüência de seu sucesso, de sua determinação e de sua ambição sem limite.


Foi com uma determinação férrea, muita energia e enorme capacidade de comunicação, que ela conseguiu comandar o programa de entrevistas diurno de maior audiência da história dos Estados Unidos. O The Oprah Winfrey Show” com uma média de 6,7 milhões de espectadores por dia, durante 25 anos.


Uma de suas grandes entrevistas foi com Michael Jackson


Em um quarto de século, o programa dirigido principalmente às mulheres, recebeu as maiores celebridades do mundo. Com desenvoltura, Oprah conseguiu que falassem de suas vidas amorosas, de seus passados dolorosos, de suas transgressões e de seus pecados.


Recentemente ela entrou numa campo que sempre tinha evitado: a política. Na última eleição, apoiou abertamente a candidatura de Barak Obama, dando inclusive dinheiro para a campanha dele.


Oprah deu dinheiro para a campanha de Barak Obama


Após tantos anos sob a luz dos holofotes, e mesmo tendo feito muitas confissões de seu passado – ter sido estuprada, e sua luta contra o excesso de peso, por exemplo – ainda tem gente se perguntando o que existe por trás do mito Oprah Winfrey.


Quem tentou responder à pergunta desta vez, foi Kitty Kelley, autora de vários best-sellers e que acaba de lançar uma biografia não-autorizada da apresentado


Segundo ela, Oprah nasceu muito pobre, na zona rural do Mississipi, filha de mãe solteira. Foi abandonada pela mãe, e viveu com um pai adotivo.


Criança pobre, filha de mãe solteira


A jornalista conta que aos 14 anos Oprah se engravidou, mas perdeu o filho logo depois que nasceu. E mais: que sofreu abuso sexual de um tio e que ele seria o pai da criança. A irmã dela, que era viciada em drogas e morreu de overdose, escreveu um livro revelando que Oprah fazia prostituição dentro de casa quando era adolescente. Uma história que Oprah desmentiu.


Ela tinha tudo para ser um zero na vida, mas floresceu como uma flor no deserto. Desde pequena dizia com convicção: “eu sou boa, eu serei rica e famosa.” Com uma determinação que pouca gente no mundo tem, ela afastou todas as pedras de seu caminho.


Kitty Kelly lembra que Oprah fez universidade e, com 22 anos foi escolhida para apresentar um noticiário de televisão, em Baltimore. A redação caiu pra trás: uma negra de cabelo pixaim!




Ela não se saiu bem, mas logo depois foi transferida para apresentar um talk show. Era descontraída, informal, audaciosa, tinha uma voz bonita e um jeito que parecia ser a amiga que todos pediram a Deus. Deu certíssimo e ela levantou vôo. Foi o começo de tudo.


A biografia de Kitty Kelley – aborda também uma pergunta que vem sendo feita há anos: Oprah é lesbica? O que mais dá margem a boatos é a amizade dela com Gayle King, uma de suas principais assessoras.


Oprah nega que seja lésbica e diz que as duas são grandes amigas há décadas, desde o primeiro emprego dela em Baltimore. Quem já conviveu com as duas diz que são amantes. Outros dizem exatamente o contrário.


Oprah nega que a assessora gayle seja sua amante


Segundo ainda a biografia, a união dela com o empresário Stedman Graham é vista por muita gente como uma grande mentira. Mas Oprah sempre afirmou que ela e Graham vivem maritalmente há décadas, embora não sejam casados no papel.


Ela disse que nunca tiveram filhos, porque investiu todo o seu tempo em sua carreira fazendo televisão, uma revista, um site na internet e, comandando pra isso, uma equipe de 500 pessoas.


Oprah e o empresário Stedman Graham


Além disso tudo, queria muito fazer cinema, tinha paixão para ser atriz. O sonho se realizou quando fez um teste e ganhou um papel no filme “A Cor Púrpura”,dirigido por Steven Spielberg . Ela se saiu tão bem que Spielberg aumentou as falas dela.


Com 56 anos, dona de uma fortuna de 3 bilhões de dólares – incluindo uma casa em Montecito, na Califórnia, no valor de 50 milhões de dólares – Oprah é uma das celebridades mais generosas do mundo.


Spielberg aumentou a fala de Oprah em seu filme


Na África do Sul, por exemplo, criou uma escola para 300 meninas pobres. Queria que elas tivessem do bom e do melhor. A escola custou 40 milhões de dólares.


Já doou também milhões de dólares para instituições de caridade e presenteou amigos com um BMW e anéis de brilhantes. Embora suas conquistas e seu trabalho de caridade sejam louvados, os críticos insistem em questionar suas intenções. Para eles, ela não dá ponto sem nó e age sempre visando obter ganhos financeiros ou visibilidade.


Hoje, a apresentadora negra mais famosa do mundo entra em uma nova etapa de sua vida. Com o OWN ela quer colocar no ar uma programação diferenciada. Haverá especialistas em relacionamentos, sexo e finanças pessoais.


Com o amigo de longa data Nelson Mandela


E também um programa chamado Oprah Master Class, no qual oito pessoas famosas incluindo o rapper Jay-Z, a escritora Maya Angelou, o ator Sidney Poitier vão falar de suas vidas, fracassos e vitórias. E claro, vai ter Oprah Winfrey com as as entrevistas que a fizeram famosa no mundo todo.


A OWN tem sua sede em Los Angeles e, pelo que a apresentadora conseguiu até hoje, tudo leva a crer que será mais um de seus sucessos.


Ken Auletta, crítico da revista The New Yorker, escreveu: “ela vai deixar um navio e embarcar em um foguete.”

*Matéria assinada pela jornalista Ana Maria Cavalcanti do site 50 e Mais
http://www.50emais.com.br/

Um comentário: