segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atriz do filme Titanic morre aos 100 anos

A atriz Gloria Stuart, que morreu no último domingo (26), aos 100 anos, era mais conhecida por interpretar Rose Dalson mais velha no filme "Titanic", de 1997, mas teve uma carreira muito consistente no cinema. A atriz tinha sido diagnosticada com câncer no pulmão há cerca de cinco anos.


Ela ficou famosa nos anos 1930 e teve papéis importantes, mas foi somente com o papel no filme de James Cameron, no qual interpretou uma sobrevivente da tragédia marítima, que Gloria foi indicada ao Oscar.


Nascida em 4 de julho de 1910, Gloria recebeu um prêmio da Academia em julho deste ano em comemoração ao seu centenário.

Como uma loira glamurosa nos anos 1930, Gloria atuou ao lado de Claude Rains em "O Homem Invisível", de James Whale, e com Warner Baxter em "O Prisioneiro da Ilha dos Tubarões", de John Ford.


Ela também participou dos filmes "Roman Scandals", "Gold Diggers of 1935", "Here Comes the Navy", "Rica e Pobre" e "Rebecca of Sunnybrook Farm".


Após participar de 42 filmes entre 1932 e 1939, Gloria não teve seu contrato renovado com a Fox e apareceu em apenas quatro filmes na década de 1940, se aposentando em 1946.


Em "Gloria Stuart: I Just Kept Hoping", sua autobiografia, lançada em 1999 com a ajuda da filha Sylvia Thompson, Gloria diz que apó ler o roteiro de "Titanic", sabia que o papel era "tudo o que ela havia esperado durante todos os anos que passou afastada do cinema".


Aos 87, ela se tornou a atriz mais velha a ser indicada ao Oscar e, em 2000, ela ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

2 comentários:

  1. Admiro muito esta atriz, Rose Dewith Bukater logo após Rose Dalson, conquistou os corações de todos os cinéfilos!
    Gloria Stuart estará sempre em nossas mentes.

    ResponderExcluir