sábado, 16 de novembro de 2013

Por que o cenário do 'Jornal Hoje' nunca muda?

*Texto original do blog Hipersessão

Divulgação
A Globo já foi muito mais cuidadosa com o antes 'muito agradável', agora apenas 'bom', 'Jornal Hoje' exibido diariamente, de segunda a sábado, das 13h20 às 13h50. Para o meu gosto, desde quando o 'JH' como diria a Sandra Annenberg mudou sua sede do Rio de Janeiro para São Paulo, o noticiário nunca mais foi mesmo.


Não é falta de qualidade da linha editorial, mas o telejornal global da tarde, tornou-se chato, arrastado.
Começa por aquela redação antiga no fundo, aliás deveriam deixar apenas um jornal transmitido através deste newsroom, que eles copiam dos americanos, para quê aquilo?!...dá sinal de desleixo.Alguém dali entra para noticiar algo, ou entregar uma 'última notícia' aos âncoras no ar?!



Sem contar o cenário, que há muitos anos não muda, acredito que desde de 2005, me corrijam se eu estiver errado.
A bancada é bonita, e só!....porque aqueles monitores dependurados com vários 'H's' já cansou, esgotou.



Em 2011, quando em 21 de Abril, o Jornal Hoje completaria 40 anos, fiquei na expectativa que mudasse, e nada!
Esse ano foi até anunciado nas redes sociais um desenho do novo projeto, com ambiente para receber convidados, e...nada!...só ficou no desenho.
Até o Jornal da Globo que utiliza o mesmo local, de 2005 para cá, já mudou de cara duas vezes.Sem contar as outras mudanças visuais no Bom Dia Brasil e Jornal Nacional que também aconteceram no período.


Projeto que por enquanto não saiu do papel

Reprodução/Internet
Qual seria a dificuldade para mudar o cenário do 'Hoje'???
É por isso que falo, que já houve zelo e mais atenção com o 'Jornal Hoje', que é a 2ª audiência dos quatro informativos diários da Globo.

Ainda assim, talvez a audiência melhorasse com uma repaginada total naquilo que se está se tornando um museu.


Carlos Nascimento e Carla Vilhena no início dos anos 2000 na bancada do JH
Reprodução

Os únicos quadros que gosto atualmente são: O 'Hoje em Casa.com',  e as crônicas dos correspondentes internacionais, todos muito bem-feitos, e parecidos com o formato antigo do jornal, que era de revista.



O 'JH' foca muito na cidade de São Paulo, e falta um pouco de leveza nas pautas como na década de 80 e 90, época do seu auge.

A Sandra Annenberg é simpática, competente, esforçada; o Evaristo Costa idem, mas acho ele fraco como apresentador, aquele "Muito Boa Tarde!" dele já deu o que tinha que dar.




A Sandra deve no ano que vem apresentar um novo projeto no sábado, das 6h às 8h como já faz com o 'Globo Cidadania' mas com outro nome, segundo informações do site NTV do Daniel Castro, já o Evaristo deveria ser melhor aproveitado, ele é jovem, e desde que o Carlos Nascimento saiu em 2004, ficou sentado naquela bancada monótoma.Gostaria de vê-lo no Globo Repórter fazendo matérias relevantes como a Glória Maria faz, ou até mesmo no 'Fantástico'.Ele merece algo melhor, do que aquela acomodação, de coisas do tipo "outras notícias no Globo Notícia e no Jornal Nacional" ou "Vamos direto para Brasília, da onde fala...", ou ainda "Sim, Sandra", "Não, Sandra", ou o famoso "É verdade, Sandra!".



Mudar é preciso!...E a Globo precisa mudar o 'Jornal Hoje', porque seu cenário e o conjunto dele, tem se apresentado como de ontem, de anteontem, de 'tresantesontem'...

Divulgação
Reprodução
O que você acha do cenário do Jornal Hoje que não muda faz muito tempo, e dos apresentadores, e da edição do noticiário???


Dê a sua opinião!!!

3 comentários:

  1. Estou lendo seu texto somente hoje, pelo fato de a Globo estar perto de apresentar suas novidades para 2014 e eu achar que o cenario do JH deve se enquadrar nessas mudanças.

    Concordo com todo o seu texto, e vamos esperar, afinal a Globo está repaginando toda a sua tarde.

    ResponderExcluir
  2. Particularmente, acho que o cenário atual do Hoje (estou digitando isso em 2015) não é tão perfeito assim. É muito, muito bom, só acho que deveria realmente sair da "newsroom", que, sinceramente, já deu o que tinha que dar... A melhor versão do cenário do jornal, pra mim, foi a que durou de 1994 a 1999, cheio de cores e, por isso, era muito mais vibrantes... Todos os outros cenários do jornal (antes de 1994 e depois) foram bons, com exceção de a partir de 2002.

    ResponderExcluir