quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Quem é o Ministro 'Joaquim Barbosa'?



Sempre tive curiosidade de saber mais sobre o Ministro Joaquim Barbosa, que tem se destacado pela firmeza no Julgamento do Mensalão.Não é de agora, que ele me chama a atenção pelo seu profissionalismo, por sua maneira de se impor; antes já o vi em outras reportagens no Jornal Nacional sobre outros assuntos do STF, e imagens diversas dele na Corte com o selo da TV Justiça.
Afinal, quem é este homem?!Alguém no mínimo admirável!

Veja trecho de matéria que encontrei no site 'Administradores':

O ministro Joaquim Barbosa, que tem sido tratado como herói, por ter relatado o processo e votado, na primeira etapa, pela condenação da maioria dos denunciados, também foi uma indicação de Lula. Ele assumiu o posto em 2003, apresentado pelo noticiário como "o ex-faxineiro indicado pelo ex-torneiro mecânico" e "o primeiro negro no STF".

Filho de mãe dona de casa e pai pedreiro, Joaquim Barbosa nasceu numa família de sete irmãos. Estudou em escola pública e trabalha desde os 10 anos de idade. Saiu de casa aos 16 para tentar a sorte em Brasília. Na capital, trabalhou como faxineiro no Tribunal Regional Eleitoral e, mais tarde, em gráficas de jornais. Conseguiu uma vaga no curso de direito da UnB e passou a trabalhar de madrugada para estudar durante o dia. Formado, prestou concurso para oficial da chancelaria do Itamaraty e foi aprovado. Mais tarde, tornou-se procurador e, finalmente, o primeiro ministro negro do STF. É fluente em inglês, francês, alemão e espanhol e toca piano e violino desde a adolescência.

Apesar da indicação de Lula, o ministro não aliviou o PT no julgamento do mensalão. Na primeira etapa, já condenou o deputado e ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, por corrupção passiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário