segunda-feira, 24 de setembro de 2012

'Da Cor do Pecado' no 'Vale a Pena Ver de Novo'


A partir do dia 24 de setembro, o Vale a Pena Ver de Novo traz de volta à Rede Globo a comédia romântica que conta a história de amor entre a feirante Preta (Taís Araújo) e o milionário Paco (Reynaldo Gianecchini). Com direção de núcleo de Denise Saraceni, Da Cor do Pecado marcou a estreia de João Emanuel Carneiro como autor de novelas, sob a supervisão de Silvio de Abreu.


Reynaldo Gianecchini e Taís Araújos estão de volta em A Cor do Pecado (Foto: Gianne Carvalho/TV Globo)
Reynaldo Gianecchini e Taís Araújo estão de volta em
Da Cor do Pecado (Foto: Gianne Carvalho/TV Globo)


A novela foi exibida originalmente em 2004 no horário das 19h e se transformou em um dos maiores sucessos internacionais da Rede Globo, vendida e dublada para 100 países. João Emanuel Carneiro conta como surgiu a ideia da novela:
- Comecei a história imaginando a vilã. Ela é o motor da trama. Uma mulher filha da burguesia decadente carioca que aposta todas as fichas num casamento com um milionário, que, por sua vez, não a ama e se apaixona por uma moça pobre, conta.
- Também achei que era oportuno trazer a história de um romance interracial num casal de protagonistas para a televisão brasileira. Era primeira vez que isso acontecia em uma novela urbana e contemporânea, explica.
A mocinha da novela é Preta, uma jovem que foi criada pela mãe, Dona Lita (Solange Couto), com muito amor e dificuldade, em São Luís do Maranhão. Ela e a mãe trabalham em uma feira do centro histórico da cidade. Apesar da vida modesta, Preta é uma mulher feliz. A única peça que falta em sua vida é uma verdadeira paixão.

No Rio de Janeiro, Paco vive a mesma situação amorosa, mas em uma realidade oposta. Único herdeiro de uma das maiores fortunas do país, ele se recusa a receber dinheiro do pai, Afonso Lambertini (Lima Duarte), por não concordar com os métodos antiéticos com que ele conduz os negócios. Por isso, não aceita nada dele. Nem carinho. Faz questão de viver de maneira totalmente independente, em um pacato bairro de classe média, e dedica seus dias à botânica.


Reynaldo Gianecchini é Paco e Giovanna Antonelli é Bárbara em A Cor do Pecado (Foto: Renato Rocha Miranda / TV Globo)
Reynaldo Gianecchini  e Giovanna Antonelli estão na novela Da Cor do Pecado, que volta em setembro (Foto: Renato Rocha Miranda / TV Globo)


O único elo entre Afonso e o filho é Bárbara (Giovanna Antonelli), noiva ambiciosa de Paco. Criada para ser uma princesa, Bárbara vê sua família falir e tem que buscar seus próprios meios para ter a vida que sonhou. Seu único objetivo na vida é ser rica. Mesmo namorando Bárbara há muitos anos, Paco nunca foi apaixonado por ela – nem por ninguém.


Os destinos de Paco e Preta se cruzam no Maranhão (Foto: Gianne Carvalho/TV Globo)
Os destinos de Paco e Preta se cruzam no Maranhão
(Foto: Gianne Carvalho/TV Globo)


O destino de Preta e Paco se cruzam no Maranhão, para onde o botânico viaja a trabalho. Ao chegar à cidade, ele fica enfeitiçado ao ver uma linda mulher na roda do tambor de crioula. E, para sua surpresa, descobre que a dona da barraca de ervas na feira é Preta, a mesma mulher de fascinante beleza e alegria que viu dançar há poucos minutos.
Encantado com a sabedoria popular da jovem, Paco pede que ela lhe ensine um pouco mais sobre as ervas. Inicialmente desconfiada das intenções do rapaz, Preta aos poucos cede aos seus encantos e eles se apaixonam perdidamente.
Disposto a acabar seu relacionamento com Bárbara, Paco retorna ao Rio de Janeiro, mas é surpreendido pela notícia de que ela está grávida. Sem conseguir contar a verdade, ele foge para o Maranhão para se casar com o seu único e verdadeiro amor. Surpresa, a vilã investiga a viagem de Paco ao nordeste e descobre o romance dele com Preta. Além de revelar a Preta que Paco é seu noivo e que a largou sozinha com um filho no Rio de Janeiro, Bárbara estraga a festa de noivado do casal. Inescrupulosa, ela fará tudo para atingir seu único objetivo: herdar a fortuna dos Lambertini.


Kaike (Tuca Andrada) e Bárbara (Giovanna Antonelli) (Foto: TV Globo / João Miguel Júnior)
Kaike (Tuca Andrada) e Bárbara (Giovanna Antonelli)
(Foto: TV Globo / João Miguel Júnior)


O que Bárbara não imagina é que Paco é filho de Afonso com a empregada Edilásia (Rosi Campos), obrigada pelo patrão a entregar a criança para que fosse criada por sua mulher. Nem Afonso sabe de um segredo que a serviçal nunca revelou a ninguém: ela deu à luz gêmeos e entregou apenas um dos bebês ao milionário.
A outra criança, Apolo (também interpretado por Reynaldo Gianecchini), foi criada por ela, longe da mansão dos Lambertini. Os irmãos gêmeos são muito diferentes. Enquanto Paco é introvertido e cheio de problemas existenciais, Apolo é cuca fresca e desinibido.
Paco cresceu sozinho numa mansão luxuosa, já Apolo teve quatro irmãos com os quais aprendeu a dividir o pouco que a família tinha. Os dois nunca se encontraram, mas o destino deles se cruzará no meio de duas tragédias.
Bonito, inteligente e sedutor, Apolo aceita a proposta do irmão Ulisses (Leonardo Brício) de viajar a bordo de um barco pelo litoral brasileiro. Eles aportam em uma cidade próxima ao Maranhão onde alugam o barco e fazem transporte de pessoas. Num destes serviços, Apolo sofre um acidente e desaparece no mar. Ao mesmo tempo, Paco sofre um acidente de helicóptero.
Como seu corpo não é encontrado pelas equipes de regaste, sua morte é declarada pelos noticiários da TV, deixando Preta e Afonso desolados. Mas Paco consegue sobreviver e, com o sumiço de Apolo, toma seu lugar e tenta começar uma nova vida, longe de todas as pessoas que fizeram parte do seu passado.
Mesmo propondo a discussão de temas importantes, como a falta de ética e a importância dos valores humanistas numa sociedade materialista, Da Cor do Pecado é recheada de humor, sobretudo no cotidiano da família Sardinha, comandada pela viúva Edilásia Sardinha (Rosi Campos), que cria sozinha, no Rio de Janeiro, seus cinco filhos: Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschiling) e Abelardo (Caio Blat).


Edilásia Sardinha (Rosi Campos), e seus cinco filhos: Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschiling) e Abelardo (Caio Blat) (Foto: Gianne Carvalho/TV Globo)
Edilásia Sardinha (Rosi Campos) e seus filhos Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschiling) e Abelardo (Caio Blat)
 (Foto: Renato Rocha Miranda)


- Para compor o figurino destes personagens, nos inspiramos nas histórias em quadrinhos, nos cartoons. Por isso, seus figurinos são compostos basicamente por tons primários, como amarelo, azul e vermelho, explica a figurinista Gogóia Sampaio.
- A textura dos cabelos, queimados de sol nas pontas ou com o aspecto de ressecados pelo mar, é outra característica marcante destes personagens, acrescenta o maquiador Fernando Torquato.
Os atores da família Sardinha treinaram por mais de dois meses artes marciais e aprenderam coreografias de lutas para interpretar seus personagens.
Durante um mês, Da Cor do Pecado teve cenas gravadas no Maranhão, em locações como as ruínas da cidade histórica de Alcântara e nos Lençóis Maranhenses. Na capital, São Luís, os atores Giovanna Antonelli, Reynaldo Gianecchini, Taís Araújo e Matheus Nachtergaele gravaram em locais como o centro histórico da cidade e na praia da Ponta d’Areia.
O elenco conta ainda com nomes como Cauã Reymond, Alinne Moraes, Maitê Proença, Ney Latorraca, Aracy Balabanian, Thiago Martins, entre outros.

Da Cor do Pecado tem estreia prevista para o dia 24 de setembro, na Rede Globo. O Vale a Pena Ver de Novo vai ao ar de segunda a sexta-feira, logo após o Video Show.

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário