domingo, 9 de setembro de 2012

'Corpo Humano:O que Acontece dentro da Gente?' *1º Episódio


A partir deste domingo (9), o Dr. Drauzio Varella inicia uma expedição ao corpo humano com a série ‘Corpo Humano: o que acontece dentro da gente?’. “Vamos conhecer o destemido exército que existe dentro de nós”, explica o médico.
A cada domingo serão apresentadas pesquisas inéditas, animações gráficas e imagens impressionantes do documentário “Inside the Human Body”, da BBC, para mostrar os embates que o organismo enfrenta.


Diariamente o corpo humano enfrenta trilhões de inimigos. Um simples espirro é uma forma de defesa contra os agentes que irritam a mucosa – partículas de poeira, ácaros e milhões de micróbios. A força de um espirro equivale a uma explosão de 160 km por hora e as gotinhas que saem junto podem chegar a dez metros de distância, transmitindo germes de uma pessoa para outra. A partir deste ponto, o germe invade o organismo e o corpo imediatamente reage acionando suas defesas.

Na estreia, Dr. Drauzio mostra como acontece a evolução de um resfriado. Os sintomas da gripe são reconhecidos facilmente: corpo dolorido, febre, garganta irritada e pouca disposição. Mas não dá para dimensionar a guerra que o corpo trava: um batalhão de anticorpos atuam contra o vírus. O nariz entupido, a secreção e o cansaço são reflexos da guerra que está acontecendo internamente. A febre, por exemplo, é uma defesa do próprio organismo a fim de tentar matar o vírus, que não suporta temperaturas acima de 38 graus.

Outro tema é a pele e o músculo. Em cada centímetro quadrado de pele existe em média cerca de dez milhões de bactérias. Em um funcionamento normal, a cada minuto trinta mil células morrem e são eliminadas levando junto milhares de bactérias. Em apenas um mês, toda a pele do corpo é trocada por uma mais nova. O corpo também é equipado com 640 músculos que garantem a movimentação. Mas essa agilidade nem sempre nos livra de um hematoma. “Por sorte, o corpo humano é mestre em consertar machucados”, afirma Dr. Drauzio.

Hoje, a partir das 20h45






Fonte/Divulgação:Rede Globo

4 comentários:

  1. e muito interessante aprendemos muitas coisa para a escola e varias outras coisa eu nao ligo muito m,ais e legal aprendemos isso tambem muito na escola e legal

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de poder saber como conseguir os episódios exibidos no fantástico... me será muito útil, não só para meu conhecimento como trabalhadora da saúde como também para meu conhecimento pessoal, gostaria de saber se tem a disposição, ou para comprar... por gentileza respondam...
    Grata

    ResponderExcluir
  3. Entre em contato com a Central de Atendimento ao Telespectador da Globo (CAT) no site da Globo.com:

    http://www.globo.com/fantastico

    ResponderExcluir