sábado, 7 de agosto de 2010

Os Bons Tempos da TV Cultura

A TV Cultura junto com a Rede Globo e a extinta Rede Manchete, já foi uma grande rede de televisão, destaque na produção de conteúdos diversificados, criativos, educativos e de grande prestígio com o público tupiniquim.
Triste saber que, já há muito tempo, essa emissora pública não recebe apoio e investimentos merecidos.Sua programação não tem horários e atrações fixos, e, é lotada de reprises.O jornalismo que era uma das pratas da casa, é irrelevante e sisudo.Liberdade editorial aliás é lenda.
Enfim, sobraram o Roda Viva, com convidados bocejantes,o Metropólis sem mais a participação efetiva de Cunha Jr. e o Viola Minha Viola, comandado pela Inezita Barroso, o único "imexível" da grade.
Para piorar, essa semana o novo conselheiro da Fundação Padre Anchieta, João Assayad anunciou cortes de programas, demissões e venda de patrimônio.
Aonde isso vai parar?Só espero que a TV Cultura não saia do ar
Sinto saudades até hoje do Turma da Cultura, do Heródoto Barbeiro junto com a Márcia Bongiovanni e as aparições bem-humoradas do Cunha Jr. no final do Jornal da Cultura, onde ele sempre provocava o Heródoto com alguma gracinha "não é professor?" e a Márcia não segurava o riso.Muita falta também do 60 Minutos, o noticiário do meio-dia, completo, e onde, sempre tinha o resultado das loterias.Excelência também a trilha e vinhenta inter-programas dos 'cubos'.O padrão visual e sonoro das duas edições do JC em 1995 se sobressaiam dos demais do gênero.Interessante também o Programa Econômico com a caricatura do Luís Nassif e aquela música bem excêntrica ao fundo.E a voz branda e firme da Valéria Grillo e seu cabelo natural no início com aqueles vastos caracóis apresentando o Repórter Eco ou na locução de vários documentários?!...um show a parte!
O linguístico estiloso e ao mesmo tempo popular Nossa Língua Portuguesa comandado pelo Professor Pasquale e seu bordão no final "É isso aí!"
Outros programas que marcaram época:X-Tudo, Castelo Rá Tim Bum, Mundo da Lua, Bem Brasil, Opinião Nacional com o incansável Heródoto Barbeiro e a sumida Mona Dorff; o Vitrine na sua primeira fase com Renata Ceribelli e depois com Maria Cristina Poli.Os infantis Rá Tim Bum e Ilha Rá Tim Bum e Cocoricó, o educativo Vestibulando e o MusiKaos com Gastão Moreira, os concertos nacionais e internacionais, o Cartão Verde com Flávio Prado, José Trajano, Juca Kfouri, Armando Nogueira.Sucesso também fizeram os conteúdos adquiridos por outras produtoras como os filmes da Mostra Internacional de Cinema da Cultura, o Cine Brasil, as séries e animações Anos Incríveis, Doug, O Mundo de Beakman, As Aventuras de Tin Tin...Para relembrar um pouco desse tempo áureo da TV Cultura confira:










Nenhum comentário:

Postar um comentário