terça-feira, 6 de julho de 2010

Lista de todas as ex-emissoras afiliadas da Rede Globo


Afiliadas perdidas
Ao longo de sua existência, a Rede Globo chegou a perder varias afiliadas pelo Brasil, como por exemplo: TV Ajuricaba, TV Leste, TV Aratu, TV Guajará, TV Difusora, TV Borborema e TV Iguaçu.

Sempre que alguma dessas emissoras deixa o sistema da Rede Globo,A matriz justifica a desafiliação com respostas como "Os padrões da emissora estavam aquém do padrão Globo de qualidade" e nada além disso.

Em oposição a essas desafiliações as emissoras alegam outros motivos. Observe os motivos alegados.

A TV Leste, em Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, acusou a Rede Globo de tentar forçar sua venda para o grupo InterTV.

Já a TV Guajará em Belém, era do político local, o deputado federal Lopo de Castro desde 1969. Em virtude as posições políticas oposicionistas ao governo federal desde a época de Juscelino Kubsctheck e a pressões do Regime Militar contra o político, aliados aos equipamentos ultrapassados e um incidente religioso envolvendo macumbeiros e a Igreja Católica. Alegando esses motivos a Globo não renovou seu contrato de afiliação e além disso houve várias divergências entre a cabeça de rede e a afiliada.Após esses ocorridos,a emissora opta por assinar com a TV Liberal por ter equipamentos mais modernos,e também por conta da situação política da TV Guajará que apoiava o então governador do estado e ex-ministro do governo Médici, Jarbas Passarinho, com quem o então presidente do Brasil, o general Ernesto Geisel tinha desentendimentos. Depois que a Guajará deixou ser afiliada da Globo, a emissora entrou em decadência até ser extinta.

No caso da TV Aratu, a Globo optou em afiliar-se a TV Bahia, de propriedade da Família Magalhães, já que o próprio Roberto Marinho era grande amigo de Antônio Carlos Magalhães, antes da emissora existir na Bahia e ter se expandido no estado com mais repetidoras na Bahia do que a TV Aratu. Porém, a decisão de não renovar com a TV Aratu (da Família Coelho), gerou um grande escândalo (Caso NEC), já que Magalhães era então ministro das Comunicações facilitou a escolha da TV Bahia.Esta história veio a tona com as primeiras denúncias de corrupção do Governo Collor em 1992. Desde que a TV Bahia se tornou afiliada da Globo, vários membros dessa família, principalmente Luís Eduardo Magalhães (falecido em 1998), Antônio Carlos Magalhães (falecido em 2007) e Antônio Carlos Magalhães Júnior, entre outros, são frequentemente acusados pelos políticos, imprensa, polícia e a justiça, de graves casos de corrupção, como o Caso da Pasta Rosa (em 1995), Escândalo da Quebra do Sigilo do Painel do Senado, Escândalo dos Grampos Telefônicos Contra Políticos na Bahia (em 2003), as frequentes acusações do uso político das emissoras de rádios e TVs da Família Magalhães contra políticos baianos da oposição.

No caso da TV Difusora, a Globo optou em afiliar-se a TV Mirante, de propriedade da Família Sarney, que a família já mantinha laços de amizade com Roberto Marinho, antes da emissora existir no Maranhão. Desde que a TV Mirante se tornou afiliada da Globo, vários membros dessa família, principalmente José Sarney, Roseana Sarney e Fernando Sarney, são frequentemente acusados de graves casos de corrupção,como o Caso Lunus (em 2002) e o mais recente a crise no Senado do Brasil que atingiu José Sarney (em 2009).

O caso da TV Borborema deve-se ao fato de a Globo optar pela recém criada TV Paraíba, do mesmo grupo da TV Cabo Branco para sincronizar o sinal da emissora.

A TV Iguaçu foi afiliada a Rede Globo de 1972 a 1976, mas por pressões do governo militar, em perseguições ao oposicionista Paulo Pimentel, a Globo acabou se afiliando a Rede Paraense de Comunicação.

A TV Ajuricaba esteve afiliada a Rede Globo de 1974 até 1986, quando foi desligada da rede por discordar com a posição da Globo em não apoiar o movimento das Diretas Já, aliado ao fato da concorrente TV Amazonas ter expandido suas repetidoras na grande maioria dos municípios amazonenses, facilitado pelo alinhamento que a direção da TV Amazonas sempre teve com os governos militares desde a sua fundação.

Além de perder a TV Norte Fluminense, da cidade de Campos dos Goytacazes- RJ, para a Rede Record, com isso, a Globo passou a ser transmitida pela InterTV Planície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário