segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Porque 'Patrícia Poeta' vai sair do Jornal Nacional?

Divulgação/TV Globo
(Foto: Globo/João Cotta; TV Globo/Estevam Avellar; TV Globo/Zé Paulo Cardeal)


O diretor geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, e o diretor de Jornalismo e Esporte, Ali Kamel, comunicaram aos funcionários mudanças na apresentação do ‘Jornal Nacional’ e do ‘Fantástico’, válidas a partir de novembro. As razões são as mesmas do comunicado à imprensa, agora divulgado. Schroder e Kamel dedicaram toda a sorte do mundo às três profissionais envolvidas. As mudanças são as seguintes:

Ao completar três anos, e como estava previsto ao assumir o posto, Patricia Poeta deixará a bancada do ‘Jornal Nacional’ em 3 de novembro, ao fim da cobertura eleitoral que vem desempenhando com brilhantismo. Nesse período, Patricia pôde demonstrar todo o seu talento e profissionalismo ao informar os brasileiros sobre os grandes acontecimentos do Brasil e do mundo, ressaltando-se, entre muitos, quatro grandes eventos: o conclave e a eleição do Papa Francisco, quando ancorou o ‘Jornal Nacional’ direto de Roma em março de 2013, as manifestações de junho de 2013, quando ficou ao vivo por mais de quatro horas no ar ancorando a cobertura, a Copa do Mundo no Brasil, quando acompanhou a Seleção Brasileira por mais de 40 dias, e, agora, as eleições, quando, ao lado de William Bonner, se destacou nas entrevistas com os principais candidatos à presidência da República, com uma condução firme e segura. Patricia deixa a bancada para se dedicar, nos próximos meses, a um novo projeto, no entretenimento, que começará a ser desenvolvido. Patricia comenta: “Estou para completar 15 anos no jornalismo da Globo. E, agora, terão sido três anos maravilhosos, inesquecíveis no ‘Jornal Nacional’. Quando aceitei com muita alegria o convite para ancorar o JN, propus esse prazo. Acreditava, então, que estar na bancada do mais importante telejornal brasileiro seria uma experiência única, enriquecedora, algo que me aprimoraria de uma maneira sem igual. Foi exatamente o que aconteceu. Agora, parto feliz para começar a desenvolver um novo projeto, no entretenimento, algo com que sempre sonhei e para o qual procurei estar preparada. Sempre vi a televisão como um espaço maior para propor e realizar ideias. É exatamente isso que estou fazendo agora”.

A nova titular do ‘Jornal Nacional’ será a jornalista Renata Vasconcellos, que divide desde o ano passado a apresentação do ‘Fantástico’ com Tadeu Schmidt. Renata começou na GloboNews e, durante 11 anos, foi âncora do ‘Bom Dia Brasil’, ao lado de Renato Machado, hoje em Londres, e de Chico Pinheiro. Profissional de excelência, reconhecida por todos os seus pares e pelo público pelo talento e competência, Renata participou com brilhantismo da cobertura de todos os grandes eventos brasileiros e mundiais dos últimos 15 anos. E, a partir de 3 de novembro, assumirá o posto mais importante do telejornalismo no Brasil, como apresentadora e editora-executiva do ‘Jornal Nacional’. “Estar ao lado de William Bonner no ‘Jornal Nacional’ é uma honra e uma alegria imensa. Sou jornalista por formação e vocação. Todos esses anos na GloboNews, no ‘Bom Dia Brasil’ e, agora, no ‘Fantástico’, me deram a certeza de que o telejornalismo é o que me atrai, é a minha paixão, é o que sei fazer. E poder exercê-lo no jornal mais importante da TV brasileira é algo que me traz ao mesmo tempo uma alegria imensa, pelo reconhecimento do meu trabalho, mas também muita responsabilidade. Conto com o apoio de todos para honrar esse compromisso que assumo agora”, comenta Renata.

A jornalista Poliana Abritta será a substituta de Renata no ‘Fantástico’. Há 17 anos na Globo, passou a maior parte da sua carreira na emissora de Brasília, participando de todas as coberturas políticas e econômicas que mudaram a face do país no período. Foi também âncora do programa ‘Globo Mar’, em duas temporadas, quando pôde mostrar versatilidade, competência e profissionalismo. Poliana é também conhecida dos telespectadores por apresentar o ‘Jornal Hoje’, aos sábados, e por substituir, nas férias, Christiane Pelajo, no ‘Jornal da Globo’. Em todas as posições que ocupou, Poliana mostrou sempre talento e comprometimento com a profissão. No ‘Fantástico’, não será diferente. “Apresentar o ‘Fantástico’, fazer reportagens e entrevistas para o programa é algo que deixaria qualquer jornalista honrado. O ‘Fantástico’ é a revista eletrônica que há anos seduz os brasileiros, líder absoluto de audiência pela qualidade do que leva ao ar todos os domingos. Fazer parte, agora, da história do programa é algo que me fascina. Vou estar ao lado do Tadeu, com quem fiz faculdade em Brasília, um amigo querido e antigo. Conheço toda a equipe do programa e isso, se não diminui a minha responsabilidade, ao menos, me dá mais confiança para enfrentá-la. Estou honrada e imensamente feliz”, afirma.

A Globo divulga hoje essas mudanças, com grande antecedência, para que as transições possam ser feitas com calma e eficiência. O anúncio será feito ao seu público nesta segunda-feira, dia 15, no ‘Jornal Nacional’.




5 comentários:

  1. bom para a poliana abrita que e linda e otima jornalista a acompanhei no globo mar e merece agora ser ancora do fantastico.

    ResponderExcluir
  2. hoje no corujao tem o divertido zohan o agente bom de corte com adam sandler.

    ResponderExcluir
  3. filmes de terca 15/09 no sbt as 23h o filme s.w.a.t. 2,as 23h30 a aventura o elo perdido na record e depois do jo o corujao exibe o drama olga.

    ResponderExcluir