domingo, 7 de setembro de 2014

'Globo Rural': Programa de Hoje, 07/09/2014


O Globo Rural deste domingo (7) traz uma reportagem sobre a variedade de mandioquinha conhecida como Amarela de Senador Amaral, que é responsável por mudanças econômicas em Santa Catarina. Desenvolvida pelo pesquisador Fausto dos Santos e introduzida há cerca de 18 anos na zona rural de Angelina, a variedade hoje é responsável por 30% da arrecadação total do município. As famílias, que antes viviam apenas da cultura de fumo, hoje produzem também a mandioquinha para complementar a renda.

Do total de 350 hectares de plantações na cidade, cada pequena propriedade é responsável por até quatro hectares na produção da Senador Amaral. A mudança do principal produto econômico de Angelina também trouxe transformações para os moradores: com uma renda maior, o êxodo rural diminuiu. Um dos motivos do sucesso da Senador Amaral é o tempo de produção. Enquanto as outras variedade levam até 18 meses para amadurecer, essa pode ser colhida em 12 meses. Para finalizar, a reportagem exibe uma receita de pudim de mandioquinha.

O programa também mostra as características e vantagens do cocho móvel, tipo de comedouro que pode facilitar a vida dos criadores de gado. Esse modelo permite evitar o desgaste do solo. Quando os cochos são fixos, a degradação do solo pelo pisoteamento animal é constante no local. A mobilidade pode, além de evitar essa deterioração, ajudar na adubação da região. Outro fator benéfico dos cochos móveis é o preço: no lugar de instalar um novo em cada área de pasto, os criadores podem carregar o comedouro de piquete em piquete.


A reportagem vai até Guaratinguetá, no interior de São Paulo, apresentar um modelo de cocho móvel produzido pela “Fazenda Esperança”. A instituição é responsável pela reabilitação de jovens viciados, e uma das atividades do processo é a fabricação de um modelo feito com plástico reciclado. Reutilizando escovas de dentes e hastes flexíveis, os comedouros são constituídos de “madeira plástico”, um material muito mais resistente que a madeira tradicional.

O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta-feira, após o Telecurso. 


Fonte/Divulgação: Rede Globo/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário