domingo, 11 de março de 2012

Por onde anda 'Patrícia França', a 'Doutora Sofia' de 'Chocolate com Pimenta'?



Patrícia França Monteiro de Oliveira Lins, conhecida como Patrícia França, nasceu no Recife (PE), em 28 de setembro de 1971.

Começou sua carreira no teatro ainda criança em peças da escola pública onde estudava, em Recife.

Tinha 18 anos quando deixou o Recife para tentar a sorte no Rio. Seu primeiro trabalho de repercussão nacional foi na minissérie "Tereza Batista", produzida pela Rede Globo. Antes de fazer "Tereza Batista", em 1992, ela só havia feito peças amadoras e comerciais de televisão.

Na Rede Globo , ela recebeu o prêmio de atriz revelação por "Renascer", e ainda participou de "Sonho Meu", "O Fim do Mundo", "Salsa e Merengue", "Suave Veneno", "A Padroeira" e "Chocolate com Pimenta".




No cinema, foi Eurídice,em "Orfeu do Carnaval"(1999), de Cacá Diegues fazendo par romântico com Toni Garrido. Patríca fez ainda "Tieta", também de Cacá Diegues. O público também conferiu a atriz nas telonas em "As Tranças de Maria"(2003), de Pedro Rovay.

Na Record, interpretou papéis principais, como em "Prova de Amor", onde viveu a Policial Diana Alba, uma personagem de temperamento forte, decidida a ser policial tendo como motivação a morte de seus pais.

Na mesma emissora havia interpretado Rosa, no 'remake' de "A Escrava Isaura", em 2004.

Em 2007, esteve no elenco da novela "Luz do Sol", também na Record.

Em 2009 Patrícia integrou o elenco de "Poder Paralelo", na Record, sua última novela na telinha.



Ela é mãe de um menino de 2 anos e uma menina de 11.



Fonte:Dramaturgia Brasileira

9 comentários:

  1. hoje é dia 09 de julho de 2012.tenho muita saudade da patricia frança, quando atuou em tereza batista cansada de guerra,lembram. excelente atriz. parabéns. um abraço, lucia. juiz de fora. mg.

    ResponderExcluir
  2. passa o tempo e as primeiras aparições na tv continuam a estar fixadas no meu subconsciente, sempre semblante de menina meiga e carinhosa www.nnaagyr.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre vejo na net alguns capitulos da novela Renascer... E me emociono muito quando vejo a cena do encontro do Coronelzinho e Maria Santa...
    Patricia... Quero que você saiba, que você influenciou toda uma geração... Volta logo pra telinha, temos saudades de você.
    Ah! Rede Globo, contrata a Patricia França, e poe ela numa novela do João Emanuel Carneiro como vilã... Você vão ver o que é uma atriz.

    Grande Abraço..

    Julio Galvão

    ResponderExcluir
  4. Linda, Patrícia, linda, pequenina e gostosa, a cena da praia em Tereza Batista é inesquecível! Que peitinhos, que mulher linda!

    ResponderExcluir
  5. to com sdds d ver patricia franca na tv ela e uma grande atriz sou super sua fa

    ResponderExcluir
  6. PATRICIA FRANÇA VOLTA P GLOBO VC É ÓTIMA ATRIZ

    ResponderExcluir
  7. o melhor que ela faz ir pra qlobo a rede qlobo valoriza muito os artistas?

    ResponderExcluir