domingo, 1 de agosto de 2010

Por onde anda o grupo Metrô, que cantava a música da abertura da primeira versão de Ti Ti Ti?


A música-tema de “Ti-ti-ti”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho, voltou com tudo na voz da própria cantora, na atual versão da novela. Mas ficou conhecida mesmo em 1985 na interpretação da banda Metrô, que cantava o sucesso na novela original. Na época, era a bateria eletrônica e um leve sotaque francês que serviam de pano de fundo para as impagáveis brigas entre Jacques Leclair e Victor Valentim

O charme do grupo vem de seus integrantes (Virginie Boutaud, Yann Laouenan, Alec Haiat, Dany Roland e Zavie Leblanc) de ascendência francesa que estudaram juntos no Liceu Pasteur, em São Paulo, e daí formaram a banda. Primeiro com o nome de Gota Suspensa, que fez algum sucesso no circuito alternativo, misturando rock e MPB. Depois, batizada de Metrô, a banda ganhou toques oitentistas com sintetizadores e bateria eletrônica.

A voz doce e afrancesada da bela vocalista, Virginie – chamada de "a coisa mais linda da televisão" por Chacrinha -, ajudou a consolidar o sucesso da banda.


O Metrô estourou com “Beat acelerado”, “Tudo pode mudar” e “Ti-ti-ti”. Com a música “Johnny Love”, Virginie e companhia fizeram uma participação no filme “Rock Estrela”, cantando ao lado de Leo Jaime

Mas para um grupo que começou a tocar por diversão depois das aulas do colégio, o sucesso teve um peso. Shows sete dias na semana, viagens e pressão comercial acabaram desgastando a relação entre os integrantes. Criticados por alguns por não falarem de “assuntos sérios” como abertura política e afins, eles resolveram mudar o discurso, indo pelo mesmo caminho de Cazuza e Legião Urbana. Mas Virginie não concordou e acabou “demitida”.

O Metrô seguiu com novo vocalista, Pedro D’Orey, mas não fez sucesso depois da saída de sua musa. Virginie, por sua vez, lançou um disco solo e teve uma faixa na trilha da novela “Fera Radical”. Não passou disso.


"Não dá para viver de música no Brasil", diz tecladista

Com o tempo, cada um foi seguindo seu caminho. Virginie casou-se com um diplomata francês e morou em diversos países da África – hoje vive em Madagascar, onde ensina francês. Alec abriu uma empresa de importação de instrumentos musicais. Dany (lembra dele no comercial da USTOP? "Bonita camisa, Fernandinho..."), casado com a atriz Bia Lessa, trabalhou com cinema, teatro, produção musical e hoje também atua como DJ. Zavie tornou-se chef e proprietário do elogiado bistrô francês La Tartine, em São Paulo.


Yann continuou no ramo musical, tocando com Paulo Ricardo por seis anos. Mas, há dois meses, largou tudo para trabalhar em uma construtora e lamenta ser muito difícil viver de música no Brasil fora do ramo do axé e do sertanejo. “Fiz o tema do ‘BBB’, trilhas de novela e de filmes, como ‘O Invasor’, tenho sete discos gravados. Mas até há pouco não tinha conseguido trocar meu carro 1.0. Tenho 47 anos, não dá mais para ficar brincando de bandinha”, disse Yann, sem esconder a revolta com o meio musical no Brasil.

Segundo Yann, mesmo anos após o fim, os integrantes do Metrô continuam em contato. “Nós nos conhecemos no colégio, é uma amizade de muitos anos”. Em 2002, ele, Virginie e Dany chegaram a se reunir para lançar o álbum “Déjá vu”, com versões em estilo “bossa-nova eletrônica” de “Beat acelerado" e "Johnny Love".

O disco, independente, teve participação de Preta Gil, Otto, Wally Salomão e Jorge Mautner, e foi gravado no Rio em clima família, rodeado pelos filhos dos integrantes. O trabalho foi elogiado pela crítica, mas não serviu para reunir definitivamente os músicos, que continuaram seguindo os próprios caminhos. “Foi um disco que pagamos para fazer”, disse Yann.


Fonte:EGO

11 comentários:

  1. cara voces foram os melhores e estavam a muito a frente do seus tempo voces eram muito para aqela epoca mas mesmo assim sou muito feliz e realizado pelo trabalho de voces amo muito voces cresci ouvindo metro e nunca vou me esquecer vou eternizalos na minha mente e coraçao amo voces de coração e fico muito agradecido pelos anos bons que me proporcionaram parabens metro da vida nao se leva nada material mas meus sentimentos por voces vou levar sim em outras vidas

    ResponderExcluir
  2. Gente também adoro vcs, obrigado por fazerem parte da minha vida, tenho o LP Olhar que está na minha estante e "Só eu mexo" pois tenho um ciume danado.

    Adoro vcs

    Fernando/Morungaba

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Não tenho nem palavras pra dizer o que vocês, como tantos outros numa época mágica do rock tupiniquim, proporcionaram para todos nós que estavamos em plena juventude precisando de colunas de sustentação. Sou colecionador de tudo que é banda e cantores do rock nacional, e acho ki parei naquele tempo, pois música pra mim, só rock brazil 80.
    Marcos/Recife

    ResponderExcluir
  4. Ola, Metroviarios, puxa que saudades daqueles agitos e da energia contagiante da voz inesquecivel da Virginie.
    A pouco tempo assistindo ao programa do Raul Gil,
    em pleno AR ele perguntou por onde anda o grupo METRO que sumiu e convidou voces a procurarem
    para uma matar saudades das musicas inesquecíveis.

    Com relação aos comentarios de viver da musica no Brasil, tem razão tb sou percusionista e realmente todos que contratam acham que talento acha ali na esquina e não valorizam.

    Mas parabéns a todos e muita sorte.

    Francisco / Santos
    Orkut: Tyson, Chico

    ResponderExcluir
  5. Que saudade daquele tempo, o Metro embalava nossos sonhos, nunca mais ouvi uma voz femenina melhor que a da Virginie.
    rene

    ResponderExcluir
  6. Ailton pereira ( tonnet )
    olha eu to sem palavras pq eu passei minha adolescencia toda e cada musica do metro era tema de uma das namoradas ou paqueras q eu tinha. eu tenho uma coleção de 800 musicas dos anos 80 e o metro faz parte dessa coletania com muito prazer.
    Desejo boa sorte pra todos adoro vcs. Ailton (tonnet 0 de Alagoinhas-Ba

    ResponderExcluir
  7. como erra bom esse tempo . dançei muito com o som do metro ; agora somos obrigado a tulerar michel telo . essas merdas licho musical de hoje obr

    ResponderExcluir
  8. fico triste quando alguém diz :Música só dos anos oitenta,pois o brasil desde aquela época tinha tudo para crescer culturalmente.infeslismente não foi possível com essa invasão nas rádios de músicas indesejáveis e os artistas bons ficaram esquecidos.que saudades dos anos oitenta!!!

    ResponderExcluir
  9. é a pura verdade... concordo com todos os comentários acima. Que pena que os anos 80 não voltam mais. Quando me casei, o Metrô estava a pleno vapor era os idos de 1985, quando me casei... no último sábado agora dia 28 de julho de 2012, ouvi um dos sucessos da banda TUDO PODE MUDAR, sabe... voltei no tempo... tempos tão felizes... Que tudo de bom esteja com os integrantes da Banda... a Virginie tem uma voz única, e as canções tem um balanço indescritível... conforme comentado acima, a voz de Virginie é ímpar... Bons tempos os anos 80... mas tudo pode mudar, né?

    ResponderExcluir
  10. eu sou dessa epoca pois eu ia para certos bailes as vezes para dançar ou as vezes só para pegar as garotas dessa epoca

    ResponderExcluir
  11. só queria que o tempo voltasse, eta tempo bom aquela época,ouvindo o grupo metro tocar;eram os melhores...

    ResponderExcluir