sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Entrevista com Jayme Matarazzo, o 'Daniel' de Escrito nas Estrelas


Por ser filho de quem é e ter o sobrenome de peso que carrega, muitos podem pensar que Jayme Matarazzo, o Jayminho, teve portas abertas mais facilmente que o normal. Mas não foi assim que a banda tocou até o ator conquistar o papel de protagonista de “Escrito nas Estrelas”, a novela das 18 horas da Rede Globo.

Para Jayminho, ser filho do renomado diretor da emissora foi só coincidência do destino. Neto da famosa cantora Maysa e do empresário André Matarazzo, o jovem de 24 anos batalhou seu lugar ao sol de passinho em passinho. Até pouco tempo atrás, ele achava que seu destino era a direção, os bastidores de produções televisivas. Mas foi só experimentar um pitaco de atuação para ver que sua praia é mesmo na frente das câmeras.

“Eu deixo na mão do universo os caminhos que eu devo trilhar na minha vida e na minha profissão. E hoje eu me sinto feliz em estar nessa estrada! Enquanto a profissão me trouxer felicidade, estarei de coração aberto pra ela”, disse em entrevista ao Famosidades.

O papel de destaque em “Escrito nas Estrelas” ativou as anteninhas da crítica e jornalistas especializados. E se no início da trama, apesar de já bem preparado, Jayminho passava ares de “iniciante”, no atual momento da trama, o ator consegue emocionar o público sem muito esforço aparente. Objetivo alcançado.

“Além de assistir muitos vídeos sobre os temas abordados na novela, eu fui deixando aquele clima e a história me tocarem a alma. Daí para frente foi fácil. Fui cada vez mais deixando o coração falar e a falta de técnica foi vencida pela entrega da alma. Esse personagem pedia, literalmente, esse processo de entrega”, afirmou o jovem. Para quem não sabe, na trama de Elizabeth Jhin, o jovem médico Daniel sofreu um grave acidente e tem a missão de se desenvolver espiritualmente depois que passa para um outro plano.

E a sorte bateu mesmo na porta do jovem ator: logo em sua primeira novela, ele contracena com feras como Cássia Kiss e Humberto Martins, além da revelação Nathalia Dill, que surpreende cada dia mais. Jayminho, na humilde opinião da reportagem do Famosidades, está dominando bem as rédeas neste início, que é conturbado para qualquer um com sua repercussão. Mas ainda tem muito para plantar e colher.

“Não perco oportunidade nenhuma de aprender qualquer coisa com eles [veteranos da novela], pois sabem muito sobre a profissão e sobre a vida. Esse fator só me deu mais força para fazer um trabalho digno e da altura de tanto talento. Quando você se vê perto dessas feras, se sente na responsabilidade de se doar ao máximo e é isso que tenho tentado fazer”, contou.

Nas próximas páginas, o ator fala ainda sobre a irmãzinha Maysa, filha do pai com a cantora Tânia Mara, que deve nascer em breve, além do rótulo de galã que já lhe foi imposto. Confira!


FAMOSIDADES - Você fez uma participação em “Maysa”, mas “Escrito nas Estrelas” pode ser considerada sua grande estreia na televisão. Como foi que aconteceu o convite para a trama de Elizabeth Jhin?

JAYME MATARAZZO - Eu tinha acabado de filmar o longa “A Suprema Felicidade” e estava pensando muito sobre o rumo da minha vida, mas em silêncio e comigo mesmo. Um belo dia, andando pelo Projac, recebi o convite da produtora de elenco da novela para fazer um teste. Não contei para ninguém e fui fazer. Ali, minha vida e minha visão sobre a profissão ganharam novos rumos por ver que pessoas tão talentosas estavam acreditando no meu trabalho e em mim, apesar da pouca experiência! Isso me deu garra e vontade de me entregar ao máximo para a trama e para este personagem, que é tão bonito e que me ensina tanto.

Você passou por uma fase de preparação para encarnar Daniel. Como foi este processo de estudo e quais elementos foram abordados?

Comecei a ler muito sobre o tema e a visitar alguns centros espíritas para conversar com especialistas que me ensinaram muito. Além de assistir muitos vídeos sobre os temas abordados na novela, eu fui deixando aquele clima e aquela história me tocaram na alma. Daí para frente foi fácil. Fui cada vez mais deixando o coração falar e a falta de técnica foi vencida pela entrega da alma. Esse personagem pedia, literalmente, esse processo de entrega. Fui aprendendo cada vez mais com meus companheiros de elenco, que são formidáveis e me acolheram com muito carinho. Sou muito grato a todos da minha equipe por esse carinho e confiança!

Você segue algum tipo de religião? Se sim, qual?

Eu não sou espírita e tão pouco consigo me rotular como seguidor de qualquer religião. Acredito em Deus. Acredito que nossa história não termina na nossa morte e respeito muito cada religião. Mas busquei em todas elas um pouco de sabedoria para levar a minha vida e minhas crenças!

A preparação te fez abrir os olhos para algum segmento religioso que talvez te complete? Qual e por quê?

Eu vi no espiritismo uma maneira de enxergar a vida com mais leveza e com menos cobrança, sabendo da necessidade de viver cada dia como se fosse o último. E ainda que todo bem que fazemos para as pessoas se espalha no universo e nos é devolvido de várias formas. Mas não sou espírita, não. Cada religião me traz um aprendizado e acho que em todas a maior lição é tentar sempre fazer o bem para colher o melhor que a vida pode nos trazer.

Logo em seu primeiro trabalho na TV você teve a sorte de contracenar com gente gabaritada como Cássia Kiss e Humberto Martins. Como está sendo esta experiência no meio dos veteranos para você?

Eu aprendo demais com eles. São pessoas iluminadas, que trazem uma bondade enorme no coração e são feras da nossa televisão. Não perco oportunidade nenhuma de aprender qualquer coisa com eles, pois sabem muito sobre a profissão e sobre a vida. Esse fator só me deu mais força para fazer um trabalho digno e a altura de tanto talento. Quando você se vê perto dessas feras, se sente na responsabilidade de se doar ao máximo e é isso que tenho tentado fazer.

Você sempre viveu no meio televisivo, mas foi em “Maysa” que passou para o outro lado da câmera. Por mais que o público pense que não, o ritmo de gravação de uma minissérie para uma novela é diferente, não é? Você já se acostumou com este novo ritmo e o que mais diferencia um gênero do outro?

Novela é um produto muito diferente de cinema ou de uma série como "Maysa". A começar pelo ritmo de trabalho, que é muito maior e exige uma entrega de trabalho físico e mental muito grande! Uma série tem seu roteiro muitas vezes já fechado antes de começar as gravações. Então, você sabe os rumos da trama e para onde levar seu personagem. Uma novela tem o roteiro em aberto, que pode muito facilmente tomar rumos diferentes a qualquer momento. Portanto, ela exige uma atenção redobrada sobre a história e sobre em qual momento dar o rumo certo para o personagem. É completamente diferente. Mas as duas fórmulas me agradam muito. Me sinto, hoje, acostumado ao ritmo de gravações que realmente é muito mais intenso do que o público imagina.



Daniel sofreu um grave acidente logo no início da trama, mas continua presente no dia a dia de vários personagens. Nathalia Dill comentou que é complicado gravar com você como “fantasma”. Ela precisa sentir que você está presente, mas não interagir diretamente. Para você também está sendo difícil? Por que?

Acho que para todos existe uma dificuldade com relação às gravações que revelamos dois mundos completamente diferentes. São duas realidades sendo focadas ao mesmo tempo, portanto, existe a dificuldade dos vivos em ignorar a presença dos espíritos e nosso de tentar interagir com as pessoas sem sucesso. Mas isso rende risadas e piadinhas muito engraçadas no set de gravação. Sempre acontece algo curioso. A última foi com um figurante em uma cena no galpão da comunidade. Ele tentou interagir com os anjos mandando um tchauzinho. Motivo de risadas em geral. Além disso, temos que respeitar a equipe de efeitos para que os personagens possam surgir e desaparecer em cena.

E como são feitas as cenas em que você aparece no “céu” com Cássia e também as que aparece voando?

São gravadas em um galpão construído no Projac. As gravações só podem ser feitas à noite por conta da claridade e são filmadas quase nos formatos de cinema, com apenas uma câmera e com um capricho enorme da direção a cada take! Nós utilizamos efeitos de fumaça, gelo seco, paredes com pintura do céu e um pouco de efeito especial, portanto são gravações trabalhosas, mas intensamente prazerosas! Eu adoro gravar lá e me sinto mais à vontade do que em qualquer set ou ambiente. Aquele lugar, com a luz pronta, fumaça no chão e uma ambientação toda mística, nos remete facilmente ao céu! Mesmo eu não conhecendo os lados de lá, né! Mas é incrível. Já as cenas de voo são feitas em croma, e temos que nos pendurar em cabos de aço, o que é muito maneiro!

Apesar de cansativo, você se diverte no trabalho? Você sente que encontrou seu caminho, acertou sua profissão?

Eu sempre fiz o meu trabalho, seja na área que for, com muito carinho e felicidade! Acho que um ambiente de trabalho descontraído só nos traz vantagens e prazer no nosso dia a dia! Tento tratar todos com muito carinho para ser tratado da mesma forma e tenho me sentindo cada vez mais confortável na profissão e com muita vontade de estudar e fazer cada dia mais e mais. Eu deixo na mão do universo os caminhos que eu devo trilhar na minha vida e na minha profissão. E hoje eu me sinto feliz em estar nessa estrada! Enquanto a profissão me trouxer felicidade, estarei de coração aberto pra ela.

Você é um cara boa pinta, com nome e talento, o que, para muitos, já basta para rotulá-lo como novo galã da TV. Como você enxerga este novo título?

Não consigo me ver nessa categoria de galã, não... E sempre fui meio contra rótulos! Faço meu trabalho de coração, tento fazer o meu melhor e espero agradar ao público pelo meu talento, sempre. Mas receber o carinho de fã é muito gostoso. É sempre uma troca de energia sadia.

Esta é uma nova fase profissional e pessoal para você. Você já sente diferença no assédio por parte das fãs? Como lida com isso?

Só agora estou recebendo esse carinho de fãs! Até então, os trabalhos que eu havia feito eram de uma exposição menor e mais restrita. O que mais me agrada sentir é que o público, cada vez mais, me recebe com carinho e sem preconceitos. Espero corresponder a essa confiança com um trabalho bonito.

Sua namorada, Mila Barbosa, também precisa se acostumar com o fato de que seu namorado está em grande evidência no momento. Como ela está lidando com essas mudanças?

Ela sempre foi uma parceira incrível e lida maravilhosamente bem com assédio de fãs! Ela me vê feliz e se sente feliz também por isso. Torcemos um pelo outro.

E é quase impossível falar de você e não citar seu pai. Como ele está vendo essa sua estreia na TV?

Pergunta pra ele, ué! Brincadeira. Ele também tem me visto muito feliz e torce por isso como todos na minha família. Acho que a surpresa foi muito grata para todos nós e isso contagia a família toda.

A relação de vocês é tranqüila? Existe algum tipo de cobrança?

Nossa relação é muito tranqüila e sem nenhum tipo de cobrança profissional, não. Ele torce por mim, eu torço por ele e um aprende com o outro como deveria ser qualquer relação entre pai e filho: uma troca.

Jayme e Tânia estão esperando a chegada de Maysa. Como está sua expectativa para o nascimento de uma irmãzinha?

Vou recebê-la de braços abertos e com muita felicidade pela família estar crescendo. Que venha cheia de vida, saúde e brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário