domingo, 8 de março de 2015

Porque a 'Globo' desprezou a 'Xuxa' e deixou ela ir para a 'Record'?

A última vez que Xuxa apareceu na Globo no programa
'Como Será?' em dezembro/2014
Divulgação


Xuxa no dia que chegou a sede da  Record para assinar o contrato em março/2015Divulgação

*Texto do blog Hipersessão

A direção da Globo dispensou Xuxa, depois de 28 anos prestados à emissora. Durante a coletiva de imprensa nessa semana, já contratada da Record, a apresentadora deixou claro, que a Globo sempre soube da negociação dela com o canal rival.

É de admirar, de se estranhar e até espantar o pouco caso que a Globo teve com a Xuxa. Os manda-chuvas do plim-plim agora são outros, e rejeitaram toda a história de sucesso, de audiência, faturamento, e principalmente, do amor do público a "Rainha do Baixinhos". Sempre há aqueles que não gostam de alguém, mas Xuxa era, e sempre foi muito querida pelas pessoas, tem uma legião de fãs espalhados pelo país. Na gestão Carlos Henrique Schroder, a Rainha foi deposta. No lançamento da novela Sete Vidas  em entrevista ao repórter João Fernando, de O Estado de São Paulo, Schroder falou sobre a saída da apresentadora Xuxa Meneghel, após quase trinta anos de casa:

"Ela [Xuxa] não estava conosco desde o fim do ano passado."
"O conteúdo infantil que ela vinha apresentando nós abrimos mão nos últimos anos. Em todo o mundo, o cabo absorveu a programação infantil. Já está tudo tão 'nichado', até por faixas de idade."

O programa TV Xuxa, extinto, em janeiro passado, era infantil?! O grande público sabe que não. Foi incompatibilidade de gênios? Indisciplina? Ela dava prejuízo ao canal?! Afinal, qual foi a justificativa para não aceitarem mais a Xuxa?! Perguntas absurdas, sem respostas...mas o fato consumado, foi que Xuxa seguiu em frente, e aceitou a ir para a Record, assinando um compromisso por três anos, com programa, sem nome, formato e período indefinidos. 

Achei que a Xuxa reagiu muito bem, estava alegre e à vontade no dia que chegou a sede da Record, na Barra Funda. Qualquer comunicador no lugar dela se sentiria triste e desprestigiado por a Globo ter feito o que fez.

A Xuxa, mesmo não estando mais no seu auge, era sinônimo de Globo, era uma das maiores estrelas da casa, e foi desprezada, sabe-se lá porque.

Interessante que a Globo lota a programação dela de vários produtos, estica e puxa, coloca atrações por temporada, novelas aos tubos, três faixas de shows semanais, programas na madrugada, inventam até de colocar no ar, um jornal ao vivo, às 5 horas da manhã, mas não tinham lugar para trazer a Xuxa de volta, nem que fosse como a Angélica, por 45, 50 minutos semanais.

É mesmo difícil encontrar uma resposta para o vexame que fizeram com a Xuxa. É ingratidão demais!...No seu início na emissora lembro que foi tratada como um 'fenômeno' numa edição especial sobre ela no Globo Repórter. Quando deu a luz a primeira filha foi matéria por 10 minutos no Jornal Nacional. Mas era a época do pai Boni, que segundo dizem, era demais exigente, mas igualmente afetivo; e fazia uma televisão fortemente artística, hoje, com o novo 'paidrasto' que o plim-plim tem, a Globo é extremamente comercial, nada de ídolos do passado, desenhos animados e filmes.

A Globo continuará sua história de sucesso, qualidade e talento, mas foi um erro enorme ela ter demitido a Xuxa, é como se o SBT tirasse o Silvio Santos e o Chaves do ar. 

Embora não goste da Record, torço para que Xuxa possa fazer um trabalho à sua altura, e com público cativo.

Quem sabe um dia a Globo não se arrependa, ou o SBT a contrate?!...O tempo dirá...

Um comentário:

  1. Eu acho que a Xuxa ja tinha saido da Globo ,o propio canal fez de proposito nao dar um formato de programa a ela(excluo o fato dela ter se afastado pela lesao no pe) para ela sair do canal.Fato e que a mesma vai ter o seu espaco que lhe fatou nos ultimos anos na emissora carioca,tomara que seu programa seja nas noites de quarta.

    ResponderExcluir