domingo, 18 de maio de 2014
'Globo Rural': Reportagens de Hoje, 18/05/2014
O Globo Rural deste domingo (18) traz a história de um grupo de agricultores na Paraíba que trabalha com a preservação de sementes crioulas, também conhecidas como "sementes da paixão". O grupo é composto por diferentes plantas, como feijão, milho, fava, abóbora e até algumas espécies de hortaliças.
A reportagem apresenta o tipo de material com o qual os agricultores trabalham, mostra como é feito o armazenamento destas sementes e também como funciona o sistema de troca do material preservado.
O repórter César Dassie conta que as "sementes da paixão" têm a vantagem de serem rústicas e exigirem pouco investimento em adubo, além de extremamente capazes de sobreviver aos períodos de seca. No entanto, elas têm uma produtividade menor que as desenvolvidas em laboratório.
Elas são tão importantes, especialmente para os pequenos agricultores, que o governo do estado da Paraíba tem um programa de apoio a quem faz essa preservação. O governo adquire sementes dos cultivadores e auxilia na realização das feiras de troca, onde os cultivadores se reúnem para fazer intercâmbio das sementes.
Na França, Marcos Uchôa comanda uma reportagem com um produtor de uvas orgânicas que não cumpriu as restrições do Programa de Prevenção contra o Amarelo da Videira – doença disseminada na região daquele país. O agricultor francês se recusou a realizar pulverizações de agrotóxicos em seu terreno e provocou polêmica no país, sendo condenado a pagar multa por violação do Código Rural.
O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta-feira, após o Telecurso.
Fonte/Divulgação: Rede Globo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário