domingo, 27 de abril de 2014

Reportagens de Hoje do 'Globo Rural', 27/04/2014


O Globo Rural estreia novo cenário neste domingo (27). Trazendo uma releitura dos 34 anos de história do programa, um telão touchscreen de 65 polegadas integra o novo espaço dos apresentadores Nelson Araújo e Helen Martins. O painel será usado para exibição de informações sobre eventos agropecuários, cotações de produtos agrícolas, fotos e vídeos enviados pelo público e previsão do tempo. A chuva, que no programa é sinônimo de produtividade e colheita, foi trazida para dentro do estúdio por meio de um inédito projeto de computação gráfica.

Em reportagem de Nelson Araújo, o Globo Rural faz homenagem aos “professores pardais” do campo, e mostra algumas invenções criativas que estão facilitando o trabalho de pequenos agricultores rurais. O primeiro exemplo foi pensado por um criador de abelhas, que desenvolveu uma ferramenta para esticar o arame do quadro da colmeia, responsável pelo suporte das placas de cera.

Outro agricultor, morador de Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, usa uma haste de pintar parede e uma lata de leite em pó para montar um semeador de hortaliças. A reportagem traz ainda um comedouro para galinhas caipiras montado com galões de água.

Mormo
A reportagem de Ana Paula Campos fala sobre uma doença que está se disseminando pelo país, o mormo. A enfermidade leva algum tempo para se manifestar e atinge a família dos equídeos, como cavalos e mulas. Antes concentrada no nordeste do país, a doença já afeta 13 estados, entre eles, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.


Com o avanço do mormo, alguns criadores começaram a contestar a forma de combater a doença: com o abate dos animais infectados e o isolamento das criações por um ano. Em Jundiaí, interior de São Paulo, um criador conseguiu liminar judicial para manter uma égua infectada viva. A Secretaria de Agricultura derrubou a liminar, mas o processo ainda corre na justiça.

O Globo Rural vai ao ar aos domingos, logo após o programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e de segunda a sexta-feira, após o Telecurso.

Fonte/Divulgação:Rede Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário