domingo, 28 de abril de 2013

'Esquenta':Programa de Domingo, 28/04/2013


A partir deste domingo, dia 28, o Esquenta! vai ficar na grade de programação da Globo até o fim de 2013. O programa, que, nos dois anos anteriores, entrou no ar de dezembro a abril, em sistema de temporada, também vai mudar de horário e passará a ser exibido após o ‘Temperatura Máxima’.

A mistura de ritmos, temas, personagens e culturas está na essência da atração comandada por Regina Casé. A apresentadora, que, no decorrer de sua carreira, percorreu o país fazendo de pessoas comuns os seus principais personagens, levou a sua marca para o auditório, promovendo encontros tão genuínos quanto inusitados. Esse é o grande diferencial da atração, segundo o diretor de núcleo, Guel Arraes. “O Esquenta é a perfeita tradução da Regina. Neste programa, ela usa toda a sua experiência de apresentadora e entrevistadora adquirida em trabalhos anteriores e faz, ao mesmo tempo, uma volta às suas origens, que é o teatro. Mistura de auditório, com show, com teatro, o programa é uma festa, mas vai além disso, tratando de assuntos relevantes com emoção e clareza”, define Guel.

Educação, inclusão, integração e diversão. Gente e assuntos distintos juntos e misturados, a cada edição, tornam o Esquenta! um programa único na atualidade. “Como tudo o que essa equipe vem fazendo desde o Programa Legal, o Esquenta vem revelando um Brasil que andava meio invisível na TV”, completa o diretor de núcleo.

“Nós recebemos esse convite da Globo de prolongar o programa desde a primeira temporada. Na segunda, estendemos para quatro meses. Nesta, passaríamos para seis, mas o público gosta do programa e essa decisão se impôs”, comemora Regina Casé. A apresentadora adianta que a permanência nas tardes de domingo permitirá ao programa ampliar ainda mais a gama de assuntos em 2013: “Apesar de sempre ter sido muito diverso, acho que, agora, o programa, sem precisar abandonar a sua base, que é o samba, vai abraçar cada vez mais e mais gêneros musicais, festas e temas do ano todo no calendário. Ou seja: se isso é possível, o Esquenta! vai ter ainda mais diversidade.”

O papel do programa como promotor da integração do público com a cultura popular brasileira despertou o debate entre intelectuais, poetas, músicos e jornalistas. Personalidades como o cantor Caetano Veloso e o antropólogo Roberto Da Matta, que já estiveram no palco da atração, são fãs declarados. “Acho o programa importante, pois é uma coisa nova, muito brasileira. Abre um espaço na televisão para falarmos de coisas importantes dentro deste espírito carnavalesco, em uma situação agradável, onde todo mundo se diverte”, declarou Da Matta, estudioso das paixões nacionais, ao participar do Esquenta! em fevereiro deste ano.

Programa especial celebra a solidariedade e a amizade

Para marcar este momento especial, o programa do próximo domingo, dia 28, celebra a solidariedade e a amizade, em uma festa com as cores do Esquenta!. O figurino e a cenografia, sempre temáticos, desta vez são alusivos ao próprio programa, marcando a comemoração.

O convidado de honra é Zeca Pagodinho, que esteve presente na primeira exibição do programa e é considerado padrinho da atração. Ao lado dele, Regina Casé relembra o exemplo de mobilização comunitária no caso das chuvas que atingiram o distrito de Xerém, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Em ajuda às vítimas da tragédia, Zeca abriu a própria casa e promoveu um mutirão para apoiar a população. Mas, além dele, muita gente anônima se voluntariou, inclusive de outros Estados do Brasil, e o programa mostra algumas destas pessoas.

Zeca também apresenta canções do álbum “Vida que Segue”, em comemoração aos seus 30 anos de carreira, acompanhado de Monarco, realeza do samba, e dos instrumentistas Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.

Como um dos lemas do Esquenta! é o “Xô, preconceito”, o programa deste final de semana também vai tratar da diversidade no quadro Calourão, que terá apresentações de grupos de dança GLS.

Regina Casé ainda convidou o ator Luiz Fernando Guimarães, seu amigo de longa data, para entrar na roda nesta data festiva. A apresentadora e o ator relembram trabalhos que fizeram juntos, como os humorísticos ‘TV Pirata’ e ‘Programa Legal’.

Já MC Catra mostra que também cai no samba, e apresenta seu novo álbum dedicado ao ritmo. Ele também canta em hebraico ao lado do MC Sapinho, que faz sucesso em Israel. Já o Mc Federado e os Leleks colocam todo mundo para dançar o “Passinho do Volante”.

O ‘Esquenta!’ é apresentado por Regina Casé, com direção de núcleo de Guel Arraes. O programa é uma criação de Hermano Vianna e Regina Casé e tem direção geral de Monica Almeida, direção de Daniela Gleiser e redação final de Patricia Andrade, Paula Miller e Gustavo Nogueira. A atração vai ao ar aos domingos, após o ‘Temperatura Máxima’.

Fonte/Divulgação:Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário