quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Propaganda com Byafra


Famoso por criar temas de várias novelas entre os anos 80 e 90 - entre elas, Barriga de Aluguel e A Gata Comeu -, o cantor Byafra voltou aos holofotes nesta semana ao estrelar um comercial da Bradesco, na continuição da campanha publicitária popularizada pelo bordão "Vai que...".

Inusitado? Com certeza. Tanto que "Biafra" - até 1998, o cantor adotava o pseudônimo com 'i', como ficou mais conhecido - já escala as dez posições dos trending topics do Twitter e se junta aos sarcásticos pôneis malditos da Nissan que, até ontem, permaneciam inabaláveis na primeira posição do ranking.

No comercial, criado pela AlmapBBDO para o Grupo Bradesco Seguros e Previdência, o cantor aparece interpretando o sucesso “Sonho de Ícaro” (“Voar, voar, subir, subir”...), lançada nos anos 80, e irritando um ladrão de carros.

Fonte:Exame/Abril



Saiba Mais:


Desde que entrou no ar a campanha da Bradesco Seguros (assista ao vídeo abaixo) estrelada pelo cantor Byafra, as palavras Biafra, Bradesco Seguros e Vai que.. vêm se alternando entre os trending topics do Twitter.
O comercial feito para TV, mas também publicado na internet, mostra um ladrão furtando um carro. Quando entra no automóvel, surpresa. No banco de trás Byafra começa a cantar Sonho de Ícaro, aquela música que diz Voar, Voar/Subir, Subir. O ladrão sai com o carro, mas não consegue andar nem meio quarteirão. Para no meio da rua e desiste de levar o veículo. Em seguida uma voz diz: vai que seu carro não vem com o Byafra cantando...
O comercial foi veiculado na TV no sábado, durante o Jornal Nacional. Duas horas depois o nome do cantor já aparecia entre os dez mais comentados do Twitter. Passados três dias, o sucesso da campanha na rede social permanece. Nesta terça-feira (02/08) a palavra Biafra ainda está nos TTs.


O cantor aprovou o resultado da campanha, mas confessa que no início ficou um pouco em dúvida sobre aceitar ou não o convite. "Tinha medo de denegrir a minha imagem". Byafra não se importa com os fãs e internautas que o estão criticando, mas atribui as críticas ao fato de as pessoas não conhecerem o seu lado bem-humorado. "Por eu ser um cantor de músicas românticas, as pessoas imaginam que eu sou muito sério e estranham que eu faça um comercial de humor", diz.


Para gravar o comercial Byafra não teve dificuldade. "Bastou ser eu mesmo", disse. E elogiou toda equipe de produção e o ator que contracenou com ele no papel de ladrão. "Foi tudo muito engraçado". O cachê recebido, o cantor não revela. "Há uma cláusula no contrato que me impede de revelar o valor". Mas assume que fazer o filme foi financeiramente interessante.

Esta não é a primeira vez que Byafra vira sucesso nas redes sociais. No ano passado ele também ganhou repercussão quando foi atingido por um parapente durante a gravação de um documentário sobre o Chacrinha. "Acho que foi a repercussão do caso do parapente que fez a agência pensar no meu nome", acredita o cantor.

A equipe de criação da Almap BBDO não esperava toda essa repercussão nas redes sociais. “Não foi algo que fizemos pensando na viralização”, diz Luiz Sanches, diretor de criação da agência. O comercial faz parte da campanha Vai que... , da Bradesco Seguros, que usa o conceito do imprevisto para falar da necessidade de ter um seguro. Outro comercial da empresa está no ar com o goleiro Taffarel, campeão com a seleção brasileira em 1994, mas não teve o mesmo resultado. “O carisma do Byafra e a trilha sonora bastante conhecida foram essenciais para esse sucesso”, diz Sanchez.
Críticas à parte, a propaganda trouxe o nome do artista de volta à mídia, assim como aconteceu com Beto Barbosa na campanha para a Skol com a música Adocica.



Fonte:Época Negócios

3 comentários:

  1. Recado àqueles que tem cérebro e o usam:
    Essa cena deprimente do Byafra sendo ridicularizado como cantor é mais uma das marcas, das provas de que o mundo está virando de cabeça para baixo. Os valores estão sendo deturpados. O que é interessante está sendo analisado como tosco e vice-versa.

    ResponderExcluir
  2. Tudo por dinheiro... Achei deprimente, no entanto, depois do comentário dele de não se importar com o que os fãs acham...

    ResponderExcluir
  3. Deixando de lado o que o Biafra achou de fazer este tipo de propaganda. Respeito os motivos dele.
    Mas que me chamou mais atenção na propaganda foi o Biafra, não lembrava qual a companhia de seguro até a segunda fez que vi.
    Achei muita falta de criatividade denegrir a imagem de um cantor para fazer sobresair a importancia de fazer um seguro. Acho sinceramente que no final ajudou apenas o Biafra "Que bom" pois assim fez nos ter uma grata recordação. Curti muito Biafra!
    Qual era a companhia de seguro mesmo??? rsrsr
    Eu só lembro do Biafra cantando uma música que adoro!! Quem tem um péssimo gosto musical com certeza é o ladrão!!
    Regina

    ResponderExcluir