sábado, 6 de agosto de 2011

Morte de Salomão e Morte de Watchmen:Iguais


A morte de Salomão Hayala na nova versão de “O Astro”, apresentada na noite de quinta-feira, despertou a curiosidade dos fãs de “Watchmen”, a famosa HQ levado aos cinemas por Zack Snyder. A queda do personagem pela janela, de costas, com um botão de roupa no ar, em destaque, é muito semelhante à do personagem Comediante no filme, exibido em 2009.
Em questão de horas, diferentes vídeos foram postados na internet cotejando as duas cenas. No Twitter, teve início uma discussão sobre a semelhança. Para muitos fãs, tratou-se de um “plágio” descarado, uma “cópia” sem créditos.

Pessoalmente, entendi que foi uma “homenagem”, mas resolvi questionar o diretor da novela, Mauro Mendonça Filho. Enviei a ele o link de um vídeo que compara as duas cenas e perguntei se ele concordava com o leitor que apontava “cópia” de “O Astro”.



Mendonça Filho reconheceu o uso de “Watchmen” como uma “referência” na novela. “Não tenho o menor problema em dizer isso. Acho uma baita hipocrisia essa patrulha da originalidade”, escreveu.

Ainda no Twitter, o jornalista James Cimino, do UOL Televisão, observou que uma outra cena de “O Astro”, exibida na sexta-feira, em que os personagens recém-saídos da festa de Salomão Halaya se reúnem na delegacia, foi inspirada no filme “Gosford Park”, de Robert Altman, exibido em 2001. “Mais uma na mosca”, confirmou Mendonça Filho.

Abaixo, a íntegra da resposta do diretor de “O Astro” ao meu questionamento sobre a semelhança da cena da morte de Salomão Hayala com a do Comediante em “Watchmen”:

Existe uma enorme cadeia de referências, que vão se repetindo, às vezes invisíveis, às vezes não, em todo o audiovisual. É lógico, que sim. Não tenho o menor problema em dizer isso. Acho uma baita hipocrisia essa patrulha da originalidade. E na escrita, o mesmo. Você percebe o estilo de Moliére em Ariano Suassuna. Qual jornalista pop não bebeu em Hunter Thompson? O aclamado “Kill Bill” (de Quentin Tarantino), que é um baita filme. É todo igual ao origianl do Bruce Lee. Até o macacão amarelo é igual.

Veja aqui o vídeo que compara as duas cenas:



Fonte:Maurício Stycer/UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário