terça-feira, 10 de agosto de 2010

Alex Escobar ganha Camisa 10 da Seleção como pedido de desculpas da CBF por atitude de Dunga durante coletiva na Copa



Faltava um gesto simbólico para colocar a última pá de cal na Era Dunga e não deixar nenhuma dúvida que a relação entre a Confederação Brasileira de Futebol e a Globo voltou aos bons tempos. Não falta mais. O desagravo foi exposto nesta terça-feira em “O Globo”, no alto da coluna de Ancelmo Góis. Trata-se de uma foto enviada pela CBF, na qual o jogador Robinho aparece segurando o verso de uma camisa da seleção brasileira com o número 10 e o nome Escobar.

O presente ao jornalista Alex Escobar foi a forma encontrada pela CBF de pedir desculpas públicas a Globo pelas dificuldades que a emissora enfrentou durante a Copa de 2010, cujo momento mais dramático ocorreu ao final da partida contra a Costa do Marfim. Depois de vetar entrevistas com três jogadores que seriam feitas para o programa “Fantástico”, o então técnico Dunga ofendeu Escobar durante a entrevista coletiva pós-jogo, no Soccer City, em Johanesburgo.

Escobar falava ao telefone com Tadeu Schmidt sobre o veto de Dunga quando o técnico disse: “Algum problema?” Escobar respondeu: “Nem estou olhando para você, Dunga”. O técnico replicou em voz baixa, o suficiente para ser captado pelo microfone à sua frente: “Besta, burro, cagão!”. Como o UOL Esporte revelou na ocasião, Escobar dizia a Schmidt: “Insuportável, bicho, insuportável. O Rodrigo (Paiva) foi revoltado lá falar comigo, cara. O Dunga não deixou. Ninguém. Caraca, nem o Luís Fabiano. Infelizmente. Valeu, Tadeuzão”.

Cinco dias depois do incidente, na véspera da partida contra Portugal, em Durban, Dunga falou pela única vez sobre o incidente. “Gostaria de pedir desculpas ao torcedor brasileiro pela minha atitude, pela forma como me comportei”, disse o treinador, sem pedir desculpas a Escobar.

Também é simbólico o fato de Robinho segurar a camisa em homenagem a Escobar. O atacante foi o único dos 23 jogadores convocados por Dunga para a Copa a desobedecer o pedido do treinador de não conceder entrevistas exclusivas a nenhum veículo – mesmo em período de folga. Como o UOL Esporte revelou na ocasião, Robinho deu uma entrevista ao “Jornal Nacional” num dia de folga e provocou grande descontentamento no ambiente da seleção. Ao lado do atacante no momento em que deu entrevista, jogador Elano disse que não poderia falar.

Mauricio Stycer

Um comentário: